Caminho errado
Gente atenta aos gestos vindos de Floripa antes, durante e depois da posse do ex-vereador Robison Coelho (PL) como secretário-adjunto de Portos e Aeroportos tem dito que o caminho de entrada de Coelho no PL e no governo do estado não poderia ter sido pior. Errou ao entrar no partido pelas mãos de lideranças de fora de Itajaí e errou ao insistir nesse caminho pra abocanhar o cargo.
Candidato do Fabrício
O que tem pegado mal é que Robison parece ser o candidato do prefeito pop star da Dubai Brasileira, Fabrício Oliveira (New-PL), para a prefa de Itajaí. Itajaí é muito maior do que a Dubai e não precisa que ninguém de fora venha pra cá querer definir candidaturas. A turma do PL de Itajaí anda puta dos cornos com a “imposição”, mas tá fingindo engolir o Robison.
Sozinho
Enquanto força a barra no PL, agora com o conforto de um cargo pra sentar a buzanfa numa cadeira estofada, Coelho ainda não arregimentou nenhum partido ou liderança de Itajaí para sua candidatura. Será que vai ser candidato por BC? Fontes dizem que ele anda queimado com muitas siglas que esperavam dele um projeto construído a partir daqui, e não de fora da city.
Pressão
Muitos linguarudos (arreda, raça de infelizes!) também sopram que Robison só foi nomeado depois de muita pressão do pop star. O governador Jorginho Mello (PL) demonstrou resistência à indicação.
Alembrou
Há quem garanta que Jorginho teria, inclusive, lembrado que Robison apoiou o turco-careca Esperidião Amin (Progressistas) no primeiro turno e não teria o apoio do partido em Itajaí para o cargo. Jorginho acabou engolindo Coelho pra não comprar briga com Fabrício.
Não é de confiança
Quem tem sofrido pressão nessa história toda é o próprio pop star, já que muitos de seus apoiadores na Dubai Brasileira, do meio empresarial, têm apontado que Robison não é de confiança. A traição de Coelho na eleição do chiquetoso Itamirim, ao ter confirmado apoio ao presidente reeleito e depois aparecido com um bóton da chapa de oposição, não foi digerida por gente próxima a Fabrício.
Princípio de tudo
O grupo de empresários que bancou e apoiou o pop star durante seus dois mandatos tem lembrado a Fabrício que o princípio de tudo é a confiança entre o gestor e seus apoiadores e Robison, num simples gesto, demonstrou que não é digno da confiança do grupo.
Andam fulos da vida
Fabrício, segundo os linguarudos, tá sendo cobrado por esse amor todo ao Robison enquanto já existe uma traição pública dele ao grupo. Além disso, esse grupo de empresários também anda fulo com o pop star da Dubai e seus movimentos desde antes das últimas eleições. Hummmm...
Mudanças
Informações nos bastidores políticos da Assembleia Legislativa e do governo estadual dão conta de que já estaria definida mudança na Secretaria da Casa Civil do estado, apesar do período de só dois meses e meio da atual gestão.
Vai pra Casan
O atual secretário-adjunto da pasta, Natan Monteiro Osório, deve ir mesmo para a assessoria da presidência da concessionária de água & esgoto estadual, a Casan, cumprindo decisão do próprio governador Jorginho Mello (PL).
Jogo de cintura
Consta nos bastidores que estaria faltando certo jogo de cintura político na atuação e diálogo de Natan Monteiro nesta pasta, que é considerada o para-choque de entrada no setor administrativo-político do governo.
Deslumbramento
Outros mais observadores e bocudos já falam em certo “deslumbramento” com o poder, a exemplo do que estaria acontecendo também com outros “novatos” da nova gestão estadual da Santa & Bela Catarina. Para o cargo de adjunto, deve ser escolhido um nome da confiança de Jorginho Mello.
Assinatura
A vereadora suplente Nena Amorim (MDB) falou que os vereadores que não tinham assinado a CPI da Emasa era porque estavam com receio de perderem suas boquinhas, digo, os seus cargos na administração municipal.
Lembrou
O vereador Marcos Kurtz, o Marquinhos (Podemos), que está como presidente da casa, lembrou à colega que ela também não havia assinado o pedido de abertura da CPI da Segurança e nem por isso os colegas a colocaram na panela de pressão.
Cola
Nena correu para assinar a CPI da Segurança, no maior estilo “vai que cola”, mas o presidente em exercício Marquinhos acabou novamente desmascarando Nena, desta vez em plenário e na frente dos colegas, em sessão ao vivo pela net e pelas redes sociais da casa do povo, ao apresentar o horário que Nena tinha protocolado a assinatura, minutos antes. Ficou pior a emenda que o soneto.
Vai entender
Este escriba só não consegue entender como a Nena, que é das fileiras do MDB raiz e faz parte da base governista, assina uma CPI que intenta contra o próprio governo... seria fogo amigo, ou rebeldia política?
Sisqueceu?
Ao votar contra a orientação do seu partido e contra o governo, Nena vai dando sinais de que pretende ser autônoma, só sisqueceu que a sua vaga é de suplente e, se o titular voltar, a Nena também volta pra casa.
Assina que eu assino...
A CPI da Segurança conseguiu as setes assinaturas necessárias pra ser emplacada. A bela e bocuda vereadora emplumada Juliana Pavan (PSDB) assinou porque o seu colega, o dublê de vampiro italiano, lhe pediu e garantiu que iria assinar a CPI do Saneamento Básico. Nilson, que agora é da base, vai atirar duas vezes contra o governo do prefeito pop star Fabrício Oliveira?
Não gostou
O líder do governo FO no legislativo, Gelson Merísio, digo, Rodrigues (Cidadania), passou o vídeo em que o chefão da Emasa, o “imexível” Douglas Beber, em entrevista à rádio Menina, detona o homem-pássaro, ex-prefeito Edson Periquito (Republicanos), falando que agora é Dubai mas na época dele era Canhanduba.
Complexo
O Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, é um complexo turístico que reúne tecnologia, mirantes voltados para o mar e diversão, em meio à Mata Atlântica preservada. São muitos prêmios recebidos ao longo de seus 23 anos, que reconhecem os investimentos e ações do Unipraias voltados à sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente.
Selo Prata Turismo
Esta semana, uma iniciativa da Secretaria de Turismo da Dubai brasileira entregou ao parque mais uma certificação: o Selo Prata Turismo Qualificado BC, que reconhece os estabelecimentos que adotam práticas transformadoras do ambiente interno e externo, promovendo o turismo de qualidade.
Sustentabilidade
“Ficamos muito orgulhosos por atender todos os critérios estabelecidos pela Secretaria de Turismo. Nossos trabalhos com foco na sustentabilidade são diários, pois a natureza é uma das principais atrações no parque”, comemora Alfredo Kuhn, gerente geral do Unipraias.
Fundamental
“Esta iniciativa da prefeitura, através da Secretaria de Turismo, é fundamental, pois aproxima o poder público do trade turístico para pensar a sustentabilidade, bem como trazer evidências de várias práticas realizadas pelos setores”, comenta o diretor do Unipraias, Evódio João de Souza.
PRF
O deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL), tá preocupado com a mobilidade da região da Amfri, por isso pediu apoio do Fórum Parlamentar Catarinense, presidido pela deputada federal Caroline de Toni (PL), para lutar pela mudança de local do posto da Polícia Rodoviária Federal na BR 101, Km 143, entre Itapema e Balneário Camboriú.
Formalizou
Em um documento, onde formalizou a demanda, ele solicita à bancada catarinense que provoque essa discussão junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além da necessidade da sensibilização da PRF.
Medida simples
“Mudar o posto da PRF para outro local é uma medida simples para reduzir engarrafamentos nesse trecho, caótico da BR 101, que trará muitos benefícios. Ontem, o deputado federal Jorge Goetten (PL) já fez uma reunião com representantes do DNIT, que sinalizaram positivamente para nossa demanda”, contou o deputado.
Dos prefeitos
O deputado Carlos Humberto não pode comparecer neste encontro com os técnicos do departamento. No entanto, outras reuniões estão sendo agendadas e essas devem contar com a presença do proponente da mudança. “Esse também é um pedido dos prefeitos de Balneário Camboriú e Itapema”, complementou Carlos Humberto.
Sugestões
Para resolver o problema, uma das sugestões é instalar o posto junto ao pedágio da Autopista Litoral, na divisa entre Tijucas e Porto Belo, que inclusive facilitaria o trabalho da PRF de fiscalização dos veículos que ali passam. Também existe outra opção, porém mais demorada, que é executar o projeto que contemplaria o posto policial e a delegacia regional da PRF na BR 101, km 136, na Dubai brasileira.