MDB na labuta
Os chegados da executiva do MDB de Itajaí reuniram-se no início desta semana para alinhar os ponteiros do partido e encaminhar a convenção municipal, prevista para o mês de abril. Pra quem pensou que vinha novidades por aí, continuam as mesmas carinhas de sempre, pelo menos por enquanto. Até o véio Wilson Rebelo, o Rebelão, pousou pra foto oficial.
Rebelinho continua
Para a convenção no mês do chocolate, abril, que tá prometendo trazer muitas lideranças estaduais e nacionais do partido, a turma teria batido o martelo na manutenção do Wilson Rebelo Jr., o Rebelinho, no comando da sigla.
Não empolga
Para a liderança da bancada na piramidal pexêra, a ungida foi a vereadora Célia Filha do Elói (MDB). Nada que empolgue muito um novo militante ou novo filiado, a não ser aqueles que têm cargos no governo.
Gente de peso
Os emedebistas véios da foto garantem que gente de peso tá vindo pra sigla e que o partido vai surpreender muito na construção de uma candidatura pra 2024. Olha, se for depender da galera que tá sorridente na foto, o único peso que se vê é a fartança de cargos comissionados e arregos no governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB). A começar pelo Robson da Codetran, ops, do Porto.
Pai Atanásio
Esse pançudinho recorreu ao pai Atanásio, já que, pra falar de velharia, o homem não pensa duas vezes. Voltando do descanso em terras com águas bem mais azuis que as de Itajaí, só pra fazer inveja pro “sem fraturas” Dr. Deodato Casas (PL), o véio Atanásio mandou ninguém subestimar a força do MDB, principalmente nas eleições municipais em cidades do interior. A base é forte!
Meio caminho
Pai Atanásio jura que, se o partido for inteligente e filiar qualquer um dos iluminados empresários que ele soprou os nomes no final do ano passado, já terá pavimentado meio caminho para uma vitória na disputa do paço da Vila Operária. Bom currículo, bom candidato, história de vida de sucesso e filiação no 15 são ingredientes infalíveis para um candidato competitivo em cidades do porte de Itajaí.
Exemplos
Udo Döhler (MDB) na capital da dança, Joinville, e Antídio Lunelli (MDB), na capital nacional da malha, Jaraguá do Sul, são dois exemplos de como a máquina partidária do manda-brasa, unida com o PIB econômico e intelectual das duas cidades, vai longe.
Não subestimem
MDB com PIB econômico e intelectual fez o partido chegar ao comando dessas importantes citys da Santa & Bela Catarina. Pra quem acredita que o partido tá morto, pela mesma turma de sempre no comando, fica a dica pra não subestimar o candidato.
Ninguém empolgou
A coluna, ouvindo a raça de linguarudos de sempre, tentou emplacar alguns nomes do MDB para a disputa, mas ninguém se empolgou. O Evandro Neiva não é do MDB. O Érico Laurentino não teria pique pra enfrentar a urna novamente, e nem levaria ninguém pra rua. E o Fábio da Veiga tá todo atrapalhado com o Porto de Itajaí.
Na mira
Os tais “nomes de peso” que a sigla prospecta, segundo fontes exclusivas do socadinho escriba, seriam o do empresário Fábio Inthurn, o Fábio da Lotisa, como plano A ou, na sua recusa, há quem defenda a mudança do domicílio eleitoral do deputado federal Carlos Chiodini (MDB) de Jaraguá do Sul para Itajaí, lembrando que o homem tem negócios por aqui e conhece bem a cidade e suas demandas. Será?
Lei da física
Os bastidores fervem na Dubai brasileira, tudo porque o que se comenta é que, pra acomodar os novos chegados do MDB, o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) estaria ceifando, digo, exonerando, cargos que eram seus e do seu ex-vice-prefeito, o deputado estadual sorridente Carlos Humberto (PL).
Explicar
É a lei da física: dois corpos não ocupam o mesmo espaço e tempo. Entra um, tem que sair outro... O problema é explicar pra quem tava junto, agarradinho, e pertence ao Partido Liberal, de que estão levando o pé na bunda pra acomodar emedebistas que eram oposição ferrenha. Política dinâmica?
Águas Azuis
Mesmo amando as águas do mar de outras cidades e menosprezando as águas do mar de Itajaí, o sem fraturas do Dr. Deodato Casas (PL) não tem pensado duas vezes em continuar alugando seu imóve com dispensa de licitação.
Aluguel amigo
O ex-candidato a prefeito Dr. Deodato, que sonha em estar na disputa, aluga as piscinas de sua clínica na Ressacada para a prefa de Itajaí. Todo mês, faça chuva, sol ou temporal, pingam na conta do Deodato 36 mil reales pelo aluguel amigo. Haja cloro!
Condição
O pior de tudo é que a raça de fofoqueiros garante que o Dr. Deodato usa seus apoios políticos e filiações partidárias como moeda de troca para a continuidade do aluguel. A dispensa de licitação, na prática, não é motivada por fundamentação técnica nenhuma, mas sim pela posição política do dono das piscinas. Isso é o que a coluna chama de (...), bem, melhor deixar pra lá!
Frase
Na reunião do Instituto de Meio Ambiente da Santa & Bela Catarina, o coordenador regional do órgão em Itajaí, Nelson Oliveira, e o engenheiro Wagner Fonseca, com participação dos vereadores Lucas Esgotado, ops, Gotardo (Novo), a bocuda Juliana Pavan (PSDB), e André Meirinho (Progressistas), Nelson teria dito uma frase emblemática.
Acima da política
Após o engenheiro Wagner Fonseca, que é o responsável pela análise de projetos, ter dito um monte de situações referente à Emasa, Nelson disse “que pra ele os interesses de Balneário Camboriú estavam acima da política”. Hummmm...
Quentinha
Interessante que, após a conversa de pertinho com as excelências excelentíssimas no IMA, o deputado estadual mais sorridente do sul do mundo Carlos Humberto botou um short e levou o filho pra tomar um banho de mar pra demonstrar que tava tudo dez. Carlos ainda afirmou que a água tava quentinha...
Se sentiu em casa
A vice-governadora Marilisa Boehm (PL) foi uma das homenageadas na sessão solene do Dia das Mulheres na casa do povo da Dubai brasileira, na última segunda-feira, onde cada parlamentar poderia indicar até dois nomes para receber a homenagem. A vice-governadora foi indicada pelo vereador Victor Forte (PL) e se sentiu tão à vontade que chegou a quebrar o protocolo e falar duas vezes.
Juliana presidiu
Marilisa, quando todos já estavam querendo ir embora, se sentiu em casa para falar, ladeada pela também delegada chefona da Funtran, Magali Ignácio, na ocasião representado o alcaide Fabrício, e das vereadoras Nena Amorim (MDB) e Juliana Pavan, que presidiu a sessão por uma gentileza do presidente da casa David LaBarrica (Patriota).
Até o ex-tudo lá
A delegada aposentada e vice-governadora se empolgou tanto que chegou a chamar Juliana de Júlia, mas ninguém percebeu, pois estava tudo em família, digo, em casa, até o ex-tudo Leonel Pavan (PSDB) estava na plateia, no maior estilo candidato, cumprimentando de mão um a um dos presentes e sendo lembrado até por algumas homenageadas.
Cidadão
O governador Jorginho Mello (PL) deve participar de sessão solene na casa do povo da praia alagada, digo, alargada, onde receberá uma homenagem com a concessão do título de cidadão honorário de Balneário Camboriú, em proposição do vereador Victor Forte.
Parabéns, mulherada!
A coluna parabeniza as mulheres neste seu dia, 8 de março. Na verdade, todos os dias são das mulheres e não tem homenagem possível pra parabenizar pelo empenho, muitas vezes em jornadas duplas, no mercado de trabalho e em seus lares. E presto homenagem também às mulheres que estão na labuta da política. Precisamos de mais mulheres na vida pública.
Diego
A posse do vereador Diego Amancio (PSC), que assumiu a cadeira na licença do titular Marcelo Werner (PSC) pelos próximos 31 dias, demonstrou que a região do Limoeiro é a mais prestigiada pela capital do marreco assado e da pronta-entrega.
Mais pra Brusque...
O vereador Diego que, igualmente ao Marcelo, é do bairro Limoeiro, foi muito mais prestigiado por políticos e autoridades de Brusque do que por de Itajaí. O vice-prefeito de Brusque, Gilmar Doerner (Republicanos), acompanhado de secretários da terra da Fenarreco, estiveram presentes na posse.
Suplente
Diego contou na tribuna que escutou uma piadinha de mau gosto quando estava indo pra posse na câmara, de que ele não deveria se empolgar, porque seria apenas um suplente. Ninguém se elege sozinho e todos são importantes no processo. O vereador Fábio Negão (PL) disse para Diego aproveitar e bem, porque no passado ele era suplente e lhe foi negada a oportunidade de estar no legislativo.