Anna vai pra cima
A minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), protocolou requerimento na piramidal casa do povo com pedido de informações ao secretário de Turismo (quem?) e ao prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). O pedido é referente à Marejada do ano passado e a galega quer saber quem participou do pregão 006/219, além de querer cópia do processo administrativo n. 1640082/2019.
Nos mínimos detalhes...
O pedincho da vereadora Anna visa saber tudo e mais um pouco de como rolou o processo e quem participou do evento efetivamente, com detalhamento sobre tudo e todos, nos mínimos detalhes, como diria aquele personagem da TV.
Lupa em cima
Aparentemente, a bonitona, bocuda e brabona Anna, enxergou algo errado no evento do ano passado e, também, está em pé de guerra com o ex-secretário Evandro Neiva, que recém deixou o cargo e virou bagrão do Turismo estadual pelas mãos do governador Jorginho Mello (PL).
Vozes...
Pela riqueza de detalhes, o pedido de informações suscita que pode haver desdobramentos e as vozes (ah, essas vozes que me atormentam...), me dizem que o clima nos corredores da piramidal casa do povo, ferve, e que vem chumbo grosso pra cima do Neiva, e não apenas da Anna, mas de tudo quanto é lado... Ai, ai, ai qui dor!
Chapa ferveu
Teve arranca rabo e até dedo nos zoio entre o secretário de Obras Osmar Nunes, o Mazoca, e o novo subprefeito da região sul da Dubai brasileira, vereador licenciado, Elizeu Pereira (MDB).
Casamento acaba!
A briga teria rolado porque Mazoca disse que não iria exonerar o diretor da subprefeitura da região Sul. Isso foi o suficiente para o caldo entornar com falas de Eliseu como: “se não for para cumprir o acordo inteiro, o casamento já acaba por aqui”...
Lampadinha não foi
A briga não parou pelo gabinete, e a ausência do vereador da Cosip, digo, da base, Anderson dos Santos, o lampadinha da Cosip (Podemos), foi a mais sentida entre os governistas no evento do gabinete. Há quem diga que Anderson já anda mais para Juliana Pavan (PSDB) do que para o Fabrício.
Xotes dos velhinhos
Na casa da Família, onde rolava evento com a vice-governadora da Santa & Bela, ainda teve mais alguns desdobramentos da reunião anterior no gabinete do alcaide, mas tudo mais tranquilo, porque minha musa da melhor idade e minha musa pink, Christina Barrichello, sabe preparar um café e uma recepção como poucos, daí os ânimos foram apaziguados ao som de xotes e baile dos velhinhos.
Abrir o zoio
Dizem as más línguas que o prefeito Liba Top, ops, Fronza (União Brasil), precisa abrir o olho. Tem puxa-saco dizendo que está tudo bem, vendendo pro chefe só notícia boa, só para esconder os furos pelo meio do caminho. No fim o prefeito acha que tá tudo bem, mas depois a bomba explode.
Lentidão
A reclamação geral na cidade é a lentidão das obras de infraestrutura prometidas. Muitas ainda não tem sequer projeto, porque trava tudo na secretaria de Planejamento Urbano. O secretário Dagmar Cara Feia de Oliveira, que é mil sorrisos quando está com o prefeito, fora do gabinete dá pontapé em todo mundo, não atende ninguém e não resolve as demandas da cidade.
Não planeja
A última bomba é o fato de que os projetos de engenharia da prefa estão parados porque o secretário Dagmar mandou a empresa Prosul executar os projetos, no entanto sem empenhar as despesas. Ou seja, executou sem orçamento, sem fiscalização, sem nada, só no verbal.
Amadorismo
E no fim coube ao prefeito determinar a abertura de processo administrativo e mandar pagar os serviços, com publicação no Diário Oficial e tudo. Tudo por amadorismo do secretário de Planejamento que não planeja, e bota a culpa nos outros que acharam o furo. Enquanto isso os projetos não andam e o povo fica na espera. Abre o zóio, Liba.
Leonel se mexendo
O ex-prefeito das Piçarras, o tucano viajão Leonel Martins, deve se filiar no PSD e lançar o nome a pré-candidato a prefeito. O problema é que ele precisa primeiro se resolver com o Fábio do Posto, candidato na última eleição pelo PSD, e com o ex-vice-prefeito dele, o Flávio Tironi, também pessedista.
Caroço no angu
Leonel tá apostando algo, mas parece que sisqueceu que o PSD tá na base governista do prefeito Tiago “Bagual” Baltt (MDB), com os vereadores Ademar de Oliveira, o Galo (presidente da câmara) e Roberto Florindo.
Tucano também na base
Outro que tá andando pra cima e pra baixo com o prefeito Baltt é o vereador Maikon Rodrigues (PSDB). O vereador tem como base eleitoral o bairro Itacolomi, região que tem recebido muito investimento da prefa. Vira e mexe o Maikon aparece nas redes sociais do prefeito Baltt, acompanhando as obras públicas.
Vai acabar isolado
A ideia do Leonel, dizem as más línguas das Piçarras, é forçar o nome dele a prefeito num blocão contra o prefeito Tiago. Mas a forma como anda agindo nos bastidores pode acabar isolando o tucano, que já governou Piçarras por três vezes. Quem tá correndo é o PL, que deve, em breve, integrar a base de apoio do prefeito Tiago. Desse jeito, o Leonel vai acabar ficando sozinho remando pra ilha Feia.
Altíssimo o chamou
O vereador licenciado e desarticulador, digo, articulador institucional do governo do prefeito pop star, Omar toma-la, ops, Tomalih (Podemos), estaria espalhando que o todo poderoso, o Altíssimo, teria conversado com ele e lhe dito pra ser candidato a prefeito em 2024.
Forçando a barra
Com tantos problemas nesse mundão, demandas importantíssimas planeta afora, Deus, segundo Omar, teria tirado um tempo na sua agenda pra dizer pra ele que deveria cair na disputa ano que vem à principal cadeira do paço dos altos da Dinamarca, na Dubai brasileira, atualmente ocupada pelo prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL).
Esqueceu de combinar
Parece que Omar sonhou tal coisa. Afinal, se o todo poderoso fosse dizer algo iria com certeza falar com o seu representante na Maravilha do Atlântico, o pastor Michael Aboud que é quem manda no prefeito e no vereador. Né?
A coisa tá feia
Os vereadores da Dubai Brasileira Lucas Esgotado, Gotardo (Novo), André Meirinho (Progressistas) e a bocuda Juliana Pavan (PSDB) foram até o IMA, para saber mais sobre a situação da Estação de Tratamento de Esgoto, já que a CPI do Saneamento não sai por falta de duas assinaturas. Em resumo, o resultado da reunião foi que as excelências saíram de lá horrorizados.
Catastrófica
A situação apresentada pelo engenheiro Wagner Fonseca, servidor do IMA, foi declarada como catastrófica. E pasmem, as primeiras vistorias que constataram a situação e o primeiro relatório apresentado pelo órgão foi em 2020.
Avisaram
Na época, inclusive, informando as previsões do que poderia acontecer se não fossem feitos os reparos necessários como a falta de balneabilidade, mancha cinza no rio Camboriú e a fedentina. Tudo o que vem acontecendo nos últimos meses.
O coração parou
Wagner explicou ainda que a lagoa onde ocorre o tratamento de esgoto parou e o tratamento que está sendo feito é através de um produto, que é despejado no esgoto, porém é precário. Disse, ainda, que em 2019 a estação funcionava corretamente e, inclusive, com índices altíssimos de tratamento. Oh dor!
Até 2024 imprópria
O engenheiro destacou ainda a importância de resolver os problemas internos da Emasa para garantir a qualidade do saneamento e da balneabilidade da praia. Mas o que preocupou os vereadores foi a informação passada de que mesmo que a Emasa cumpra, a partir de agora, todas as recomendações do órgão, no ano de 2024 a balneabilidade da praia ainda poderá estar comprometida.
Dados da Emasa
Wagner disse ainda que a questão não é só o meio ambiente e sim de saúde pública. E que analisou também dados da própria Emasa, que são repassados ao IMA, e constatou que o tratamento que antes era de quase 100% já chegou a 16% e até mais baixo que isso.
Precário
De forma simples a explicação é que a Emasa coleta o esgoto, porque tem a cidade quase na totalidade com tubulação, mas joga o esgoto quase in natura, do jeito que chegou, devido ao tratamento precário, de volta ao rio Camboriú.