JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Poderoso chefão
Delegado regional de BC dá prioridade para moradores de fora da cidade. Ele ainda diz que tem as costas quentes
Só eu posso!
O vice-presidente da piramidal pexêra, o galego Rubens Angioletti (sem partido), anda num azedume danado desde que os holofotes da política pexêra se viraram pro seu ex-colega de câmara Robison Coelho (PL). Segundo os lazarentos, de cada 10 palavras que o galego fala, 11 são sobre o Robison. Na cabeça do galego, o ex-amigo almejar o mesmo que ele é uma afronta. Só ele pode querer a eleição.
Mesmo convite
O mimimi de Rubens tá ficando feio, já que todo mundo sabe nos bastidores políticos que o convite que o galego recebeu do PL é igualzinho ao que o Robison aceitou: sem garantia de nada, só de espaço para construir. Os dois, inclusive, foram convidados na mesma época, mas a diferença é que Rubens quis bancar o bonzão e impor condições para a filiação. Prato pronto pros outros pode!?
Sem motivos
Rubens esqueceu que no passado apoiou Robison como candidato a prefeito, empenhou sua palavra para o povão de que Coelho seria a melhor opção para cidade. Agora, sem motivo algum, o Robison não presta mais pra ser prefeito... O galego sisquece que a mesma ficha limpa que ele enche a boca pra falar que tem, Robison também dispõe. E olha que Coelho nunca recebeu verba de publicidade institucional em seu programa de rádio no passado.
Ofuscar
No desespero para tentar ofuscar a filiação de Robison no PL, o galego usou na cara dura o Sancho Pança Osmar Teixeira (SD), postando uma foto com legenda provocativa. Na aliança de última hora dos comunicadores, até a TVBE tá repercutindo negativamente a filiação de Robison. Enquanto Coelho agrega forças e começa um verdadeiro debate sobre o futuro da cidade, Rubens só esperneia.
Diferença
O galego teria até ensaiado um discurso de que o evento de Robison estava recheado de cargos ligados ao governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e isso seria errado. Mas a realidade é que Robison enfrentou uma eleição ferrenha contra Volnei, enquanto Rubens é vice-presidente da piramidal em acordo dele com vereadores governistas, indicando, inclusive, cargos na câmara. Aí pode!
Nem aí
O entorno do ex-tucano tem relatado que Robison não tá nem aí pro mimimi de Rubens. Enquanto voluntariamente as pessoas se aproximam para apoiar a pretensão do Robison, o galego não consegue construir um grupo político mínimo ao seu lado, demonstrando a fragilidade e o individualismo de sua pretensão, incomparável com a aceitação coletiva que Coelho tem tido.
Selecionar
Coelho tem dito, também, que os apoios espontâneos precisam e serão selecionados. Tem muita gente que segue o faro do poder e se aproxima tentando se aproveitar, mas Robison tem lembrado que os seus quatro anos como vereador demonstraram a coragem de bater de frente com quem fosse necessário. E não foram poucos os com quem Robison comprou briga, e foi até o fim sem titubear.
O cara!
O empresário e presidente municipal do MDB, Wilson Rebello Júnior, chegou chegando na feira Intermodal, na capital paulista, onde o Porto de Itajaí tem um estande, e deve ser um dos nomes fortes para que o porto volte a sorrir e ser o cinco estrelas, com os pátios cheios de contêineres e bombando na movimentação com os navios atracados.
Somando
Rebelinho chegou no estande com os poderosos da Antaq e foi saudado pelo superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, que tem trabalhado incansavelmente pra que o terminal portuário volte à pujança e força que sempre ostentou. Tomara que não seja tarde...
Porcaria
O delegado regional da Polícia Civil na Dubai brasileira, Giancarlo Rossini, publicou uma porcaria, ops, portaria, nesta semana, onde dá prioridade para atendimento de moradores da região em detrimento dos moradores de Balneário Camboriú.
Justificando
Na justificativa da portaria publicada pelo delegado, está: “§1º - Considerando a estrutura de Segurança Pública existente na Região, as ocorrências policiais oriundas das Delegacias de Polícia de Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, Canelinha e Camboriú serão atendidas de forma prioritária em relação às ocorrências apresentadas pelas forças de segurança atuantes em Balneário Camboriú, caso haja volume de ocorrências locais em fila de espera que acarrete demora demasiada no atendimento das apresentações efetuadas nas Comarcas do entorno”. Ai, qui dor!
Trabalhar
Pior do que dar prioridade para moradores de outras comarcas é que os próprios policiais desestimulam as vítimas de exercerem o seu direito de fazer o Boletim de Ocorrência, dizendo que pode demorar horas para finalizar o BO. Até parece que não querem trabalhar.
On-line
Apesar de ter a possibilidade de fazer o boletim on-line, é um dever do estado, digo, da polícia, atender as vítimas que vão pessoalmente até à delegacia. Os policiais recebem pra trabalhar, têm salários de milhares de reais pagos pelas vítimas que sequer são atendidas de forma digna. Aliás, isso é barda da polícia Civil catarinense que entra governador, sai governador e tá cada dia mais ineficiente. Que saudades da polícia Civil de antigamente.
Nem aí
Apesar das críticas da população, o delegado não está nem aí, pois diz para os mais chegados que têm padrinhos políticos fortes e que vai se manter no cargo com o aval do deputado estadual sorridente Carlos Humberto (PL) e do governador Jorginho Mello (PL), pois foi cabo eleitoral de ambos nas últimas eleições dentro da delegacia. Que discurso babaca.
Admitiu...
O prefeito pop star Fabrício Oliveira (New PL) atendeu as entidades indignadas com a situação do saneamento da Dubai brasileira. Depois de muito blablablá, o prefeito admitiu que a coisa anda fedida e nojenta e garantiu que vai resolver a situação. Antes bem tarde do que nunca né?
Mudanças
O que se sabe mesmo é que háverá mudanças nos quadros da Emasa, trocando a diretoria técnica da autarquia. Sérgio Juk deixou o cargo para o engenheiro florestal Alexandre Motta. O que corre nos corredores é que o próximo é o chefão da autarquia, o “imexível” Douglas.
Fogo na água
Já na sessão na casa do povo da Dubai Brasileira o clima foi tenso depois dos vereadores de oposição enfrentarem os da base (e vice-versa). Algumas situações precisam ser contadas. A CPI do Saneamento segue com apenas cinco assinaturas, mas agora tem uma rejeição. O vereador Gelson Merisio, digo, Rodrigues (Cidadania), disse que não vai assinar e ainda justificou.
Pior cego é o...
Gelson disse que a culpa do esgoto jogado no rio Camboriú é exclusiva da cidade-de Camboriú. O mais interessante é que o vereador emprega em seu gabinete a primeira-dama da cidade vizinha, a patroa do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB). Gelson poderia auxiliar a resolver, já que pelo jeito tem bom relacionamento com o prefeito pra dar emprego pra patroa dele...
Invasão
Já o prefeito rei do pop, Fabrício das Águas Turvas, sisqueceu de convidar todas as excelências excelentíssimas para a reunião com as entidades e convidou apenas os vereadores da base. O vereador Anderson dos Santos, o lampadinha da Cosip (Podemos), disse que a reunião “era aberta a todos”. O vereador Eduardo Zanatta (PT) devolveu na tampa afirmando, que “só se eles invadissem” poderiam participar.
Abre a boca, David!
Já a vereadora e minha musa entisicada Juliana Pavan (PSDB) disse na lata para o presidente da casa do povo, David La Barrica (Patriota), que para a próxima reunião no gabinete do prefeito ele “abrisse a boca” e convidasse todos os vereadores, sem exceção. Juliana pediu ainda que ele agendasse a ida do representante do IMA na casa do povo para esclarecer a situação da Emasa.
Índia brasileira?
Nos grupos de zapzap da Dubai brasileira, o povo tá querendo fazer manifestação na praia Central e usar grampos no nariz pra suportar o fedor da água. Ouvi comentários que, do jeito que tá o esgoto, a cidade vai perder o título de Dubai brasileira e vai ganhar o título de Índia brasileira. Isso porque estão comparando o rio Camboriú com o rio Ganges. Que dor...
Não vai acabar em pizza
Uma situação envolvendo assédio sexual na região não vai ficar impune, como costuma acontecer, principalmente quando envolve o poder público. Desta vez, pelo que parece, o assediador vai ter muito o que explicar...
Bob se movimenta
O ex-prefeito do outro lado da vala por dois mandatos, o Bob Carlos (PSD), está se movimentando e visando as eleições de 2024. Consta nos bastidores que Bob pode vir a ter um vice do PT e já teria acionado no circuito o ex-deputado federal e presidente estadual da sigla Décio Lima… Liso hein?
Todos contra o Liba
O intuito do Bob Carlos é formalizar uma aliança de todos contra o atual prefeito Liba Top, ops, Fronza (UB), que, desde que assumiu, diz pra quem quiser escutar que não era pra ser prefeito e que não quer ir à reeleição. Será que mudou de ideia? A letargia do seu governo mostra que Roberto Carlos tem campo fácil no seu intuito.