Aliança do Coelho
Não só as presenças no evento de filiação do ex-vereador Robison Coelho no PL, mas também o desprezo total a algumas lideranças que ficaram de escanteio durante a reunião, além de algumas ausências sentidas, fizeram os linguarudos de plantão conjecturarem sobre a aliança de Coelho para 2024. Pode ser cedo pra cravar um prognóstico, mas a raça tem razão no que fala.
Xô oposição
A minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), o Miacho da Farmácia Otto Quintino Jr. (Republicanos) e o beato Beto Cunha (PSDB) foram solenemente ignorados pelos participantes do evento. Os três andaram pelo salão do Tiradentes sem ninguém dar muita bola pra eles, visivelmente deslocados. Criado na oposição, Robison viu o evento bombar mesmo é com gente ainda ligada ao governo municipal.
Ausências
O desprezo ao trio que sempre esteve grudado com Robison demonstra que não é pelo caminho da oposição que o ex-vereador deve cacifar a sua candidatura a prefeito. Além da insignificância dada ao trio, as ausências dos ex-escudeiros, o futebolista Níkolas Reis (PSD) e o entisicado Fernando Pegorini (PSD) também motivaram a raça de faladores a apostar numa aliança de Robison com o governo Morastoni, ou pelo menos parte dele.
Vem governo
As presenças marcantes mesmo foram de governistas. O barbudinho júnior Thiago Morastoni (Podemos) foi representado pelo secretário de Segurança, o Marcelinho. O ex-vereador dos mil cargos Murilo Pereira, atual assessor especial do prefeito, também tava firme na plateia. O vereador 100% governo Fábio Negão (PL) e o Denísio Baixo, presidente do PL e indicado do governo na Jari, tavam todo prosas.
Vem governo 2
Também ligado ao governo, estava todo sorridente o Jean Gern, que este pançudinho escriba, ouvindo fontes animadas, chegou a dizer que era o presidente do PT, Gerd Klotz, só pela semelhança dos nomes (leia manifestação do presidente do PT na sequência da coluna). O Lu do Pedroni era só selfies e fotos, no maior love com o novo filiado da sigla. Enfim, o caminho começa a ser pavimentado. Hoje dizem que não, amanhã talvez, depois sim!
Tripé
Pra fechar o tripé da aliança almejada por Robison Coelho, o Progressistas de Itajaí. Mesmo com o partido tendo como presidente o Tristonho da Grade e vice a Bete Laurindo, que estava no evento, quem foi chamado ao palco para representar o partido foi o italiano Tarcísio Zanelatto, ex-secretário de Obras e homem forte do governo Jandir Bellini. O retorno dele ao Progressistas tá bem encaminhado!
Tem dito
Tarcísio tem dito pra quem quiser ouvir que deve voltar ao Progressistas, mas com a condição de liberdade para criar uma nominata forte de vereadores, além de levar o partido para a aliança que entender ser a vencedora. A presença dele no evento, e o fato de ter sido chamado ao palco, mesmo não tendo ido, já demonstra o caminho para formação da aliança.
Maestro
Outra icônica presença foi a do ex-primeiro ministro do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), o Jean Sestrem. Depois de sair de buenas do governo, o executivo tem se dedicado à vida privada, mas tá doido para se fazer presente na articulação de uma aliança que leve ao paço da Vila Operária um candidato pra Itajaí dos novos tempos. Jean pode ser o maestro da harmonia dessa turma toda.
Habilidade e conhecimento
Jean tem habilidade para unir toda essa turma em prol de um projeto coletivo. Além da habilidade, é um profundo conhecedor da máquina pública. Tem de cabeça dados, demandas, necessidades e informações da cidade. É um capital intelectual que pode somar muito na aliança pretendida por Robison, além de aparar as arestas inevitáveis nesse processo de construção.
Caminho livre
A ausência da deputada estadual Ana Campagnolo (PL) e seu preferido para a prefeitura, Rubens Angioletti (sem partido), que foi pressionado até a última hora a se filiar, acabam deixando o caminho pro Robison dentro do PL sem obstáculos para a formação da coligação que ele bem desejar. Falem o que quiserem, mas foram convidados a construir, mas exigiram prato feito, aí não dá...
Emerson
O deputado estadual e ex-prefeito de Porto Belo, Emerson Stein (MDB), visitou o socadinho escriba. Emerson afirmou ao colunista que já arregaçou as mangas e promete muito trabalho ao ter assumido uma cadeira na leleia, por conta de ser o primeiro suplente e o titular, Jerry Comper, ter assumido a secretaria estadual de Infraestrutura.
Educação
Uma das bandeiras de Emerson é a Educação e ele afirmou que tem visitado escolas estaduais na região que andam em situação precária e necessitam de uma atenção do governo do estado.
Acesso Bombinhas
Emerson comentou também que vai trabalhar em prol do segundo acesso a Bombinhas, alfinetando que a deputada Paulinha da Silva (Podemos) garganteava que tinha recursos, mas não tinha nada no papel. Ele diz que vai buscar o projeto, os recursos e que de uma forma ou de outra vai passar por Porto Belo, daí, é preciso começar do zero, mas “vamos lutar pra que se concretize”, garantiu.
Barrigada da coluna
“Em relação à informação veiculada em sua coluna, de que estivemos presentes à filiação de Robison Coelho, ex-candidato a prefeito de Itajaí ao PL (partido de Bolsonaro) na última sexta-feira, informamos que lá não estivemos e jamais estaríamos prestigiando filiação de bolsonaristas”, afirmou o carequinha presidente do PT pexêro, Gerd Klotz.
Lamenta
“Não tenho nada pessoal contra o ex-candidato a prefeito, porém lamento sua vinculação ao que há de mais atrasado na política brasileira, que é o bolsonarismo e o extremismo de direita golpista e terrorista”, informa Gerd Klotz.
Enfrentamento
“Nós do PT somos as principais vítimas da sanha extremista e fascista de partidos como o PL de Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto e somos nós que denunciamos os atos antidemocráticos e golpistas em Itajaí, daquele acampamento em frente à delegacia da Marinha, que contribuiu para o terrorismo em 8 de janeiro. Estamos fazendo o enfrentamento cara a cara com essa gente”. “Não dialogamos com golpistas”, encerra Klotz.
Coelho muito antigo
Para o presidente do PT de Itajaí, Gerd Klotz, “o coelho que sai da cartola do PL de Itajaí é um jovem já muito velho. Velho de ideias, velho de propostas, velho de péssimas intenções, que o digam os seus companheiros do Porto de Itajaí que defendem a autoridade municipal contra a privatização pretendida no então fatídico governo Bolsonaro, responsável pela situação calamitosa de nosso porto e péssimos reflexos para a economia de nossa cidade, e querem ‘o couro’ do Coelho”, provoca Gerd.
Desejo inconsciente
“Confundir nossa presença neste ato cerimonial do atraso político itajaiense”, prossegue Gerd, “pode ser talvez um chiste freudiano, um desejo inconsciente e não admitido de ter proximidade com o PT, pelos excelentes feitos dos governos Lula e pela reconstrução nacional comandada por ele, após quatro anos de desmonte e destruição das políticas sociais e da falência de nossa economia perpetrada pela dupla Guedes-Bolsonaro”, afirma enfático.
Vai disputar a prefa
“O Partido dos Trabalhadores se organiza, planeja e vai apresentar à nossa sociedade uma forte nominata de candidatos e candidatas a vereador e vai eleger dois membros do próximo legislativo municipal”, garante o mandachuva dos vermelhinhos.
Nomes novos?
Gerd diz que o partido terá candidato a prefeito e cita os nomes do ex-vereador João Vecchi, as professoras Cléo Comunello e Rúbia Cristina, o médico Plinio Silveira e ou os sindicalistas Paulo Ladwig, dos comerciários, e Francisco Johansen, do sindicato dos servidores municipais.
Avançado
O dirigente do PT conta ainda que em breve vão se reunir pra tratar do plano de governo, jurando que será moderno, avançado e vai se espelhar nas ações e feitos do governo Lula. Gerd lembra que tem o apoio do presidente estadual da sigla, o ex-candidato a governador Décio Lima, e da deputada federal Ana Paula Lima para a construção de uma proposta moderna de governança. Todos novas lideranças, só que não...
Não estará sozinho
Segundo Gerd Klotz, o PT de Itajaí não estará sozinho neste projeto de conquistar o governo municipal. “Vamos derrotar as forças do atraso e para isso estamos conversando com todas as lideranças políticas do campo progressista e democrático de nossa cidade e vamos juntos impedir o atraso bolsonarista de extrema-direita e trazer a esperança de dias melhores aos itajaienses, declara o muito otimista Gerd.
Infiltração
A Emasa continua na onda da desinformação com as análises de balneabilidade das águas da Dubai brasileira, onde a empresa contratou um laboratório particular para contrapor os dados do IMA. Acontece que na medição feita no dia 13 de fevereiro, a merdança, digo, os níveis de “coliformes”, estavam ainda acima dos dados coletados pelo IMA.
Não enfrenta
O fato foi ocultado do público e o alcaide só publicou nas suas redes os dados da coleta do dia 10 de fevereiro, que estavam supimpa, digo, bem melhores. Ao selecionar dados para divulgação, a prefa deixa em descrédito as informações repassadas e ganha pontos o IMA, que até o momento não foi questionado ou enfrentado pelo alcaide que prefere dizer que a culpa pela poluição do mar é da “grande mídia”.
Costas quentes...
Não sei quem é que indicou o diretor geral da Emasa, Douglas Beber, mas sei que o homi tem as costas quentes. Ele comandan uma das autarquias que mais arrecada e também a que mais responde broncas no MP. Mas caiu no colo do Douglas uma obra mal feita para contenção dos resíduos sólidos que estaria infiltrando nos lençóis e desaguando no mal cheiroso rio Camboriú, que agoniza.
CPI cano adentro
Pra completar a situação de Douglas, até uma CPI da Emasa, digo da balneabilidade, já está proposta na casa do povo da Dubai Maravilha, pelo vereador André Meirinho (PP), da oposição. Douglas coloca a perder todo o discurso do alcaide do Balneário de “águas límpidas” e, ao não ser afastado ou substituído, deixa a impressão de conivência com essa montoeira de erros.
Pouco ou quase nada
Com essa situação toda, o MP pode interpretar que o prefeito pop star fez muito pouco ou quase nada para resolver o problema, mesmo continuando a afirmar que a Dubai é uma das cidades mais saneadas do planeta. O discurso destoa da prática, digo, dos laudos do IMA, e da própria prefa.
Boiando
Para confirmar a contraprova de poluição das águas, convido o Douglas, o prefeito Fabrício e a bela esposa Mozara para tomarem um refrescante banho na praia Central ou próximo à lagoa de Taquaras, ponto crônico de poluição há anos.