Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Cabidão no porto de Itajaí


(Molecagem com foto divulgação)


Ex-chefão da Codetran, Robson Costa, foi cedido para um cargo comissionado no Porto de Itajaí. Cabidão do Volnei!

 

Cabidão...

O jornal oficial do município desta semana confirmou algo que a coluna já antecipou, e, por tabela, deu razão à raça de linguarudo que debulha que o Porto de Itajaí sempre foi usado como um cabidão de empregos por todos os governos, seja qual for o partido. Isso porque, na portaria publicada, o ex-dono da Codetran, o Robson Costa, foi cedido do órgão, onde é concursado, para um cargo comissionado no porto. Phode?

 

Não é momento

Bem quando o município tá brigando pela manutenção da autoridade portuária pública, e o filme da Superintendência tá pra lá de queimado em Brasília, o governo abriga, ou melhor, cede do órgão de trânsito, o seu ex-chefe, pra que ele não volte ao batente na rua e vá pra um cargo no porto que nem navio no cais tem. Alguém acredita que o Robson  tenha qualificação para trabalhar no porto? Feio!

Não é o primeiro

Problema é que Robson não é a primeira eminência parda a ser abrigada no Porto de Itajaí por mera conveniência política. Mamando, ops, ocupando cargos de bagrões, tem uma penca de gente que sabe bulhufas do assunto. Ex-cunhado do vice-prefeito, irmã de vereador, puxa-saco do prefeito e por aí vai. Agora o Robson se junta ao time...

Trânsito tá bom

Como se não bastasse o descarado uso político do nosso porto para satisfação de interesses eleitorais, uma prigunta que fica é: qual o nível de maravilha que está o trânsito da city para ceder um de seus agentes de rua ao bem-bom do ar-condicionado e deixar de atender o povão que sofre com os congestionamentos? Vergonheira.

Não adianta reclamar

Depois não adianta chegar com discurso bonito em Brasília, dizendo que o porto é cinco estrelas e precisa se manter público, quando a política partidária influencia diretamente a composição dos quadros técnicos, ou melhor, que deveriam ser técnicos, da Superintendência do Porto de Itajaí. Decisão errada, no momento errado, que pode custar caro e ainda queima a cara de Itajaí.

 

Novidade em Piçarras

A primeira-dama de Balneário Piçarras, Andressa Pera, tá querendo ser candidata a deputada estadual na eleição de 2026. Sim, a mulher já tá pensando lá na frente e começou a se movimentar na política local.

Tá esquisito

Andressa, dizem nos corredores da prefa, manda mais do que o marido, o prefeito Thiago “Bagual” Baltt (MDB), indicando de estagiários a cargos de alto escalão. Com toda essa sanha política, era de se imaginar que uma hora ou outra ela disputaria as urnas.

Será que se sustenta?

Um vereador de oposição das Piçarras soprou no meu ouvido que Andressa tá querendo apoio dos vereadores de situação. Dizem que ela quer que vereador bata foto ao lado dela e poste nas redes sociais.

Sisqueceu de combinar

Na cabeça da Andressa, o seu nome tá forte no páreo. Andressa, que é do MDB, só sisqueceu de combinar o jogo com o prefeito da cidade vizinha, o Aquiles da Costa, também do MDB. O alcaide de Penha já é candidato a deputado estadual para 2026. Só não vê quem não quer.

Partido da pombinha

O PSB pexêro promete “reoxigenar” os seus quadros com a adesão do Flávio Furtado ao partido. Piada pronta. Segundo o comunicado do atual presidente da sigla na city, Luciano Mette, o presidente estadual do partido, Cláudio Vignatti, em visita a Itajaí, tomou nota do cenário local.

Laços

Cláudio Vignatti visitou o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e prometeu retomar laços do partido com a administração. Problema que, sem vereador, não há cargos e nem laços. A não ser que retomar esses laços seja ressuscitar políticos velhos de outros carnavais e que nem votos têm.

Novo presidente

Nas conversas, também ficou definido que o novo presidente da sigla será o próprio Flávio Furtado (renovação legal, hein?) e que a sigla vem forte pra 2024. Só resta saber de onde o partido da pombinha vai tirar essa força pra próxima eleição, já que o Flávio é figurinha pra lá de carimbada e o partido não pode nem chamar de seu o único vereador da sigla, o Mamão (PSB). Oh, dor!

Fiasqueira

O que mais se comenta do outro lado da vala, em Navega City, é sobre a fiasqueira que foi o Carnaval. A empresa que ganhou a licitação para explorar a data teve um prejuízo enorme. Sem o tradicional Navegay, Navegantes desapareceu do cenário de um dos maiores carnavais da Santa & Bela Catarina. O que se comenta é que a prefeitura arruinou a festa da padroeira do município que esse ano teve uma procissão minguada e agora acabou, também, com o famoso e tradicional carnaval da cidade.

Se fosse pra rezar...

O prefeito crentão Liba Top, ops, Fronza (União Brasil), escutando os áulicos que o cercam, decidiu fazer um carnaval familiar-evangélico com direito a versículo bíblico na entrada do espetáculo. Se fosse pra rezar o povo ia na igreja, Liba...

Implicou

Há quem diga que o alcaide vem perseguindo tudo e todos que não professem a sua crença  religiosa. O padre já teria experimentado a fúria do prefeito querendo impedir a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Agora, implicou com o Carnaval. Por isso que o estado é ou deveria ser laico…

Tranca praça

Enquanto esses perrengues de ordem ideológica e religiosa imperam no governo Liba, outras situações ficam de lado, como o fato de fechar a academia e o parquinho da praça central para fazer uma “nova” e impiçada praça, e lá se vão três meses sem que a bendita obra comece... O Liba poderia ter deixado passar o verão, mas...

Contra a parede

Nesta quinta-feira os comissionados foram convocados pra uma conversa com o prefeito Liba. Foi, na verdade, um balanço dos dois primeiros anos de governo, com aquele papo todo. E depois colocou contra a parede os comissionados que não têm prestigiado as ações e nem defendem o governo nas redes sociais. Complicado...

CPI do Saneamento

A CPI do Saneamento da Dubai Brasileira só teve a adesão de cinco vereadores até agora. Para ela ser instalada, precisa de sete assinaturas. Se fosse há um mês, já teria as sete, até oito, porque o MDB ainda não tinha entrado no governo do prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL).

Salvo pelo MDB

O MDB ganhou alguns cargos dentro do governo do pop-star em troca do apoio na câmara da praia alagada, digo, alargada. Inclusive, o vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero, que era um grande crítico da Emasa, agora é secretário de Educação. Virou funcionário do prefeito, logo ele que tanto criticava. Agora deve estar achando bonito o rio Camboriú detonado por merda vazando da ETE...

Não tem autonomia

E, pelo jeito, a suplente Nena Amorim não tem autonomia para ir contra o governo, mesmo ela já tendo sido secretária de Meio Ambiente e se tratando de um tema tão importante como o saneamento e a balneabilidade da praia Central. Oh, dor!

Grupos de zap

Quem não está gostando é o povo. Nos grupos de zapzap da Dubai Brasileira, o assunto não é outro: Quem vai assinar a CPI do Saneamento? Acho que tá na hora do povo sair do zap e ir na câmara cobrar “cara a cara” das excelências excelentíssimas a assinatura da CPI.

Kaká quer mais armas

Sem coisa melhor pra propor, o vereador dublê de pastor e baba ovo do presidente fujão, Kaká Fernandes (Podemos), emplacou moção de repúdio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por conta de decreto que proibiu a sanha enlouquecida de armar a população com a historinha de aquisição pra caçadores, colecionadores etc.

Decreto

O decreto suspendeu os registros de aquisição e transferência de armas de fogo de uso restrito por caçadores, colecionadores, atiradores e particulares, até a entrada de nova regulamentação. O único vereador que foi contrário foi o Eduardo Zanatta (PT), e as outras excelências excelentíssimas jogaram pra plateia, apoiando a moção de Kaká. Lula deve estar preocupado com os bobalhões de BC...

Apoiador

O vereador Kaká, que se diz religioso, na verdade é um apoiador das armas e puxa saco do presidente Bolsonaro, o fujão. O parlamentar, sem nem ficar corado, chegou a ir aos Estados Unidos pra puxar a sacaria do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que sempre foi um defensor de armas, muito mais incentivador da morte do que de vida.

Contra

Apesar de todos os vereadores, muitos sem personalidade, apoiarem a moção de Kaká pra jogar pra um público armamentista, e sendo que apenas o Cristiano dos Santos (PL) se absteve, por conta de ser contra a caça, e a votação ter sido de 13 favoráveis e apenas um contrário, nem por isso, concordo com tal coisa. Que vergonha, BC!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que mais te irrita quando acaba a luz?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

Quem é o dono do barco premiado?

JotaCê

Quem é o dono do barco premiado?

Time ABF Vaccaro

Jackie Rosa

Time ABF Vaccaro

Green no Black Friday

Charge do Dia

Green no Black Friday

A vida brota, a notícia pulsa

Clique diário

A vida brota, a notícia pulsa

A longa história de golpes e a inédita punição aos golpistas de 8 de janeiro

Casos e ocasos

A longa história de golpes e a inédita punição aos golpistas de 8 de janeiro




Blogs

Inflamação Silenciosa: o inimigo oculto

Espaço Saúde

Inflamação Silenciosa: o inimigo oculto

Pediu pra mandar embora

Blog do JC

Pediu pra mandar embora

O Casarão Heusi é de Itajaí

Blog do Magru

O Casarão Heusi é de Itajaí

O Rio do Ontem, o Lixo de Hoje: Um mergulho nas nossas águas internas

VersoLuz

O Rio do Ontem, o Lixo de Hoje: Um mergulho nas nossas águas internas






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.