Denísio Confirmou
Consultado sobre o movimento para trazer o galego ao partido, o presidente do PL pexêro, o entisicado do Denísio Dolásio Baixo confirmou que há possibilidade do Rubens se filiar no evento de sexta, junto com outras lideranças, com as bênçãos do governador Jorginho Mello. O mandachuva também garantiu que além do galego e do ex-atucanado Robison Coelho, a sigla deve filiar outras importantes lideranças.
Ofuscar
Se Rubens aceitar a ideia de aproveitar a mobilização de filiações do PL e assinar a fichinha, vai acabar ofuscando o ex-vereador Robison Coelho, que estaria crente que seria a única estrela a brilhar no evento. A maior resistência, segundo a tchurma que tenta convencer o galego, é a falta de confiança de que o partido vai dar as mesmas oportunidades aos dois pré-candidatos.
Se viabilizar
Diferente de Robison, o galego tem mandato e grande exposição no meio do povão e, com o apoio da recordista de votos em 2022, não tem porque ter medo de entrar no PL, com uma baita madrinha dessas. Certamente o peso da sigla, o capital eleitoral que Rubens já tem e a sua posição em pesquisas eleitorais vão viabilizar a candidatura ao paço da Vila Operária, sem grandes dificuldades.
Quem não quer?
Pra um partido que até o momento não tinha um nome de peso para disputar a eleição, caso o deputado Jorge Goetten (PL) opte mesmo por ficar os quatro anos em Brasília, será uma grande vitória a dupla filiação do ex-atucanado e do galego. Qual sigla não gostaria de ter dois nomes desse porte em suas fileiras? Resta saber se o maldito ego não vai atrapalhar a festa dos liberais.
Ritmo de candidato
O ex-prefeito da Dubai Maravilha, Edson Periquito (Republicanos), está se recuperando de um procedimento cirúrgico e nem no hospital o homem pássaro tem descanso. Pirica estava postando diariamente em suas redes no maior ritmo de candidato e empenhado em resolver as situações da vizinha Camboriú.
Na cidade mãe
Até da bela vereadora Juliana Pavan (PSDB) o homem pássaro andou compartilhando conteúdo, que para um bom entendedor até uma vírgula pode se tornar um ponto. Dizem que Periquito vislumbra a possibilidade de ocupar o lugar do “dotô” Elcio Bisturi Kuhnen (MDB).
Combinar
Só falta combinar com coronel, digo, Leonel. O atucanado ex-tudo também tem esse intento de renascer politicamente na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador Camboriú. Os ex-prefeitos de Balneário Camboriú querem se mudar de mala e cuia pra cidade-mãe e sentar os glúteos na principal cadeira do paço de pedra em 2025.
Desempenho
O homem pássaro, na eleição pra deputado estadual, só perdeu para o então vice-prefeito mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL) que fez 5720 votos com uma estrutura gigantesca e Pirica sem estrutura fez 4077. Lógico, que cada eleição é diferente, mas...
Brigaçada
Lá se vai mais de um mês de aula e a brigaçada interna por cargos entre o PDT e o MDB na Educação, faz com que escolas da rede pública municipal de Itajaí ainda não tenham nomeações de diretoras e secretários em muitos educandários.
Quem?
É de se perguntar quem estaria coordenando as transferências de alunos. Fiscalizando a merenda? Material escolar e a própria manutenção das escolas? E o pior é que segundo os linguarudos de plantão, tem muita gente sem voto e sem capacidade técnica nomeada. Mas tem ‘QI’ elevado por serem parentes, esposas e filhas. Sério?!
Desconforto
A situação acaba gerando desconforto entre os técnicos da secretaria e diretores, porque onde não há secretários trabalhando, acaba sobrecarregando quem tá na lida. Quem perde com isso são os pais e os alunos.
Setor pesqueiro fortalecido
Se confirmado o projeto de reforma administrativa do governador Jorginho Mello (PL) a ser enviado esta semana à leleia, via medida provisória, a previsão de criação de uma Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura, entre outras mudanças no organograma do governo do Estado, representará um fortalecimento do setor.
Milhares de famílias
Tanto na região de Itajaí como em todo o Estado, o segmento via pesca industrial e artesanal, emprega e representa o sustento de milhares de famílias, além de lidar também com exportação e importação, movimentando a economia.
Implantação
A costura e o diálogo para implantação entre o setor e o governo vinha sendo feita pelo deputado estadual entisicado Ivan Naatz (PL), que desde o primeiro mandato acompanha de perto as reivindicações do segmento.
MP e apoio parlamentar
Dizem os observadores e sabichões de plantão dos bastidores políticos que o governador Jorginho Mello ao optar pelo envio da sua pretendida reforma administrativa a Assembleia Legislativa por meio de Medida Provisória e não Projeto de Lei, o mandatário-mor do Estado, estaria com a certeza de que tem apoio parlamentar sem riscos, além de pretender agilidade.
Votada e aprovada
É que assim que estiver publicada no Diário oficial do Estado, a Reforma passa a valer imediatamente por um período de 60 dias, prorrogáveis por mais 60. Mas também tem que ser votada e aprovada pela Alesc neste período, se não perde a validade ao prazo final, derrubando as nomeações que forem feitas durante a vigência da MP.
Expulsão
Carta dos seguidores brizolistas tem sido distribuída para políticos do PDT na região. O documento questiona os filiados que teriam apoiado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), principalmente aqueles que foram eleitos, pontuando que pode rolar expulsão da sigla.
Fabianinho
Um dos políticos que teria recebido a tal “cartinha” foi o presidente da câmara de vereadores da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Fabiano da Silva, o Fabianinho (PDT), tudo porque durante a campanha eleitoral do ano passado, ele teria feito campanha fervorosa nas redes sociais em favor de Bolsonaro.
Mala pronta
Contudo, nos bastidores, Fabianinho sem medo de ser feliz, diz não ter receio de uma expulsão do ninho brizolista, porque já estaria sinalizando que está com as malas prontas e afiveladas rumo ao PL, em comum acordo com o deputado federal Jorge Goetten.
Os dois querem
O grande problema é que no Partido Liberal está alojado o seu colega de parlamento, o vereador Everson Umbelino que tem o sonho de ser candidato a prefeito de Camboriú. O que o Fabianinho mais sonha é cair na disputa eleitoral em 2024 e se eleger prefeito. E, no caso, a física ensina que dois corpos não ocupam o mesmo espaço e tempo...
Inalda
Falando em partido, o União Brasil de Camboriú já teria nome e sobrenome do presidente do partido por lá. A vereadora entisicada Inalda do Carmo foi chamada pra uma reunião informal com alguns líderes do União lá na capital manezinha.
Sintonia
Lá os bons da boca do UB teriam acordado, mesmo que de boca, que Inalda vai assumir a sigla em Camboriú, O deputado Estadual Repórter Sérgio Guimarães (União Brasil) foi só elogio pra vereadora em seu gabinete e abençoou a moça!! Diz que entre os dois foi sintonia à primeira vista!!
Demolidas
A demolição das casas em uma área supostamente de risco em Porto Belo, continua repercutindo. O triste e lamentável fato dos moradores que tiveram demolidas suas casas e seus pertences, sem que fossem notificados, bateu na câmara de vereadores da capital dos transatlânticos.
Não foram notificadas
Os vereadores emedebistas Magno Munõs e Jonas Raulino e professor Juliano do Progressistas enviaram requerimento ao executivo pedindo explicações sobre o ocorrido. As excelências excelentíssimas querem saber o porquê dos moradores não terem sido notificados pela Fundação de Meio Ambiente (Famap) e sobre o apoio da secretaria de Assistência Social de Porto Belo aos moradores.