JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Candidata a vice ideal?
A vereadora pexêra, a acelerada Aline Aranha (UB), tem sido lembrada como uma excelente vice pra 2024. Hummmm...
Chapa vencedora?
Os linguarudos de plantão andam dizendo por aí que o vereador licenciado e secretário de Obras Márcio Dedé (UB), campeão de votos em Itajaí na eleição do ano passado, e que já desponta como forte candidato a prefeito na eleição do ano que vem, já teria encontrado na minha musa, a vereadora acelerada Aline Aranha (UB), a sua candidata ideal a vice-prefeita...
Precisa
Os linguarudos lascam ainda que se a dupla tiver o apoio do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) essa chapa se tornaria quase imbatível nesse próximo pleito eleitoral. Se quiser ganhar uma eleição pra prefeito da city pexêra, Dedé precisaria da presença e dos votos de uma vice assim, que circula em outras faixas de eleitorado, garantem os puxas.
Mais votada
Principalmente no centro da cidade, onde Dedé tem pouca penetração e precisa crescer, e onde Aline foi a excelência excelentíssima mais votada da city na última eleição pra vereador. Além de campeã de votos no centro, Aline é empresária de sucesso há 25 anos, e tem, provavelmente, o nível de rejeição mais baixo entre todos os possíveis candidatos na nossa city pexêra.
Mulher
Pra colocar a cereja no bolo, fala-se por aí que nos dias de hoje seria inadmissível, numa eleição pra prefeito de uma cidade como Itajaí, oferecer aos eleitores uma opção de chapa que não tenha, pelo menos, a presença de uma mulher...
Faz sentido...
Votos a parte, o fato é que a vereadora acelerada tem realizado um ótimo trabalho na piramidal, tem colhido bons resultados, e já mostra, nessa sua primeira participação no mundo da política, que veio pra trabalhar.
Entregas
Os exemplos são as entregas das ordens de serviço pra reforma da praça dos Correios e para as obras de revitalização da rua Hercílio Luz (duas grandes lutas da acelerada Aline), e a luta fundamental pra diminuir a tarifa do estacionamento rotativo (tarifa que muitos consideram abusiva).
Incansável
Além do sucesso do projeto do Implanon, do projeto de lei pra organizar os food trucks da Beira Rio, e do incansável trabalho que a vereadora loira realiza pra manter a ordem na nossa city. Isso tudo demonstra que a moça veio pra fazer coisa séria.
São Francisco apoiaria...
Na parte da proteção animal, a vereadora Aline tá fazendo milagre. A mulher tá liderando um belo movimento que vai revolucionar a questão dos catadores de papelão da cidade e que vai salvar a vida de muitos cavalos maltratados, e, depois de esnobar uma proposta de uma emenda que traria 200 mil reais pra causa animal, foi lá, matou a cobra e mostrou o pau...
Castração
Aline conseguiu a liberação de um decreto histórico no valor recorde de um milhão e trezentos mil reais que já tão sendo usados. A primeira etapa tá em andamento, que é de castrações em massa para cinco mil animais...
Trocentas excelências
A região da Amfri conta com 134 vereadores nas 11 cidades. É onde o DIARINHO circula com mais volume, mas este pançudinho tá sempre comentando sobre outras cidades fora da região, com pitadas no estado e país.
Pegou na corda
E não é que o vereador da Dubai brasileira Anderson dos Santos (Podemos), mesmo sem ser citado, pegou na corda com a coluna, dizendo que teve gente que entendeu que seria ele o vereador da região que engravidou uma assessora...
Sem nomes
A coluna não citou nomes ou a cidade onde o fato aconteceu, até pra preservar as investigações e a vítima, pois a assessora teria sido forçada a abortar e depois foi exonerada, mas mesmo assim o vereador vestiu a carapuça das notas e partiu pro ataque contra este pançudinho escriba, que nas palavras de Anderson “é um ator” e o DIARINHO um “jornaleco sensacionalista”. Eu nunca falei nomes. Sai pra lá...
Notificar
O vereador me ligou, jurando que não estava intimidando este pançudinho, mas disse que iria notificar a coluna e o jornal para que afirmassem que não é ele o autor dos abusos pra cima da assessora. Agora imagina os outros trocentos vereadores da região, do estado ou do nosso Brazilsão, fazendo o mesmo? Pedindo pra dizer nominalmente que não foi cada um deles? Se mal intencionados divulgaram uma fake em cima das notas, os culpados são esses, e não a coluna.
Vitimização
Me admira a postura do Anderson, agressiva, destemperada, mal educada e querendo se vitimizar, colocando a culpa em quem não tem. Se as fake news foram sofridas pela sua pessoa, atribuir à coluna culpa por isso é fazer exatamente o que estão fazendo com ele, violência pra cima de quem não fez nada de errado. Ou seja, “fake news pra cima de mim não pode”, mas pra cima da coluna, vamo dale.
Pau pegou
Na última segunda-feira, durante as reuniões das comissões da câmara da praia alargada, digo, alagada, Anderson dos Santos, teria discutido feio com o vereador Gelson Rodrigues (Cidadania), que queria ficar na Comissão de Justiça e Redação (CJR) e Anderson não concordou.
Só uma
Gelson solicitou que ficasse somente nessa comissão e Anderson, que está se sentindo protegido pelo prefeito pop star e seria o melhor, melhor vereador do sul do mundo (se cuida, Auri Pavoni!), disse que não aceitaria. O clima ficou tão quente que até o ar-condicionado ferveu. Qui coisa, meu povo!
Querendo causar
E o pior é que linguarudos da Dubai Brasileira afirmam que Anderson começou o ano querendo causar e se aparecer pra ver se viabiliza sua candidatura à sucessão do pop star Fabrício Oliveira (New-PL). Anderson sempre enchia a boca dizendo que era o preferido do prefeito para 2024, mas viu o mandato apagado sepultar seu nome pra majoritária.
Paquera
Quem tá acompanhando as redes sociais da galega e minha ex-musa BBB Anna Carolina (PSDB) anda sentindo um clima de paquera com o governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) quase indisfarçável. Depois de votar no Paulinho Amândio (PDT) e no barbudão Douglas Cristino (PDT) pras comissões na piramidal, além de ser votada pelos governistas, a raça já não duvida de mais nada.
Inaugurações
A Dom Quichata andou faceira nas duas grandes inaugurações promovidas pelo governo nos últimos dias. Na ponte que liga o Bambuzal ao São João eram só sorrisos pela nova obra que saiu do papel. Na praça do Matadouro, que ficou supimpa, a galega até se arriscou a escorregar do tobogã, em mais uma sessão de muitos sorrisos e alegria pela obra nas mãos do povão. Vai dar namoro, gente.
Bem diferente
Pra quem se alembra da Dom Quichata e seu Sancho Pança Osmar Teixeira (SD) tocando os pés no almoxarifado de saúde e investigando outros órgãos públicos, agora fica a imagem de Anna Carolina pintando nas repartições públicas para “buscar soluções”, bem mansinha, algo que muita gente dúvida quanto tempo vai durar, mas que já tem torcida pra ser um namoro longo, pra dar casamento.
Equilibrando
Queira ou não queira, a adesão da Dom Quichata ao governo do barbudinho Volnei Morastoni, mesmo que numericamente ainda não deixe a base governista no controle dos trabalhos, representa um golaço pro governo, retirando da oposição uma de suas mais inteligentes atacantes. A prova de fogo vai ser a noiva explicar isso pros pais, ops, pro eleitorado, que tá acostumado a ver porrada até o céu da boca.
Maria Alice
A secretária de Educação e presidente do MDB da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Maria Alice, tem sido um nome lembrado dentro do mandabrasa à sucessão do prefeito de Camboriú, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB). Todo mundo conhece, é habilidosa, articulada e do diálogo, além de ter um histórico grande no partido, e é professora na rede estadual de ensino.
Não tem
O nome de Maria Alice, segundo fontes de Camboriú, poderia unir a base pra eleição de 2024, e, segundo os linguarudos de plantão, é muito superior ao do vereador licenciado e secretário de Obras Alexandre Silveira (MDB), que quer ser prefeito, mas não tem articulação nenhuma, é um sujeito fechado e não tem como se viabilizar como candidato do governo.