Visita do entisicado
O baixinho entisicado, advogado e presidente do Partido Liberal de Itajaí, Dr. Denísio Dolásio Baixo, deu um rasante na choupana deste socadinho escriba pra contar as boas novas do partido do mito em Itajaí.
Cancelado?
Pra começo de conversa, Denísio falou que era a favor da “manifestação” na Marinha do Brasil, por ser pacífica, mas condenou os atos de vandalismo em Brasília. Será que vai ser “cancelado” pelos terroristas por isso?
Robison assinou
Com sorriso nas zorelhas, Denísio confirmou que o ex-tucano, ex-candidato a prefeito e ex-vereador Robison Coelho (PL) assinou ficha de filiação no Partido Liberal, se colocando como um dos nomes da sigla para a disputa da prefeitura em 2024.
Surpresa
O namoro do ex-emplumado Robison com o PL não era novidade pra ninguém, mas a notícia da assinatura da ficha deve pegar alguns de surpresa, já que nem pra cara-metade o Robison deve ter contado.
Convites
Denísio afirmou que, além de Coelho, outras lideranças da city foram convidadas, com direito a tapete vermelho e tudo, para assinarem com o PL. O prefeiturável galego Rubens Angioletti (sem partido), o vereador fã da Campagnolo, Adriano Klawa (sem partido), e o beato Beto Cunha (PSDB) foram as lideranças paparicadas por uma força-tarefa do PL para garimpar filiações de peso. Por enquanto, só o Robison assinou.
Preferido
Quem conhece o baixinho entisicado sabe que ele é ensaboado e sabe fugir de uma polêmica quando não quer, por isso ficou caladinho sobre o assunto na visita, mas fontes desse socadinho garantem que a preferência do Denísio é por uma candidatura do galego Rubens Angioletti, por já terem trabalhado juntos. A dificuldade que o PL tem encontrado é que Rubens não quer dividir holofotes com o Robison.
Medo do quê?
Os linguarudos sopram que, se Rubens deseja mesmo estar alinhado a um projeto de direita, o lugar pra ele é no PL e pronto. Com mandato, exposição e grande popularidade, qual o medo do galego em concorrer internamente com Robison, que tá pra lá de apagado, meio queimadinho e vai precisar vender a alma pra meio mundo pra ter alguma chance de vitória? Não faz sentido Rubens correr da disputa interna e deixar o PL livre pro Robison!
Pagou
O mandato como presidente da casa do povo do outro lado da vala, em Navega City, da vereadora Lu Bittencourt (PL) terminou e, segundos os linguarudos de plantão, era de uma gastança danada, mas daí pagar coisa que nunca chegou é triste para o bolso do contribuinte, né?
Não entregaram
Pois então, no final de 2022 liquidaram na casa do povo dengo-dengo uma nota fiscal no valor de R$ 6.112 de produtos de gráfica. A nota foi paga, mas o material, necas de pitibiriba, como diria minha avó, nem sinal. Tomara que a empresa se coce e mande entregar os itens logo pra não ficar feio pra Lu.
CPI dos conselheiros
O vereador rei do berreiro Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), revelou que pretende propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pra analisar ações de alguns conselheiros do Conselho da Cidade Dubai brasileira. Achutti fala que tem áudios e mensagens de zapzap comprometedoras de um conselheiro que estava articulando medidas compensatórias... Ai, ai, ai, qui dor!
Cano
A concessão do espaço público da praia da Dubai brasileira, que foi feita para uma empresa privada, não deu certo e a empresa acabou amargando prejuízos no telão instalado na Barra Norte, que deixou os torcedores na mão bem no início do segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo, todo feito em cima do laço, digo, da hora, não poderia ter dado certo.
Silêncio
O que mais chama a atenção é o silêncio da prefa, que ainda não anunciou nenhuma medida para recuperar parte do dinheiro investido, já que o contrato não foi honrado. Na Barra Sul também estava prevista a concessão de um espaço da praia pela mesma empresa, que também teria recebido verba pública para organizar o Carnaval, mas acabou desistindo, digo, jogando o boné, novamente.
Aos 45 minutos
Novamente, nenhuma manifestação da prefa, sendo que a empresa tem fundação recente e pouco ou nenhum norral sobre eventos públicos. Na última sexta-feira, novamente aos 45 do segundo tempo, o município lançou edital para realização do Carnaval, que corria o risco de não ser realizado na Dubai Maravilha.
Incompetência
Diante de tanta incompetência na pasta do turismo, o prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) ainda não faz nada; não pode estar conivente com o que estão fazendo do turismo na cidade, onde só a empresa que instala palco e cercado metálico tem recebido um calhamaço. O espaço segue aberto se alguém quiser se manifestar.
Não volta
Se tinha alguém com saudade do Geninho no Turismo, pode desistir, porque diz que Geninho está de licença paternidade e não volta mais para iniciativa pública porque tem bons negócios na privada, segundo um plantonista próximo.
Mudanças no Semasa
O diretor de Saneamento, Victor Silvestre, pediu exoneração do cargo ao prefeito Volnei Morastoni e vai se dedicar à carreira na iniciativa privada, na área de licenciamentos ambientais. Engenheiro sanitarista e ambiental, também quer se dedicar ao doutorado na UFSC.
Trabalho e união
Victor ficou quatro anos como diretor e deixa uma marca de muito trabalho e união da equipe interna, alinhada para executar o maior programa de obras e ações da história da autarquia. Ao entregar o cargo, o engenheiro diz que há ainda muito a ser feito.
Serviço de qualidade
“Enquanto planejamos como será o abastecimento de mais de 500 mil pessoas nos próximos anos, também lidamos com a reclamação de água suja de um único cliente com toda calma e paciência necessária. E assim seguimos, tentando prestar diariamente um serviço de qualidade aos clientes, extirpando com qualquer pecha de que ‘funcionário público trabalha pouco’”, fala Victor.
Nei
Victor levou o nome de Itajaí e do Semasa a eventos internacionais, palestrou na maior universidade do mundo, nos Estados Unidos, e enfrentou com muita responsabilidade os desafios do cargo. No lugar dele assume Nei Locatelli, engenheiro civil, profissional com experiência na área de saneamento desde a época da Casan e que já ocupou o cargo antes da chegada de Victor.
Penha 2024
A eleição pra prefeito da Capital do Marisco tá começando a se desenhar. O MDB tem três opções: o secretário de Obras, Sandro Silva, o vereador Lito ou a atual vice-prefeita, Professora Juraci, a mais forte entre os que serão escolhidos pelos manda-brasa de Penha.
PSDB tá fraco
Os tucanos de Penha tão amuados desde a última eleição, quando não conseguiram vencer com o ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes, que tomou uma lavada na reeleição do prefeito Aquiles da Costa (MDB). Aliado a isso, a pífia votação de Evandro para deputado federal e a aproximação do PSDB com o MDB enfraqueceram os tucanos. Que situação!
Outros
O Podemos e o União Brasil, partidos com vereadores na casa do povo da mariscolândia, começaram na oposição ao prefeito Aquiles, mas se renderam ao velho e famigerado cabide de emprego. Ambos partidos estão com cargos comissionados mamando nas tetas da prefa de Penha.
Por fora
Quem faz oposição de verdade em Penha é o PL, partido do atual governador Jorginho Mello e do bocudo e entisicado deputado Ivan Naatz, morador de Penha. O partido tem hoje quatro nomes fortes para brigar pela majoritária.
Nomes
Os nomes do PL são do vereador Italiano Dal Pozzo, do assessor de Naatz na Leleia, Luizinho Américo, do ex-vice prefeito Lindomar Schulle e do ex-vereador Isac da Costa, que disputou a última eleição para prefeito, ficando em terceiro.
De olho na pesca
Luizinho, assessor do Naatz, tem feito um trabalho forte junto aos pescadores artesanais e junto ao Sindipi, no interesse dos industriais. Ele é o homem forte do deputado Naatz na região e tem arregimentado parceiros políticos em Penha, antigos aliados de PSDB e MDB. A tendência para 2024 tá se desenhando para um “Todos contra o PL”. Não esqueçam que foi assim que o governador Jorginho Mello se elegeu.