Promoção pessoal
As línguas frouxas da Dubai brasileira alardeiam que a secretária de Educação da prefa, Marilene Cardoso, já está fazendo hora extra no governo do prefeito viajão, ops, pop star, Fabrício Oliveira (New-PL), e que a gota d’água teria sido a propaganda em uma revista de nenhuma expressão pela bagatela de 54 mil reais para que a bagrona aparecesse em uma porrada de fotos.
Imparável
Os línguas frouxas garantem que a secretária, que nada acrescentou à educação da Maravilha do Atlântico, só segue no cargo porque é frequentadora assídua do curso dos “Imparáveis” do prefeito pop star e coach Fabrício Oliveira e da primeira-dama, a bela e poderosa Mozara Paris.
Bancada
A raça da língua solta debulha ainda que a imparável, digo, secretária de Educação, inclusive teria sido indicação do então presidente da casa do povo, o vereador Marcos Kurtz, o Marquinhos (Podemos), mas bancada pela primeira-dama Mozara para continuar no cargo. Oh, gente bocuda, meu Pai eterno!
Imexível
Os linguarudos de plantão (arreda, raça de infelizes, vocês não vão para o céu!) lascam ainda que, por conta da sua participação nos cursos e por ser da mesma igreja (aleluia!) do prefeito e da primeira-dama, a secretária, além de ser uma “imparável” teria se tornado uma “imexível’’. Só alegria!
Assédio
No final do ano passado, o sindicato dos servidores denunciou uma série de assédios ocorridos a professores na Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, mas até agora só ficou na balela e nada de esclarecimentos e de punição aos envolvidos. Que fim deu esse processo administrativo? Com a palavra o governo das novas ideias.
MP
Corre ainda nos corredores da Secretaria de Educação que um grupo de professores já teria encaminhado ao promotor da Moralidade, Jean Forest, pra ele dar uma bizolhada nessa história da tal revista de autopromoção, e juntar a uma investigação que já existe sobre os Imparáveis. Oh, dor!
Presidência indefinida
Nos bastidores das movimentações internas para a definição da nova presidência da Alesc, a ser confirmada em eleição no início do ano legislativo estadual, em fevereiro, a tendência é de que as conversações acelerem um pouco mais a partir de agora com o novo governador do estado Jorginho Mello (PL) já empossado e governando, com possibilidade maior de interferir no circuito.
Polarizada
A disputa, por enquanto, continua polarizada entre o deputado Mauro de Nadal, do MDB, e José Milton Scheffer, do PP, que tem o apoio do PL, futura maior bancada da casa, com 11 parlamentares. Leva a presidência quem conseguir, no mínimo, os 21 votos necessários dos 40 totais do parlamento.
O fator MDB
O fator definitivo agora, segundo os analistas de plantão, é a adesão ou não do MDB, segunda maior bancada da assembleia legislativa com seis deputados, ao projeto e governabilidade do liberal Jorginho Mello.
Nega
Apesar da renomeação de Daniel Vinicius Netto para continuar na presidência do Instituto do Meio Ambiente (IMA), os bagrões do Manda-Brasa têm negado de pés juntinhos que já tenham embarcado no governo de Mello.
Não faz parte
Netto entrou ainda em 2020 no governo do estado, mas fontes do partido dizem que a permanência dele não faz parte de negociações da sigla para fazer parte da atual gestão. As conversas, por outro lado, estariam em andamento. Naquela toada de conversa, conversa, conversa, dá um descanso e conversa, conversa e conversa de novo, pra marcar uma nova conversa...
Consenso?
Já o entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz, atual líder da bancada liberal, mesmo de férias na Ásia com a família para descansar a cachola do intenso ano parlamentar e eleitoral de 2022, continua acompanhando de perto.
Fatura em aberto
O entisicado Naatz acompanha os bastidores dos papos para o processo eleitoral na Alesc e comentou, via redes sociais, que não considera nenhuma fatura pronta no caso da definição da nova presidência da leleia.
Temperatura
O deputado Ivan observa que ainda tem até o final do mês de janeiro para se chegar a um consenso definitivo. E acrescenta também que pode até não haver disputa se, de repente, no andar da carruagem, houver a opção por uma candidatura de consenso, como já aconteceu nos últimos anos. A conferir o andamento e a temperatura das conversas e negociações de bastidores.
Vingança?
Por outro lado, consta também nos bastidores políticos da capital manezinha que o agora ex-governador bombeiro e presidente estadual do Republicanos, Carlos Moisés, no apagar das luzes da última semana de seu governo, pouco antes de deixar o cargo, deu uma canetada geral.
Vetou
Moisés fez a caneta assobiar, vetando emendas parlamentares ao orçamento geral do estado para este ano de 2023, principalmente de deputados ligados à oposição, como é o caso de Ivan Naatz, que fez pesada oposição ao governo que findou.
Prejudicou até os simpáticos
Recursos previstos em portarias para prefeitos, inclusive da região do Litoral Norte, que não teriam, digamos, sido muito simpáticos e esforçados na campanha eleitoral à reeleição, também teriam sido revogados, sem possibilidade de retorno. Qui coisa, meu povo!
Churrasco indigesto
A vereadora bela do Selmo, Chris Stuart, pediu paciência aos cargos do partido do peixinho, o PSC, que foram exonerados no dia 30 de dezembro de 2022 por sua culpa. A fala foi feita durante um baita churrasco que reuniu a alta cúpula do partido.
O que dizer?
Entre os presentes na comilança do PSC, cargos da sigla na piramidal casa do povo. E o ex-comunista-evangélico e presidente da piramidal, Marcelo Werner, aparentemente anda em silêncio. O que dizer para o povo que lhe apoiou e por suas ações ficou na rua da amargura?
Carta na manga?
É fácil dizer isso pra quem ficou na curva do rio, desempregado no final de ano, e vai passar o mês sem receber salário para pagar as contas e ir passear no nordeste. Chris foi passear no nordeste e agora não vai se preocupar com o fim do mês. Tá no nem te ligo. Será que a Chris tem alguma carta na manga pra poder sustentar essa história de que “é apenas um momento político e que vai tudo se resolver”?
Duas vezes
A vereadora, que já foi secretária municipal e traiu o governo duas vezes publicamente, ou tá blefando ou realmente tem plena certeza de que recoloca seus cargos por ter algo contra o povo do paço da Vila Operária? Chris traiu quando da primeira eleição da mesa diretora: votou contra o candidato do governo Márcio Dedé (União Brasil).
Traição
A segunda traição de Chris foi na votação do projeto do beato Beto da Terra Plana Cunha (PSDB), que aprovou apenas 5% do orçamento com possibilidade do prefeito realocar recursos sem o aval das excelências excelentíssimas. Provou que não é de confiança. Será que nessa toada de que traiu o governo duas vezes agora vai trair a oposição? Não é de duvidar...
Pecado
O PSC pexêro tem uma forte presença de integrantes da igreja Quadrangular. Pessoas que conheço e que professam a sua fé e não conduzem e nem induzem. Contudo, deve ser complicado ter um presidente igual o Fábio Rezes, o Fabinho, que na política mente adoidado. Afinal, mentira é pecado.
Azul
No dia 11 de novembro de 2022, o prefeito Paulinho Bagual (Podemos), todo prosa no seu ego exacerbado, publicou um texto com o título “Bombinhas uma das cidades mais azul do Brasil” (o correto ali seria “azuis”, mas Paulinho não tem intimidades com a língua portuguesa).
Bandeira azul
Na publicação, a informação de que Bombinhas contava com três praias Selo Bandeira Azul - um prêmio voluntário ecológico que leva em conta questões como gestão ambiental, qualidade da água, bem-estar, segurança e serviços.
“Canalhice”...
Só que a realidade é outra! “A canalhice do prefeito responsável pelo retardo das construções do sistema de tratamento de esgoto da cidade não diz aos moradores e visitantes que Bombinhas teve baixa no programa”, postou nas redes sociais a vereadora bonitona e brabona Isabela Camile, a Isa, a bela do (PSDB), indignada com o bagual, digo, com Paulinho Dalago.
Impróprio
Conforme publicação oficial do site Bandeira Azul, a praia de Mariscal não faz mais parte do programa. Após buscar informações com representantes do projeto, foi dito que Mariscal não poderá hastear a Bandeira Azul durante todo o ano de 2023.
Picaretagem, ops, proteção...
As análises de água feitas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) constaram impróprias para banho, segundo a vereadora. E pensar que Mariscal já esteve entre as praias mais limpas e desejadas do Brasil, um sinal de que a taxa da picaretagem, ops, de proteção ambiental, não tem resolvido o problema.