Marcelo Fett
Excelente escolha do governador Jorginho Mello (PL) ao atender à indicação da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) do nome do advogado Marcelo Fett pra ocupar a futura secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Critérios técnicos
O anúncio de Fett foi festejada pelos empresários do setor que veem no nome e na pasta um incremento importante no avanço tecnológico na Santa & Bela Catarina. A escolha atendeu a critérios técnicos, como amplo conhecimento do ecossistema de inovação e tecnologia em Santa Catarina, além de experiências com a gestão pública.
Experiência
Fett já foi secretário de Desenvolvimento Econômico em São José e Palhoça, além de integrar conselhos municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia na Grande Florianópolis. Marcelo também tem passagens pela iniciativa privada. Nas últimas eleições, Fett foi candidato a deputado estadual pelo MDB.
Compromissos
O futuro mandatário-mor do estado reafirmou os compromissos de campanha com a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a nomeação do indicado pela Acate. “Muitas das dificuldades que enfrentamos podem ser resolvidas com tecnologia. Um estado de vanguarda como o nosso precisa de um ecossistema de inovação cada vez mais atuante”, declarou Jorginho.
Jandir vai voltar...
O socadinho escriba conversou com o ex-homem dos galináceos e ex-prefeito Jandir Bellini (Progressistas), que alterna seus dias entre o apartamento que tem na Beira Rio e o sítio que tem na região rural da Paciência, na city pexêra. O “Jândi” garantiu ao colunista que vai voltar..., e dar uma passadinha na choupana pra deixar um saco de limões quando for a época dos cítricos. Tem que explicar bem explicadinho, porque da última vez que o ex-alcaide pexêro visitou o pançudinho escriba as suas viúvas da política ficaram alvoroçadas.
Morraria do Atalaia
A assessoria de comunicação do Instituto Itajaí Sustentável (Inis), em contato com a coluna, esclareceu que as árvores que caíram na morraria no Parque Natural Municipal do Atalaia é um fato possível de ocorrer por conta de que a média de chuvas que atingiu Itajaí neste mês foi mais do que o triplo do esperado.
Lanchonete
A assessoria do Inis garantiu que a Secretaria de Obras, logo, logo, vai retirar todas as árvores. Já com relação à colocação do contêiner, afirmam que contempla a segunda parte das obras de revitalização do parque, e que a caixa de metal será transformada em uma lanchonete para que os visitantes possam ter acesso a bebidas e alimentação, quando visitarem o local.
Especialistas
A assessoria do Inis coloca ainda que o projeto contou com o trabalho de sabichões, digo, engenheiros especialistas, e o instituto fez estudo de impacto das obras no local garantindo que nada seria feito caso fosse oferecer risco às pessoas e ao meio ambiente.
Deve estar preocupado
O vereador do Papai Noel Verde e que não gosta de capivaras, o Vanderlei Dalmolin (MDB), deve estar preocupado, porque tem tudo pra perder espaço na região que é o seu maior reduto eleitoral, a zona rural.
Zanelatto
O ex-secretário de Obras de Itajaí, o narigudo Tarcísio Zanelatto deve vir com tudo na disputa de uma cadeira na piramidal casa do povo em 2024. Podem falar de tudo do ‘taliano’, mas ele trabalha e já demonstrou isso. Enquanto Dalmolin...
Camboriú
Os dados divulgados pelo IBGE na terça-feira, demonstrando que a população da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, é de 112.167 habitantes, deixou muito político do lado de lá da BR 101 de cara.
60 a 70 mil
Esperava-se que o município tivesse entre 87 e 90 mil. Muitos ainda falam de Camboriú, apesar desse percentual a colocar como a 13ª cidade em número de habitantes na Santa & Bela Catarina. E esses mesmos políticos ainda desancam que a cidade tem estrutura pra atender só entre 60 e 70 mil.
Cidade-mãe
Ao longo destas mais de duas décadas dedilhando estas mais do que estrebuchadas linhas, o socadinho escriba sempre colocou que a Dubai brasileira, nossa Balneário Camboriú, tem uma grande dívida com a cidade-mãe.
Moradia
Enquanto Balneário Camboriú aflorou em crescimento, desenvolvimento e riqueza, Camboriú cresceu também, mas nem se compara. A capital da pedrada deu suporte e guarida, servindo da cidade-moradia, onde a maioria dos trabalhadores que ajudaram a construir a capital do turismo voltam para dormir ao final do dia.
Saneamento
Um dos graves problemas de Camboriú é a questão do saneamento básico. Apesar da concessão que assumiu a água e esgoto ter feito promessas, a cidade não conta com um metro de esgoto. Ou estou enganado?
Promessa
No primeiro mandato do prefeito pop star Fabrício (PL), da Dubai brasileira, aconteceu uma promessa de ações com o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) pra se enfrentar em conjunto o problema que afeta a capital catarinense do turismo, mas aparentemente foi apenas fogo de palha ou uma jogada pra aparecer...
Fabianinho
Consta que logo após o vereador Fabiano Olegário, o Fabianinho (PDT), retornar ao comando do legislativo, aconteceu um encontro com o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen. No dia da eleição, não se sabe porque cargas d’água o alcaide compareceu à sessão de eleição da mesa. Não sei se foi por vontade própria ou por escutar alguma voz que lhe aconselhou a ir.
Bateram de frente
Durante a eleição, o prefeito entre outros chegaram a se estranhar e o alcaide não se sentiu bem e foi embora. Tudo por conta da sua inabilidade e falta de articulação com o legislativo. Escolheram ainda Josué Pereira (MDB) pra ser o candidato do governo, sendo que o próprio governo nunca deu bola para o parlamentar que era, inclusive, humilhado pelo governo.
Cobras & lagartos
Mas voltemos ao encontro do Elcio e Fabianinho. O prefeito teria falado cobras & lagartos, dando inclusive esporro no agora presidente. Elcio tens uns rompantes de nervosinho e costuma desancar no lombo de quem lhe cerca. Contudo, teve que segurar, porque vai precisar e muito de Fabiano nos seus dois últimos anos de mandato.
Cabeça inchada
Já Josué ainda não se recuperou do baque. Poderia ter sido o candidato da oposição e hoje seria o presidente eleito da câmara de Camboriú. Dizem que a cabeça ainda não desinchou pela derrota e que estaria arrependido. Quando a cabeça não pensa, o corpo padece, já dizia minha saudosa avó.
Queimando
Há quem diga que a mídia nacional tentou queimar o filme da praia alargada mais bonita do mundo. Não acredito que é a mídia, mas outros interesses por motivação obviamente política, e a Dubai brasileira mostra porque pode ostentar esse título.
Lotados
A fila de ônibus para entrar na rodoviária é uma loucura e nem as constantes chuvas que vira e mexe inundam a região foram capazes de afastar o público da capital catarinense do turismo. Os hotéis, restaurantes, as ruas, estão lotados.
Única
A Dubai Maravilha está linda e pra quem gosta de agito tem programa 24h, a cidade não descansa e é um exemplo nacional de hotelaria e hospitalidade. Um vídeo institucional da prefeitura está rolando nas redes e grupos para tentar desconstruir a ideia de que a cidade foi arrasada pelo temporal e que a praia nunca mais vai voltar a ser a mesma depois dessa chuva.
Dois milhões
Aqui em especial nesta campanha chamando para verão, foi um contraponto importante e a expectativa é que mais de dois milhões de pessoas passem pela city durante a temporada. O trabalho para limpeza da cidade não foi pouco e ainda está em pleno vapor para deixar a city em ordem para receber essa leva de gente que não para de chegar na praia alagada, digo, alargada mais linda do planeta.
Fake do covid-19?
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro foi para as redes sociais pra falar sobre o exagero de atestados no Recursos Humanos da prefa por conta da covid-19, Clésio lascou que muitos alegam que tiveram contato com quem testou positivo e vão no médico que lhes dá um atestado. E, afirmou que sabe que tem muitas empresas, também com esse problema.
Médico da rede
Clésio avisou que tem que ir em uma unidade de saúde e passar pelo médico da rede pública. “Pra vir trabalhar não pode, mas pra ir pra balada, pra passear com a família e amigos, pode. A partir de agora, vai ter que ser assim”, avisou. Será que na nossa região tá acontecendo a mesma coisa?