JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Presidente da Unimed é lembrado para comandar a prefa
O presidente da Unimed Litoral, Umberto D’Avila, é um dos nomes lembrados pra 2024
Volnei voltou!
O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), voltou ao comando da prefa pexêra nesta terça. Sem alarde, o chefe do executivo reassumiu os trabalhos após dois meses de licença médica e já iniciou seu expediente pela manhã.
Corpo “berrou”
Após seis anos de muito trabalho e sem tirar férias, liderando o combate à pandemia de coronavírus na cidade e enfrentando um pleito eleitoral pra lá de desgastante, o corpo “berrou” e Volnei precisou cuidar da saúde.
Boa recuperação
O chefe da city pexêra foi diagnosticado com estresse pós-traumático e também passou por uma cirurgia na próstata. Felizmente, todos os procedimentos médicos foram bem sucedidos e, após dois meses afastado, Volnei retoma os trabalhos e promete fazer isso de forma gradativa.
Deixar legado
O prefeito, que poderá encerrar sua carreira política ao final de 2024, quando estará com 74 anos de idade, tem comandado inúmeras obras e projetos que estão transformando Itajaí, e pretende deixar um legado pro povo itajaiense.
Saúde e sucesso
Desejo muita saúde e sucesso a Volnei nesse seu retorno. Foi eleito pelo povo para governar Itajaí pela terceira vez e merece encerrar bem o seu mandato, fato que só trará benefícios à cidade.
Aos poucos
Todos sabem que o prefeito pexêro é extremamente trabalhador, chega às 7h da manhã, mesmo a prefa só abrindo às 13h, e é o último a ir embora, já de noite. Mas nesse retorno é bom pegar leve, ir aumentando a carga de trabalho aos poucos. Vai com calma, até ficar 100%.
Da Unimed...
...pra prefeitura. Desse jeito que o véio ranzinza do Pai Atanásio chegou chegando pra anunciar o queridinho da semana que pode representar o PIB econômico e intelectual da city na disputa pelo paço da Vila Operária.
Gabaritados
Na verdade, se um nome dos gabaritados por Pai Atanásio aceitar o desafio, com os currículos que eles têm, nem deve haver disputa e sim um reconhecimento da cidade e a unção ao cargo de prefeito da city pexêra.
Umberto D’Avila
O pica das galáxias da vez é o médico urologista, um dos fundadores da Unimed Litoral e seu presidente há cerca de quatro anos, Umberto D’Avila. E não foi por acaso ou achismo que Pai Atanásio assoprou nos zovidos deste socadinho o nome. Além do véio, alguns leitores da coluna também cravaram que Umberto tem um perfil que se encaixa como uma luva para representar o PIB itajaiense na próxima eleição.
Áudios famosos
No auge da pandemia de covid-19, os áudios do Dr. Umberto fazendo um panorama geral da situação viralizaram em todos os zapzaps da city. Pode ser que o eleitor não vá se lembrar disso em 2024, mas a paciência do doutor, o conhecimento demonstrado e a noção de coletividade fizeram com que muitos esperassem o que o presidente da Unimed Litoral tinha a dizer sobre o assunto, mesmo quem não tinha plano de saúde.
Conhece o SUS
Além da trajetória na cooperativa dos médicos, Umberto D’Avila foi por décadas médico do SUS, conhece os dois lados do sistema de saúde, o público e o privado, e esta simbiose pode fazer com que a cidade siga no comando de um médico gestor, com ganhos de qualidade pro povão que depende dos serviços públicos. Segundo os linguarudos, Umberto nutre uma boa relação com o barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Gestor
Além de referência como médico, a administração moderna que Umberto implantou na Unimed Litoral o credencia também para o papel de gestor qualificado que Itajaí precisa para superar o fim das eras Volnei-Jandir.
Referência
A Unimed Litoral está com um baita hospital em construção na city, além de ter em Balneário Camboriú uma unidade hospitalar de referência nacional. Não é fácil ser ótimo na exigente Dubai Brasileira.
Grandeza
De Barra Velha a Bombinhas, a Unimed Litoral atende cerca de 75 mil pessoas e administra milhares de cooperados e colaboradores. Se fosse uma cidade da região, a Unimed Litoral seria uma das maiores citys. Mais dois pontos que pesam a favor de Umberto, o conhecimento regional e a administração em grande escala. Só resta saber se ele topa essa missão. Itajaí ganharia muito.
Ficou fulo
O prefeito de São João Batista, Pedro Ramos, o Pedroca, se exaltou com o governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos), em reunião com a Defesa Civil estadual e nacional e com a presença do senador, o turco-careca Esperidião Amin (Progressistas), e os deputados federais Angela Amin (Progressistas), Darci de Mattos (PSD) e a deputada estadual bonitona Paulinha da Silva (Podemos).
Debaixo d’água
A cidade de São João Batista, considerada um dos maiores polos calçadistas do país, foi o município mais atingido na Santa & Sofrida Catarina nas cheias dos últimos dias. A cidade praticamente ficou debaixo d’água e ainda enfrenta sérios problemas.
Aquiles e Nilza
Pedroca estava desgostoso com a demora e a dificuldade de ações do estado no enfrentamento da tragédia e citou dois “amigos” da cidade: o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), que disponibilizou mais de 20 máquinas do município e 60 servidores, e a prefeita de Itapema, Nilza Simas (PSD), que mandou mais de 30 máquinas pra ajudar, “debaixo de chuva”, frisou.
Abandonou a reunião
O prefeito se exaltou com o “sistema” e o que ele poderia dizer à população da cidade do que seria feito pelo governo do estado e Defesa Civil estadual e federal, sendo que o turco Amin tentou acalmá-lo. “Estou com 40 mil pessoas debaixo d’água”, falou em alto e bom som o prefeito Pedroca, antes de abandonar a reunião.
Pra ontem
Lamentável esta reunião onde o prefeito, vivendo uma baita pressão, inclusive de cunho pessoal por conta de que as águas também lhe afetaram, mas muito mais preocupado com a população que foi atingida, estava escutando promessas pra algo que era pra ontem. Quem já passou por uma enchente sabe muito bem o sofrimento da água quando toma tudo e, quando baixa, também...
Liderança
O prefeito de Penha e presidente da Amfri, Aquiles da Costa, tem se mostrado uma liderança regional, sempre disposto a arregaçar as mangas e agir. As cidades de Itajaí, Navegantes e Balneário Piçarras também se solidarizaram e mandaram caminhões-pipa pra ajudar na limpeza.
Espírito público
Aquiles demonstrou espírito público e de solidariedade. Não pestanejou em colocar maquinário e servidores de Penha em prol do flagelo que se abateu sobre São João Batista. Igualmente a prefeita bonitona de Itapema, Nilza Simas. Parabéns a ambos!
Subsídio dos busões
O pagamento de subsídio pra manter o transporte público também deverá ser realidade em Balneário Camboriú. A empresa PG Tur pede R$ 800 mil por mês à prefa pra manter oito linhas em funcionamento na cidade.
Mais de 30
O valor é um pouco menor do que Itajaí paga pra manter mais de 30 linhas com a Transpiedade, fato que sempre foi criticado por vereadores da cidade que nada entendem de transporte público e adoram fazer sensacionalismo.
Não é rentável
O fato é que nos dias atuais o transporte público não é mais rentável pros empresários do ramo na maioria das cidades. Subsidiar o serviço ou até mesmo realizá-lo é fundamental para as administrações públicas conseguirem disponibilizar esse tipo de transporte à comunidade. O resto é berro de político que só sabe criticar.
Abandono
Durante o dia, uns 20 gatos pingados permanecem em frente à sede da Marinha do Brasil na city pexêra. Parece um lugar abandonado. Em cima de calçadas públicas e do estacionamento público, porque a prefa de Itajaí não age. Nem a Polícia Civil e nem a Militar, e muito menos o Ministério Público. A ordem do procurador-geral do MP aparentemente foi pra não cumprir...
Golpistas
A partir das 18h começa o ajuntamento dos que atentam contra a democracia, o estado democrático de direito, a Constituição e as eleições. Ali já está mais do que tipificado os crimes de desobediência, apropriação de patrimônio público e o crime de competência da dona Justa Federal, que são os atos contra a democracia.
Associação criminosa?
E tem ainda a manifestação de leitores que descascam que o que acontece ali é uma associação criminosa, pois se constituem numa verdadeira quadrilha e são fomentados por outros que se escondem para atentar contra o estado de direito. Credoemcruz!
Confessam...
E esses leitores e leitoras da coluna alertam que tem quem confesse seus crimes em canais no Youtube que transmitem tal situação ao vivo, declarando que estavam na manifestação que trancou rodovias e depois foram ali pra frente da Marinha.
Destruir
Para leitores da coluna, não temos mais quem nos socorra. E o país caminha para o abismo. Ninguém mais se entende e, exceto o futebol, tudo nos distancia mutuamente. Ninguém mais defende suas ideias, ideais, ponto de vista. A grande preocupação é destruir quem pensa diferente. Pouco importa que esse adversário tenha razão, analisam.
Trabalhar
O que se espera é que o novo governo consiga promover união, convergência. Trabalhe pra esse resgate e promova igualdade, justiça social, crescimento econômico, emprego e renda. E que tenha, também, oposição. A eleição acabou, agora é bola pra frente e arregaçar as mangas e trabalhar que do céu só sol e chuva.