Vergonha na política
A terça foi movimentada lá pros lados da Ressacada, onde mora a vereadora Chris Stuart (PSC). De manhã cedinho a Polícia Civil baixou na casa da bonitona com mandado de busca em mãos. Os policiais estavam atrás de um aparelho celular que pertence ao marido da vereadora, o policial Selmo. Logo cedo o caso virou notícia.
Rastreando
Segundo as investigações, dois aparelhos rastreadores estavam conectados ao celular do policial civil. Esses dispositivos foram implantados de forma ilegal nos carros particulares de uma assessora do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e do barbudinho Thiago Morastoni (Podemos).
Tinha avisado
O caso foi noticiado pelo DIARINHO quando o próprio Thiago disse que havia descoberto o rastreador e comunicado o fato à polícia. Vixi! Mas a coisa toda só tomou corpo nesta terça, quando a polícia bateu na casa da vereadora e do policial para apreender o celular. A investigação sobre o caso segue.
Se perdeu
A vereadora lançou nota tentando se vitimizar, dizendo ser alvo de “perseguição política”. Mas o estranho é que quem estava sendo perseguido era o ex-barbudinho e a assessora da prefeitura com táticas da máfia. Coço o cocuruto pensando aqui o que leva uma pessoa a implantar um rastreador no carro de outra que é colega de legislativo da sua esposa? É uma situação baixa demais, que precisa ser muito bem investigada e extinta da política, em caso de comprovação.
Estranho demais
Rastrear um pré-candidato a deputado estadual na época eleitoral é novidade pra mim. Chego a pensar se queriam armar alguma emboscada pro ex-barbudinho ou se queriam descobrir onde ele fez a barba.
“Mesmo lado”
Se era isso, o mais fácil seria perguntar, já que durante a pré-campanha o policial, a vereadora e Thiago se encontraram reiteradas vezes em eventos e outras solenidades e estariam do mesmo lado. Imagina se não tivessem...
Será que será?
Foram até bem parceiros, já que Thiago fazia dobradinha com o candidato do PSC a federal, o vereador e presidente da piramidal casa do povo, Marcelo Werner. E este, será que sabia dos rastreadores ilegais? Eu duvido!
E agora?
Ao que tudo indica, o jeito vai ser culpar o marido da vereadora para tentar fazer com que outros supostos envolvidos saiam ilesos. Se é que vai dar. Vamos ver o que a polícia vai achar! Há quem garanta que tem mais rastreados... Será?
Política suja
Mas fato é que este socadinho escriba, que já viu muita coisa nessa vida, nunca tinha visto algo sequer parecido. Ao que tudo indica, é a política dando sinais de que sempre pode se superar, infelizmente para o mal.
Colombo se aquecendo
Poucos dias após o segundo turno deste ano a coluna deste temente ao Altíssimo contou que os linguarudos de plantão (oh, raça!) estavam dizendo que o ex-governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), estava se aquecendo pra entrar em campo no lugar do senador eleito Jorge Seif, o tilápia zero seis (PL).
Problemas sem fim
E os problemas, segundo os bocudos bem informados, não estariam apenas na prestação de contas que não bate, e nem em supostas dívidas que não teriam sido ou não estariam sendo honradas, deixando credores pra lá de nervosos, mas em alguns pagamentos já realizados e a forma como foram feitas as comprovações.
Dor de cabeça
Tal situação teria deixado azucrinado o seu coordenador de campanha, ele mesmo, o pop star Fabrício Oliveira (ex-PV, PSDB, PSB, Podemos, e agora PL, sabe Deus, literalmente, até quando...). Afinal, Fabrício deixou a sua cadeira de prefeito de lado pra tocar a campanha de Seif. Fez muito mais pelo Tilápia do que fez em apoio ao seu vice mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL), que se elegeu deputado estadual.
Havan
E agora o que ressurge é que supostamente o então candidato Jorge Seif teria sido beneficiado diretamente pela gigante Havan. Advogados do PSD estão indo pra dona Justa eleitoral alegando que houve abuso de poder econômico no uso da estrutura da empresa do véio da Havan Luciano Hang. Só porque o véio da Havan andava pra cima e pra baixo com o tilápia até no seu helicóptero? Bando de invejosos!
Mais e menos
O empresário é o maior doador da campanha de Seif. Hang doou R$ 380 mil, ou seja, 11,48% do que o candidato arrecadou. O maior doador é a direção nacional do Partido Liberal, que espirrou a maior fatia dos recursos da campanha, cerca de 60,41%, com R$ 2 milhões. A título de curiosidade, o menor doador de Seif doou apenas um real. Desprendimento...
Se...
Os advogados do PSD e de Colombo questionam o uso da estrutura da empresa, o jatinho, e até a comunicação da rede de lojonas de departamento na campanha pro senado mais rica que Santa Catarina já viu. Se tal argumento prevalecer e houver provas, existe a possibilidade de que Jorge Seif não assuma a cadeira estofadinha do Senado da República. Particularmente não sei se isso prospera. Acho que dá em nada.
Briga de cachorro grande
O ex-governador com cara de padreco, Raimundo Colombo, está em Lages e tem se mantido silencioso, mas enxerga possibilidade e o seu partido, o PSD, ainda mais. O que está em jogo não é apenas mais um senador, mas a possibilidade de contrabalancear com a bancada do PL, que terá 14 senadores. A segunda bancada é do PSD, com 11.
Maldade
bem Os maldosos de plantão lascam que o prefeito pop star e viajante Fabrício Oliveira não foi lá pra Abu Dhabi apenas pra acompanhar o campeonato de jiu-jitsu, mas também porque queria estar bem longe da Parada da Diversidade. Conservador, terrivelmente evangélico, teria escutado dos seus gurus e pastores: já que não tem mais condições de brecar, pelo menos “fique longe”. Ah, para né, quem vai acreditar nisso? Não pode um prefeito jogar fora tanto capital político apenas porque é intolerante...
Importante
Agora percebo como foi importante a ausência do prefeito Fabrício do cargo (ele já voltou a assumir?). O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Gelson Merisio, digo, Rodrigues (Cidadania), assumiu mais de uma vez e fez muito mais do que o titular. Gelson é uma espécie de esquerda de direita. Existe isso? Sim, o Cidadania é de esquerda, mas Gelson estendeu mão em apoio à direita porque em Balneário Camboriú isso é questão de sobrevivência.
Família
Projeto que tramita no Legislativo e foi assinado pelo então prefeito interino Gelson Rodrigues pretende mudar a nomenclatura da Secretaria de Inclusão Social e Desenvolvimento Urbano para Secretaria da Família, Desenvolvimento e Inclusão Social. Espero que seja pra melhorar e não apenas pela onda conservadora que acha bonito botar “família” no nome da pasta. O que muda de prático?
Confete
Na verdade, é uma ironia. Onde já se viu fazer projeto, mobilizar sessão, pra um projeto de prefeito interino mudar o nome de uma secretaria? Eu teria vergonha de tal disparate. Será que não perceberam que não é carnaval pra jogarem confete?
Onde será que vive?
Será que o vice-presidente da casa do povo da praia alargada não sabe que existem demandas mais importantes e que necessitam de uma maior atenção das excelências excelentíssimas que vivem no Legislativo?
Voltando...
O ex-presidente do PSDB da Dubai brasileira, Marcelo Lazzaropi, ops, Lazzaroni, estaria prestes a assumir uma sigla forte na cidade da praia alargada. Há quem garanta que muitos irão torcer o nariz pra tal situação. Hummmm...
Pra cima
O Ministério Público foi pra cima da Vigilância Sanitária de Itajaí com relação ao Mercado do Peixe. O MP quer saber sobre as questões sanitárias do local. Tem problema sério de esgoto, entre outros quesitos sanitários.
Boxes de escamosos
O MP também está questionando sobre o prédio, sugerindo que seja derrubado ou que se proceda uma baita reforma. Outros questionamentos do Ministério Público são relacionados aos boxes de peixe.
Quem?
Quem são os proprietários e se existe concessão? No tempo do prefeito alemão Arnaldo Schimdt (MDB) foi feita uma concessão e não podiam vender, transferir, o que não teria sido respeitado nos anos seguintes. No governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (Progressistas), teria sido realizada uma licitação pra botar a casa em ordem.
Licitação
A Associação dos Boxistas teria brecado, ganhando uma liminar. Há quem garanta que a liminar caiu e por isso o MP pede ações por parte da prefa pexêra. É preciso derrubar o prédio e fazer outro que poderia demonstrar a pujança da capital nacional da pesca e fazer uma licitação com regras pra ocupação do local. Não é possível que vários boxes estejam nas mãos de poucos. Não é correto.
Patrick não é aquele Patrick
O presidente do Patriota pexêro e ex-candidato a deputado federal, Patrick Dauer, em contato com o socadinho escriba, diz que seu partido e ele não tem nada a ver com o Carlos Patrick que se coloca como uma das lideranças dos arruaceiros, digo, golpistas, ops, manifestantes, que se perfilam em frente à sede da Marinha do Brasil, atrás do Mercado de Peixe e Mercado Público em Itajaí.
Apoia
Patrick esclarece porque já vieram lhe questionar e ele quer deixar bem claro de que não tem nada a ver com o Carlos Patrick, que quando era cargo comissionado na prefa surrupiou uma caranga pública, foi preso em Balneário Camboriú e responde processo pelo crime. Isso que Patrick, o Dauer, também apoia a manifestação antidemocrática que acontece no local. Esclarecido?
Invalidar votos
O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, apresentou um requerimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através de um relatório sem provas, pra tentar invalidar votos em urnas eletrônicas. Alegam mau funcionamento das urnas.
Fantasia
Algo sem pé e nem cabeça. Afinal, as urnas foram utilizadas no primeiro e segundo turno e o partido elegeu a maior bancada do Congresso Nacional. Será que deputados e senadores do PL querem discutir os seus próprios votos? Não, né! Querem fazer a jogada discutindo apenas o segundo turno? E o primeiro tá tudo certo... te cuida Jorginho Mello, pois o teu partido tá querendo te derrubar.
Choraminga
O presidente Jair Bolsonaro foi eleito em 2018 e o resultado foi respeitado. Agora, Bolsonaro choraminga e não aceita a derrota. Será que eleitos do PL desejam que seus votos sejam anulados? Duvido e não tem como.
Tás tolo?
É triste essa situação de quererem mudar a eleição fora do voto, com alegações fantasiosas. Os votos das urnas do primeiro turno, que elegeram candidatos do PL, tudo certo. Os votos do segundo turno, das mesmas urnas, têm que anular. Esse tipo de situação só dá gás pra insanos que não aceitam o resultado do pleito. Um descalabro.
Terrorismo?
Não dá pra entender o que anda acontecendo. O que será que esse pessoal das manifestações quer? Implantar o terrorismo no país? Porque, se não cuidar, é o que pode acontecer. Vamos respeitar a Constituição, o estado democrático de direito, a democracia.
Eleições
Querem uma convulsão social? Provocar o caos no país? Isso não é patriotismo. Muitos têm sido levados ao ridículo. Daqui quatro anos tem eleição novamente e todos poderão fazer suas escolhas, votando.
Oposição
O que é preciso e necessário é que se tenha oposição ao governo do futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Oposição é importante, inclusive para o governo e pra todos. Fora disso, o que vem acontecendo é a insanidade de querer subverter as regras do jogo. Tem que repetir: ganhou a eleição, assume. Perdeu, sai. Simples assim. E vamos trabalhar, ir à luta. É por aí.