Segundo turno
A coluna, por conta do horário de fechamento do impresso, não conseguiu acompanhar e comentar o resultado das eleições. Mas a sinalização é de que teremos um segundo turno pra presidência da República e também no Estado. Durante essa semana irei discorrer sobre os resultados do pleito.
Busca do voto
Com o segundo turno em Santa Catarina, as forças que disputavam a principal cadeira do palácio da Agronômica devem se agrupar, ou não? Como explicar ao eleitor a disputa acirrada entre os bolsonaristas o evangélico-maçom Jorginho Mello (PL) e o turco-careca Esperidião Amin (Progressistas)? Ah fez parte da eleição...
Ouriçados
A campanha eleitoral nem tinha findado e personagens da política de Itajaí já anunciaram nos sensíveis zovidos do pançudinho e desasado escriba o desejo de serem candidatos à vereador na eleição de 2024. Muita gente nova que nunca disputou e vários cabos eleitorais de excelências excelentíssimas que estão com os glúteos nas estofadas cadeiras da piramidal. Hummmm...
Primeira vez...
O ex-presidente do Progressistas e ex-secretário de Obras, o narigudo Tarcísio Zanelatto, demonstrou que pretende pela primeira vez ser candidato a vereador. O Maninho do projeto social, Ombro Amigo, também, declarou que pretende disputar uma cadeira pela primeira vez. Hummmm...
Voltar
E tem quem já ocupou a cadeira de vereador na piramidal que sinalizou que pretende disputar a eleição ao legislativo que é o entisicado Fernando Pegorini (PSD) que sinalizou que pretende estar no pleito de 2024.
Barca
Os leitores do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, estão ansiosos pra avistar a tradicional barca do DIARINHO que leva os perdedores da eleição pra afundar em alto mar e deixa no píer pexêro aqueles que lograram êxito nas urnas. Como sempre será imperdível. Aguardem...
Boca de urna
O candidato a deputado federal e ex-vereador, Clayton Batschauer (Podemos), cometeu crime eleitoral na domingo de eleição. O engomadinho, na caruda, mesmo sabendo que é vetado mandar mensagem em grupo de transmissão, encaminhou pedincho de votos. Só era permitido até sábado. Cometeu crime eleitoral ao fazer boca de urna online...
Lamentável
Absurdo o que aconteceu no comitê do então candidato a deputado federal, Osvaldo da Mancha Branca Mafra, do Solidariedade, envolvendo o assessor do também candidato a deputado estadual Osmar Teixeira, o Sancho Pança, o Felipe Fernandez, o Foguetinho, com acusação de suposta agressão à mulher do Mafra...
Só na piramidal
Uma ex excelência excelentíssima da piramidal casa do povo, ao saber do fato, lascou que só em Itajaí, um vereador tem o Felipinho de assessor. Pra quem não se alembra, o Felipe Foguetinho foi assessor do ex-vereador Rafa da Padaria (sem partido?) e fez o vereador ir pra tribuna falar da Nasa, entre outras situações. Mais atrapalha do que ajuda, debulha o ex-parlamentar...
Brigaçada
Osvaldo Mafra e Osmar Teixeira estão em rota de colisão. Mafra esvaziou a nominata à estadual prejudicando Osmar que por sua vez, revidou não apoiando Mafra. Foi chumbo trocado.
Não foi
Durante o dia circulou nos grupos de zapzap que a candidata à deputada estadual a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), teria sido presa, o que não aconteceu. A galega estava conversando com policiais militares e o vídeo foi compartilhado com a informação mentirosa.
Demora
Muita reclamação de que em várias seções eleitorais a demora foi de mais de uma hora e meia. Em muitos locais, teve eleitor que ficou sacudo e deixou a fila sem exercer o seu direito democrático do sufrágio em seus candidatos.
Nem pra vereador
Durante a semana o socadinho e desasado escriba vai comentar sobre a pá de candidatos a deputado estadual e federal que se lançaram no mar das desilusões eleitorais apenas pra receber o fundo eleitoral e, outros mirando as eleições municipais de 2024...
Anões
As urnas vão demonstrar um dos maiores absurdos dessa eleição que foi o lançamento de cinco anões, digo, candidatos do Patriotas na disputa de uma cadeira na leleia. Candidatos sem chance nenhuma que acabam atrapalhando o pleito e que serviram pra alavancar a candidatura de Patrick Dauer.
Branca de neve, ops...
O que motivou cinco candidatos a deputado estadual a servirem de apoio à candidatura à federal do presidente do Patriotas, a branca de neve, ops, Patrick Dauer, que acabou em muitos momentos deixando os anões ao Deus dará e se abraçando com outros postulantes.
Triste
O triste vai ser alguns políticos paroquiais que venderam sonhos de verão pra candidatos forasteiros que tinham possibilidade de alavancarem votos nas urnas e morreram na praia. Agora tem que explicar a mixaria de votos que angariaram.
Mesmo
A performance do candidato Décio Lima (PT) nas urnas impressionou em um estado fortemente de direita. Pra alguns tem o dedo do publicitário do vermelhinho que é o mesmo do candidato à reeleição ao governo do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). O publicitário, Paulo Vasconcelos, trabalhou pra reeleger um candidato bolsonarista e outro que é lulista.
Hilda
Partidários brizolistas pexêros demonstraram insatisfação com a performance do candidato a presidente Ciro Gomes. Que entrou com a possibilidade de ficar no mínimo em terceiro lugar na eleição e por tudo que protagonizou saiu bem menor do que entrou.
De mal a pior?
O hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen sempre vivenciou crises. Um dos maiores nosocômios do estado, atende toda a região e não tem a contrapartida das citys da região da Amfri. A prefeitada manda os doentes de ambulância ou as próprias pessoas por conta própria batem na porta do Marieta.
Defasada
A saúde todo mundo sabe que precisa de recursos. Que muitas vezes são insuficientes e, tem ainda a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) que está sempre defasada o que acaba de gerar um déficit nas instituições hospitalares.
Gestão
Acontece que a crise que o hospital Marieta enfrenta pelo que se escuta de profissionais ligados à instituição (que por motivos mais do que óbvios não querem se identificar) não seria apenas por conta de dificuldades financeiras. O problema seria de gestão.
40 milhões
Os nossos amados heróis legislativos aprovaram em regime de urgência a transferência de mais de 40 milhões de reales para que o Fundo Municipal de Saúde de Itajaí possa bancar o custeio de serviços de saúde bancados pelo município e 10 milhões seriam repassados ao hospital Marieta pra colaborar em várias frentes que vão de cirurgias, exames, atendimentos, etc.
Não resolve
Há quem diga que apesar do aporte financeiro pra ajudar no custeio do hospital, o rombo é estratosférico e, mensalmente, tem um déficit que se acumula. As freiras, que mantém o comando do hospital com mão de ferro, não estariam conseguindo gerir o hospital. De uns anos prá cá, tem sido mais célere por parte da organização religiosa a troca das administradoras. Seria um sinal?
Médicos no ora veja
E ainda circula nos bastidores que os salários dos médicos que prestam serviço na instituição hospitalar estariam atrasados. Isso está refletindo no atendimento do povão, com poucos profissionais o que gera longas horas de espera e prestação de serviços precários.
Atrapalhada
Ainda conforme as fontes da coluna, o que se comenta é que a antiga administração teria deixado um monte de contas penduradas e que a freira que assumiu seria pra lá de atrapalhada. Sério? Com isso, quem acaba pagando a conta é o povão que necessita de atendimento.