Recorde
A proibição das coligações proporcionais, obrigando os partidos a lançarem chapas completas, deixou a piramidal pexêra bater um recorde histórico, com seis suplentes sentados na maciez da cadeira ao mesmo tempo. Não me lembro de tantos suplentes no exercício dos mandatos.
Bancada de Suplentes
A bancada do PSC, por exemplo, está composta por dois suplentes. O Diovane Anacleto e o Rubens Pacheco assumiram os mandatos nas licenças da bela do Selmo, a Chris Stuart, e do presidente Marcelo Werner. Chris desistiu da candidatura ao Senado, mas Werner segue firme na empreitada de deputado federal.
Cancelado
As prefas de Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú cancelaram os desfiles cívicos. O motivo do cancelamento foi a previsão de chuva para o feriado nacional da Independência.
Previsão
Segundo informações da Defesa Civil de Itajaí, novas áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão avançam pelo litoral norte de Santa Catarina nas próximas horas, mantendo as condições de tempo instáveis na região. A previsão de chuva prossegue no feriado com tendência de algumas pancadas de intensidade moderada a forte.
Dia D
No final das contas, sendo ou não por conta da precipitação pluviométrica, a grande verdade é que as manifestações em decorrência da nossa independência podem ou poderiam tomar proporções inimagináveis com as eleições correndo. Lógico que espero e, acredito que todas sejam ordeiros...
Maciez
Também se deleitam com a proximidade do poder o Júnior da Vila (PL), que entrou no lugar do Fábio Negão (PL), o Rafael Orthmann (PDT), no lugar da Hilda Deola (PDT), a acelerada Aline Aranha (União Brasil), no lugar do Márcio Dedé (União Brasil) e a Célia Filha do Elói (MDB), no lugar do barbudinho júnior Thiago Morastoni (Podemos).
Ana e Cleonice
A candidata a deputada federal Ana Paula Lima (PT) e a Cleonice Comunello, que tá na disputa à estadual, acompanhadas da Persy Seemund e do Lucas Lima, visitaram o socadinho escriba. Eles estarão na Gororoba.
Campanha
Ana Paula e Cleonice conversaram com o desasado escriba e falaram sobre a campanha e a oportunidade de chegar em todos os cantos e recantos do estado levando suas propostas pra que tenhamos representantes na leleia e na câmara federal.
Suplentes
A primeira sessão do mês da casa do povo da Maravilha, nesta terça-feira (6/9), iniciou com a posse de dois suplentes do MDB, que atuam no lugar de vereadores do partido que pediram licença de 30 dias a partir de 1º de setembro, para tratar de assuntos particulares.
Posse
Magali Nunes Ignácio, a Delegada Magali (2ª suplente do MDB), ocupa a cadeira de Marcelo Achutti, e João Koedderman (3º suplente) está na vaga de Elizeu Pereira. Ambos os suplentes entregaram os diplomas expedidos pela Justiça Eleitoral e as declarações públicas de bens à Mesa Diretora e assinaram o livro de posse.
João Gelo
João Koedderman, filho do ex vereador Dão Koedderman, também prestou o termo de compromisso e fez seu pronunciamento assumindo o mandato. Delegada Magali não precisou prestar compromisso porque já exerceu a vereança anteriormente nesta legislatura, entre fevereiro e março deste ano, por 30 dias, na cadeira de Nilson Probst (MDB).
Prorrogação
No início da sessão, também foi lido ofício do vereador Victor Forte (PL) solicitando prorrogação de licença por mais 30 dias, a partir do dia 2/9. Desta forma, o vereador suplente Dudu Mafra (PL) continua na vaga do titular licenciado. Com a posse dos suplentes, a casa do povo tem sete parlamentares renovando a legislatura e a represetatividade.
Na Fenarreco
No lançamento da Fenarreco, na capital do tecido e do marreco assado, em Brusque, quem esteve prestigiando foi o candidato ao senado Jorge Seif (PL).
Na Net
Seif, acompanhado de seu primeiro suplente, Hermes Klann, e do coordenador de sua campanha, o prefeito da Dubai brasileira, Fabrício Oliveira (Podemos), recebeu apoio incondicional do prefeito Ari e de Luciano Hang. Ambos têm utilizado a internet para fazer campanha ao candidato do presidente Bolsonaro na Santa & Bela Catarina.
Apoio
O prefeito do outro lado da vala, em Navega City, Liba Top, ops, Fronza (União Brasil), já escolheu seu candidato ao Senado. Liba está devotando apoio à candidatura de Jorge Seif do PL, pra estar em Brasília em 2023. Hummmm...
Desistiu
Os linguarudos de plantão lascam que a vereadora Andréia de Souza (PMDB), de Camboriú, desistiu da candidatura à leleia catarinense por causa das tretas com a dona justa. Segundo os fofoqueiros, manter a candidatura custaria um preço muito alto, desgastando a imagem já que os opositores colocariam as tretas com a justiça embaixo de uma lente de aumento.
Quem é Carlos Chiodini?
O deputado federal Carlos Chiodini (MDB), acompanhado do presidente do manda-brasa na city pexêra, Wilson Rebelinho Júnior, o vereador Bruno da Saúde, procurador da prefa pexêra, Gaspar Laus, Robson da Codetran, entre outros visitaram a choupana pra marcar presença na Gororoba
Caminhada
Chiodini é deputado federal, empresário e gestor público, já foi deputado estadual, secretário de Desenvolvimento Econômico e diretor do Porto de São Francisco do Sul, até chegar em Brasília, na câmara federal.
Representante
Em 2021, Chiodini foi o único representante de SC à frente de uma Comissão, a de Viação e Transportes (CVT). Neste ano também tem o desafio de ser a voz dos catarinenses como membro titular da Comissão Mista de Orçamento, que discute e aprova os rumos do orçamento público da União.
O que ele fez por Itajaí?
Como presidente da Comissão de Viação e Transportes, Chiodini se debruçou em questões importantes para a infraestrutura. É um intermediador do Porto de Itajaí na discussão sobre o andamento da proposta do Governo Federal de desestatização do Porto, acompanhou de perto o edital de licitação do aeroporto de Navegantes, além de intermediar importantes reuniões nos Ministérios na capital federal.