Via Streaming
Por Via Streaming -
“Ó Pai Ó”
Com um título que faz referência à popular gíria baiana, “Ó Pai, Ó” é um filme brasileiro que foi lançado em 2008 e cujo roteiro é inspirado na peça de Márcio Meirelles. Assim como a obra teatral, o longa aproveitou alguns intérpretes do grupo Olodum para integrar o seu elenco, que conta com nomes bastante conhecidos dos telespectadores brasileiros, como Lázaro Ramos, Dira Paes, Wagner Moura e Vera Holtz. Para embalar a história com muita música, Caetano Veloso e Davi Moraes ficaram responsáveis pela trilha sonora do filme dirigido por Monique Gardenberg. A comédia musical se encontra disponível para assinantes no Globoplay.
No centro histórico do Pelourinho, em Salvador/Bahia, o filme se volta para o conjunto de moradores de um cortiço que tem em comum a paixão pelo Carnaval, a antipatia pela síndica evangélica e a luta pelo pão de cada dia. Apesar disso, cada um dos 12 personagens principais é muito diferente um do outro, o que traz uma dinâmica muito interessante para a narrativa, uma vez que ela se apoia nas relações (quase sempre caóticas) que são formadas pelos próprios personagens. A história começa às vésperas do Carnaval e, enquanto os moradores se animam para os dias de festa, a síndica decide cortar a água daqueles que não pagarem o aluguel.
Porém, conforme os dias vão passando, o cortiço vai se dividir entre momentos de grandes conflitos, mas também com episódios de solidariedade, quase que como em uma grande família. Ao mesmo tempo, os moradores vão se meter em diversas confusões, como as de Roque em busca do seu sonho de ser cantor e de conquistar a garota de programa pela qual está apaixonado, as de Boca ao se envolver com o tráfico de drogas e as de Seu Jerônimo em sua empreitada para aumentar a segurança de sua loja. Apesar dos personagens serem repletos de estereótipos, o contexto e as funções que desempenham na trama fazem com que eles fujam do superficial e se complementem como peças-chaves para uma narrativa envolvente e arrebatadora.