JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
PF na cola do Véio da Havan
O véio da Havan, Luciano Hang, entre outros empresários em inquérito do Supremo Tribunal Federal, foi alvo de ação da PF e teve seu celuloso aprendido.
Missão
Jorge Boeira é empresário, engenheiro mecânico, foi professor da Escola Técnica Federal da Santa & Bela Catarina e deputado federal por quatro mandatos. Em 2018, decidiu não buscar a reeleição e, agora, retorna na missão de se eleger governador.
Não tem perfil de vice
Boeira enfatiza que o PDT tem um projeto nacional com o candidato a presidente Ciro Gomes e que ele não tem perfil de vice, daí não terem ido pra frente as tratativas da chamada Frente Democrática de Esquerda, hoje capitaneada por Décio Lima (PT).
Pé no chão
Boeira fala, ainda, que a campanha é franciscana, mas aguerrida, e tem por objetivo levar um governador com compromisso social, e que a Educação sempre foi sua base e é o único caminho e solução pra sociedade.
Interiorização da UFSC
O então deputado Boeira, pautado pela defesa da educação pública e de qualidade, foi o responsável direto pela interiorização da UFSC. Durante décadas, a instituição foi a única universidade pública do estado, e tinha apenas um campus, na capital manezinha.
Emendas
Mas, a partir de 2004, graças à destinação de emendas do então deputado Boeira, surgiu o campus de Araranguá, no sul do estado, e hoje os estudantes de outras 22 cidades têm acesso ao mesmo ensino superior gratuito.
Recursos
Já na área da educação profissionalizante, mais recursos indicados por Boeira tornaram possível a instalação do Instituto Federal de Educação em Araranguá e em Tubarão. Na Educação Infantil, garantiu a construção e a manutenção de creches em diversos municípios catarinenses.
Hilda
O vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, que é o estrategista da candidatura da vereadora cultural Hilda Deola, enaltece sua biografia de lutas pessoais e profissionais e, principalmente, sua atuação na área cultural, tão massacrada nos últimos tempos.
Diferença
Marcelo considera que, por ser a única mulher na disputa ao Senado em um eleitorado que é 53% de mulheres, Hilda pode ser a diferença, ao passo que, hoje, são três senadores homens que lá estão. E, na disputa, Hilda pode trazer esse eleitorado feminino.
Paulinha
A deputada estadual e candidata à reeleição, a bonitona Paulinha da Silva (Podemos), visitou o socadinho escriba e garantiu presença na Gororoba do JC, no próximo dia 10 de setembro, na sociedade Fazenda da Praia Brava. Paulinha conversou por longo tempo com o desasado escriba sobre política, seu mandato, apoio ao governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos).
Desafios
Paulinha acredita na reeleição de Moisés e que teremos novos tempos em um segundo mandato do mandatário-mor da Santa & Bela. Afirma que, se pegar o mapa de Santa Catarina, não tem um município catarinense que tenha recebido menos do que cinco milhões de reais em recursos estaduais.
Livro
Paulinha revela que, no futuro, vai escrever um livro contando toda a batalha, quando sozinha defendeu o governo estadual na Assembleia Legislativa, por conta da honestidade do governador Carlos Moisés durante o período do impeachment.
Mandato
Paulinha diz que está no chão e com humildade buscando sua reeleição pra deputada estadual. Fala que tem que dar continuidade ao trabalho desenvolvido nestes quase quatro anos. E que ainda há muito a fazer em prol do cidadão catarinense que lhe depositou confiança, através do voto.
Golpistas?
A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra empresários que trocaram mensagens em um grupo de zapzap de magnata falando que seria melhor um golpe de estado no país do que um novo mandato do ex-presidente Lula. Pqp...
Só por Deus
Dois desses empresários são catarinenses: o véio da Havan, Luciano Hang, e o tal de Morongo, da Mormaii. Os mandados foram determinados pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. O papo nada patriótico dos empresários vazou e foi publicado na revista Metrópolis na semana passada.
Só umas considerações
Se vivêssemos em regime militar, como querem esses empresários que se manifestam a favor de golpe, e se vazasse a notícia de que civis estariam se manifestando por golpe de estado, esses civis seriam presos imediatamente e, muito provavelmente, torturados para entregar os outros membros dessa organização. Porque ditadura funciona assim.
Uma vergonha
Essa narrativa bolsonarista de golpe é uma coisa que está sendo levada muito a sério, e tem que ser levada a sério mesmo, porque isso é um absurdo. O ministro Alexandre de Moraes, constantemente atacado por bolsonaristas, e os outros ministros do Supremo, estão cumprindo o dever de manter intacta a democracia brasileira e as instituições diante desses ataques constantes e absurdos.
Enquadrou
O próprio Bolsonaro sentiu a pressão quando, na posse do ministro Alexandre de Moraes, prestigiadíssima e marcante, no Tribunal Superior Eleitoral, falou com veemência sobre as garantias da manutenção do regime democrático de direito no país, afastando para longe o fantasma golpista. O país deve ao STF essa luta importantíssima pela democracia contra a vanguarda do atraso. Isso precisa ser dito. Ou não?
Café com a imprensa
A presidente da ACII, Gabriela Kelm, recebe os alegres meninos e meninas da imprensa, na manhã desta quarta-feira, para um café e também para falar sobre a campanha Voto Útil em que a ACII vai se engajar. A eleição de candidatos de Itajaí sempre foi derrotada pelo excesso de candidatos e poucos projetos convergentes com o futuro da city pexêra.
Iniciativa
Como a gente é brasileiro e não desiste nunca, desejamos sucesso para essas eleições e que consigamos colocar alguém daqui lá em Floripa e em Brasília. Gabriela Kelm também vai apresentar um case de Negócios, informar sobre o Comitê do Porto e o papel dos Núcleos Setoriais e Multissetoriais da ACII. Bacana a iniciativa!
1º Painel Imobiliário
O Núcleo Setorial Imobiliário da ACII promove nesta quinta-feira o 1º Painel Imobiliário, em comemoração ao Dia do Corretor de Imóveis. O encontro deve reunir mais de 120 profissionais da área, na Quinta Borba, a partir das 16 horas, em Itajaí.
Expansão imobiliária
O evento acerta em cheio o atual momento de crescimento imobiliário da city peixeira, principalmente porque tem o objetivo de capacitar e discutir o tema entre corretores de imóveis e diversas áreas ligadas ao negócio.
Junta todo mundo
O painel tem como tema central “o futuro do mercado imobiliário de Itajaí” e vai contar com a presença do presidente do CRECI/SC, Fernando Amorim Willrich, do presidente do Sinduscon, Bruno de Andrade Pereira; dos secretários de Desenvolvimento Urbano e Habitação da prefa de Itajaí, Rodrigo Lamim; de Turismo, Evandro Neiva, além do Empresário do Ano ACII 2022, Fabio Inthurn, e Jovem Empresário ACII 2022, Ronaldo Sedrez. Na sequência vai ter palestra sobre Negociação Estratégica, com Bruno Alves e Thiago Barboza.
Criminalidade
O prefeito Fabrício Oliveira recebeu com preocupação a notícia da decisão da Sétima Turma do STJ em relação às guardas municipais e vai buscar saída jurídica para a questão em Brasília. Matéria interessante que pode ser acompanhada no site do jornal – diarinho.net e na edição impressa de ontem.
Criminalidade
“Não podemos deixar crescer a criminalidade, que avança muito mais rápido do que a Constituição de 88. Temos o maior efetivo da GM de Santa Catarina e não irei permitir que nossa cidade sofra os efeitos desse posicionamento”, enfatizou o alcaide.
Enfrentamento
“Com a falta de investimento dos estados, os municípios tiveram que assumir junto à PM e à Polícia Civil o enfrentamento contra os criminosos. Solicitei agenda ao presidente do STJ e irei a Brasília para achar uma saída jurídica para isso”, pontuou o prefeito. Só no mês de julho deste ano, a Guarda da Dubai brasileira contabilizou 2925 ocorrências.
Denúncia
O buso que transporta os velhinhos na Dubai brasileira virou o ônibus da discórdia e tem provocado uma enchente de reclamações na ouvidoria e nas rádios locais. Um aposentado chegou a gravar um vídeo que está bombando nos grupos de zapzap.
Lamenta
No vídeo uma senhora, em frente à secretaria do Idoso, lamenta que o ônibus estava estacionado na frente da secretaria, mas sem motorista, e que os idosos ficaram por horas de pé, esperando o horário combinado para saída.
Uber
Em outro áudio que este colunista recebeu de um aposentado que frequenta a secretaria, foi relatado que ônibus teria levado os idosos até Camboriú e carcou, digo, vazou embora, deixando os velhinhos na mão, sendo que tiveram que se reunir para chamarem vários Ubers pra não ficarem na mão, ops, di a pé.
Subir no ônibus
Acho que já passou da hora do prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) entrar em campo, digo, no ponto e intervir na questão do ônibus, pois todo final de semana é uma denúncia diferente dos idosos sendo deixados pra trás. Das duas, uma: ou a secretária Juliethe Nitz anda de zóio fechado ou estão sabotando a moça e ela precisa acordar.