Gean e Dedé
O ex-prefeito da capital manezinha Gean Loureiro e o pré-candidato a deputado federal Márcio Dedé, do União Brasil, visitaram a choupana e já garantiram presença na Gororoba do JC, dia 10 de setembro, na Sociedade Fazenda da praia Brava.
Plano de Governo
Gean afirma que seu plano de governo contempla as principais necessidades e desafios que Santa Catarina necessita do futuro governador e responde que, se for eleito, seu principal desafio será o da Saúde. “A Saúde em Santa Catarina está na UTI e necessita urgentemente de ações do estado”, diz. Gean garantiu que estará no segundo turno e que o catarinense sentirá orgulho do seu governador.
Cresce
A coluna é meio que um para-raio da política pexêra e muitos movimentos da city acabam repercutindo aqui. O sentimento que se tem é de que a campanha do queridão Márcio Dedé vem ganhando a simpatia do povão.
Choupana
Pela choupana passa de tudo, todos os dias, e, se esse socadinho escriba fosse um instituto de pesquisas, com certeza publicaria que Dedé está voando no gosto do povão e chegando junto no coração da pexerada.
Será?
Faz tempo que a city pexêra não tem um federal para chamar de seu. Se o Márcio Dedé mantiver esse ritmo pode ser o primeiro depois de muitos anos a se consagrar representante da região na capital federal.
Convergência
Outro sentimento que brota dos bocas de caçapa é que o governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) parece que se alinhou de uma vez por todas em torno do ex-barbudinho júnior Thiago Morastoni (Podemos). Quem se lembra de 2018 sabe que lá a história era bem diferente.
Juntos
Partidos que têm candidatos a federal e ao senado e que colam no governo têm disputado em outras camadas, mas o nome do Thiago até agora parece ser consenso. Com isso, quem sabe a praga egípcia de não se ter um deputado na leleia não esteja prestes a terminar? Será?
Posse
No início da reunião da casa do povo de terça-feira tomou posse o 1º suplente do Partido Novo, Naifer Neri, que ocupará a vaga do vereador Lucas Gotardo (do mesmo partido), o qual se licenciará por 60 dias para tratar de assuntos particulares. Lucas deixa o legislativo para se dedicar à sua campanha eleitoral e toda a sua assessoria deixa o cargo para que o suplente possa assumir de fato e de direito.
Futuro do Porto
Anda azeda a relação entre o Porto de Itajaí e o atual concessionário do terminal, a APM Terminals. A discussão gira em torno da transição entre a atual concessão e a nova, pois o atraso do Governo Federal no leilão do Porto criará um vácuo de transição, algo que pode impactar fortemente os empregos e a receita da city pexêra.
Nota oficial
A Superintendência do Porto de Itajaí lançou nota oficial alegando que a concessionária deseja ter vantagens para continuar tocando o porto após o término da concessão e no período de transição, já a concessionária alega que, se forem mantidas as condições atuais, terá prejú para operar o Porto na transição.
Nenhum tostão
O problema é que o edital para o período de transição está prevendo que o operador responsável pelo Porto no contrato temporário vai utilizar os equipamentos da APM Terminals, ou seja, a Superintendência quer que o ganhador do edital provisório aproveite a estrutura sem gastar nenhum tostão.
Ilusão
É bom que os responsáveis pelo nosso Porto não se iludam que a empresa multinacional vai operar um contrato temporário para ter prejuízo. Se enchem a boca para falar que “não se pode mexer no que está dando certo”, por que razões criar barreiras para o atual concessionário continuar operando suas linhas e navios até finalizar o novo leilão? O risco é grande!
Vozes do Além
Pai Atanásio, atento ao assunto, pediu para esse colunista ligar o alerta, pois há quem garanta, no além-túmulo, que a criação dessas dificuldades no diálogo possam estar relacionada ao antigo desejo de alguns de operarem a soja pelo nosso Porto.
Não acredito
Pior que o véio quase sempre tem razão, mas dessa vez prefiro não acreditar que isso tenha a ver com a soja, já rejeitada tantas vezes pelos trabalhadores e pela cidade. É bom que a tchurma responsável por isso tenha responsabilidade e saiba o tamanho do Porto de Itajaí e quanto um erro de planejamento pode sepultar a vida da cidade toda. Juízo!
Laranjal Republicano
Depois da repercussão do laranjal brizolista, com o lançamento de candidaturas sem a mínima condição de dar certo, mas que servirão para burlar a cota feminina ou deixar funcionário público de férias remuneradas por três meses, fontes da coluna apontam que outros partidos também têm usado o mesmo mecanismo. Na mira agora o Republicanos.
9ª Suplente
Os fiscais de candidaturas fakes apontam que o registro como candidata a deputada estadual da nona suplente de vereadora, que fez apenas 119 votos em 2020, a Emilene Jacomelli, seria uma fraude. Até porque a moça vai concorrer ao mesmo cargo que a celebridade do partido na city, o Pingo d’Ouro da Farmácia Otto Quintino Júnior.
Três pra um
Cada candidatura feminina possibilita que três homens saiam candidatos, na contabilidade da cota de gênero de 30%. Portanto, os partidos que não tratam de fortalecer as candidatas femininas acabam precisando se valer desses jeitinhos para conseguir encaixar os cuecas na nominata. Que feio!
Vai dar BO
Problema é que vários parlamentares já perderam seus mandatos em função da comprovação da fraude à cota de gênero, pois a justiça determina a cassação de toda a chapa da qual a candidata fake tenha feito parte. Quero acreditar que o partido do Comandante Moisés tome tento e repreenda o laranjal de Itajaí.
Naatz
O deputado estadual e pré-candidato à reeleição Ivan Naatz (PL) visitou a choupana nesta terça-feira e já vestiu a camiseta da Gororoba do JC. Naatz, além de líder do PL na Alesc, também é o presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente.
Defesa
Naatz contou ao escriba que continua a mobilização em defesa do setor da pesca industrial e artesanal de Itajaí e região por conta dos efeitos da Portaria 148, editada em junho último pelo governo federal, que incluiu, sem aviso prévio, diversas novas espécies na lista de extinção, além de proibição de captura, transporte, armazenamento, beneficiamento e comercialização.
Movimentada
No dia 27 de julho último houve uma movimentada audiência pública na Alesc reunindo diversas lideranças representativas do setor, principalmente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) e do Sitrapesca - Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina.
Lideranças
Participaram lideranças dos pescadores artesanais, que não têm estrutura para se defender e acabam incorrendo em crime ambiental. A maior preocupação é com a proibição de captura da raia-carimbada e outras cinco espécies, que podem gerar prejuízo de R$ 60 milhões ao ano, além de comprometer cerca de 20 mil empregos.
Aprovada
Diante disso, o deputado Naatz disse que já foi aprovada em plenário e encaminhada, na semana passada, uma Moção de Apelo ao Congresso Nacional e aos órgãos federais ligados ao setor pesqueiro para que seja feita uma revisão imediata e a suspensão de parte das espécies que passaram a integrar a Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Apoio
Além do documento entregue ao Ministério do Meio Ambiente, ao ICMBio, à Secretaria Nacional da Pesca e às superintendências nacionais de controle, foi feito pedido de apoio ao Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne os senadores e deputados federais do Estado.
Seif
A participação do presidente Jair Bolsonaro no Flow Podcast bateu o recorde de visualizações de um presidenciável no canal do Youtube. O bate-papo, que teve mais de 5h de duração, teve o pré-candidato ao senado Jorge Seif Júnior como ex-secretário de Governo mais citado durante a entrevista.
Pescado
O trabalho para a criação de tilápia foi citado. “Nós estamos com Jorge Seif, que deixou a secretaria da Pesca, trabalhando no Lago Itaipu. Com essa parceria com o Paraguai, queremos aumentar em 40% o volume de pescado no Brasil”, disse o presidente. Outra citação com Seif, foi o trabalho que está sendo realizado para zerar o imposto de ração para piscicultores, fomentando a produção de pescados no país.
Convidado
Jorge Seif Júnior, de 45 anos, pelo trabalho realizado na secretaria de Aquicultura e Pesca, foi convidado por Bolsonaro para ser candidato ao senado da Santa & Bela Catarina. A homologação se deu na convenção do PL na capital manezinha.