Sete
Com sete candidatos definidos ao governo da Santa & Bela Catarina até o momento, após o PDT deixar a “frente de esquerda” e anunciar o ex-deputado federal Jorge Boeira como mais um postulante ao palácio da Agronômica, no fim de semana, fortalece-se, cada vez mais, a tese dos analistas de bastidores de que os votos estão pulverizados.
Novos acordos
Ou seja, um pouco percentual para cada, de acordo com as características regionais e ideológicas, além do sentimento popular. Neste raciocínio, um pouco óbvio e matemático, o desequilíbrio pode ocorrer até o dia 15 de agosto.
Prazo
O dia 15 de agosto é o prazo para registro final das candidaturas e haver mudanças nas majoritárias em termos de possíveis novos acordos. Quem conseguir agregar mais partidos pode ter mais chances de reduzir essa pulverização de votos.
Volume
Enquanto isso, também pelo raciocínio lógico e matemático da engenharia política, segundo os experts de plantão, a candidatura beneficiada com o grande volume de postulantes é mesmo a do governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos) por ter a adesão do maior partido, o MDB, entre outros e, o mais importante, a máquina pública a seu favor.
Mijando fora?
A turma disseminadora da discórdia anda soprando nos bastidores e corredores da política da city que parte do PDT pexêro tem tudo pra mijar fora do penico e não apoiar a candidatura do barbudinho júnior Thiago Morastoni (Podemos) a deputado estadual, desfazendo o acordo de toda base para candidatura única governista à leleia.
Válvula de escape
Os muvuqueiros garantem que a válvula de escape, ops, a candidatura alternativa dos brizolistas de Itajaí será a da Noemi Corvo Fernandez, já que seu nome foi lançado e consta na ata na convenção dos brizolistas, disponível para consulta no site da Justiça Eleitoral. Pior que olhei com meus próprios zoios e vi o nome lá na listinha.
Nunca engoliu
Outra coisa que os fofoqueiros do apocalipse alembram é que o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) nunca engoliu os votos que a deputada estadual bonitona Paulinha da Silva (Podemos) fez nas eleições de 2018 em Itajaí. A bela, que na época era do PDT, segundo puxas do prefeito, teria tido apoio de grande parte dos brizolistas de Itajaí, no modo “deixa em off”.
Pé na bunda
Inclusive, o apoio oculto a Paulinha, até hoje nunca comprovado, rendeu uma série de exonerações pelos lados do paço da vila Operária, com áudios chorosos da Kátia Sodré circulando nos grupos de zapzap, indignada com a ceifa de cabeças do PDT. Será que a Noemi é a nova Paulinha?
Fake?
Das duas uma: ou a candidatura é só pra completar a cota feminina, ou tem dedo de brizolista revoltado com o governo no lançamento da Noemi pra vaga de deputada estadual. O tempo vai dizer, mas que tá pra lá de estranho está. Logo o Marcelo Saldré, ops, Sodré e o Everton Wandall, que se dizem tão influentes no partido a nível estadual, deixarem isso acontecer debaixo de suas asas?
Foro Metropolitano
O presidente do Foro Metropolitano da Foz do Rio Itajaí, o queridão Rafael Mayer, e o secretário geral do Foro, Jefferson Santarem, fizeram uma visita de cortesia ao socadinho escriba. Rafael e Jefferson conversaram sobre as tratativas do Foro e futuras ações, assim como garantiram presença na Gororoba do JC, dia 10 de setembro, na sociedade Fazenda da Praia Brava, em Itajaí.
Resolução
Tava pautada pra ser votada na sessão desta terça-feira, durante a volta do recesso parlamentar de nossos heróis legislativos da casa do povo da Dubai brasileira, uma resolução que dispõe sobre a alteração do horário das reuniões ordinárias da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.
Começo da manhã
A resolução muda as reuniões das excelências excelentíssimas entre o dia 16 de agosto até o dia 30 de setembro de 2022. Neste período as reuniões plenárias terão início às 9h30, mantidas as demais normas regimentais.
Eleição
Fica evidente que a Câmara de Vereadores da praia alargada propôs essa resolução que será aprovada, creio que por unanimidade, por conta do período eleitoral e o fato de vereadores estarem na campanha eleitoral. Uns como candidatos e outros carregando piano, digo, contribuindo pra que outros toquem, ops, cheguem lá ou tenham uma boa votação.
Dudu Mafra
Dudu Mafra assume hoje na Câmara de Vereadores da Dubai brasileira. Suplente do PL, Dudu entra no lugar do titular, o vereador Victor Forte, que se licencia por 30 dias, oportunizando ao seu suplente assumir e ter o gostinho de ser vereador. Apesar do pouco tempo, Dudu promete apresentar boas propostas.
Rússia e Ucrânia
O secretário de Saúde do outro lado da vala, em Navega City, Pablo Sebastian Velho, em resposta ao requerimento do vereador Paulo Rodrigo Melzi, o Paulinho Meia Praia (MDB), sobre a falta de medicamentos na Farmácia Básica Municipal, diz que é por conta do desabastecimento do IFA (insumo farmacêutico ativo), que é o principal ingrediente de um remédio.
IFA
O bagrão da Saúde, Sebastian Velho, explica que a pandemia, a guerra entre Rússia e Ucrânia e a alta demanda por remédios nessa época do ano são alguns dos motivos que influenciaram a falta do IFA. Sem o IFA o remédio seria um monte de substâncias juntas sem eficácia.
Moisés e Fabrício
Durante a visita do governador bombeiro e dublê stilist do Zelenski, Carlos Moisés (Republicanos), na Dubai Maravilha, ainda rende nos bastidores a cobrança do alcaide pop star Fabricio Oliveira (Podemos) ao governador de auxílio financeiro ao Hospital e Maternidade Ruth Cardoso.
Projeto
Há quem diga que a resposta do comandante maior da Santa & Bela teria sido que gostaria muito de auxiliar Balneário Camboriú, mas que a cidade não havia enviado nenhum projeto ao governo e ainda citou o exemplo da vizinha Camboriú, que teria ganho uma grana nos projetos que enviou ao governo estadual. Será que será?
Projeto suspeito?
Após alertar na tribuna da leleia que um novo projeto de lei enviado pelo governo do Estado pode servir para beneficiar “amigos da República de Bombinhas”, o entisicado deputado Ivan Naatz, líder da oposição e bancada do PL, entrou com pedido de informações e esclarecimentos sobre a proposta junto ao executivo estadual.
PPP
Trata-se do projeto de lei número 231- 2022, que iniciou tramitação na semana passada, e que institui o sistema de garantia de pagamento de obrigações pecuniárias assumidas pelo Estado em contratos de parceria público-privada (PPP) e estabelece outras providências.
Dindim
Em resumo, o governo quer garantir o dindim, o faz-me-rir previsto por parte do Estado nos contratos com empresas privadas parceiras para que (teoricamente) elas não fiquem esperando a vida toda para tocar os projetos ou concessões públicas.
Cheiro de rolo?
O deputado se diz defensor, de uma forma geral e profissional, das parcerias público-privadas como forma de gestão moderna e eficiente, mas observa que a forma como o referido projeto vem sendo colocado, e ainda em ano eleitoral, “está com cheiro de rolo”.
Pode ser beneficiada
Isso porque, segundo Naatz, uma das empresas que podem ser beneficiadas é a concessionária que administra o Centro de Eventos de Balneário Camboriú, em que um dos sócios (sem citar nomes) foi funcionário comissionado do gabinete da ex-prefeita de Bombinhas e deputada Paulinha (Podemos), da base de apoio ao governo.
Integra
E que tal empresário também integra a sociedade da empresa que administra a cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) de Bombinhas, além de estar lotado também, atualmente, junto a órgão do Governo do Estado.
Dê olho
“Não é possível que um permissionário de serviço público esteja trabalhando junto ao governo, e ainda ligado à República de Bombinhas, cuja prefeitura está sob investigação do Ministério Público por irregularidades e corrupção no uso do dinheiro público”, destaca Naatz, acrescentando que vai ficar de zóio e acompanhando passo a passo a tramitação do novo projeto.
Pedidos de informação
No caso dos pedidos de informação encaminhados ao executivo estadual, Naatz especifica e questiona com relação às concessões de serviços públicos e contratos de participações e parcerias público-privadas (PPP), que vêm sendo firmados pelo Governo do Estado e pela autarquia SC Participações e Parcerias SA (SCPAR).
Relação
O deputado quer saber qual a relação atual de empresas que são objeto destes contratos, bem como as respectivas obrigações pecuniárias resultantes destes por parte do governo e os cronogramas de pagamento.
Obrigações
O pedido também inclui especificamente o caso do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, questionando como está a situação atual do acordo firmado entre a empresa concessionária com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e quais obrigações em recursos ($) já foram pagas por parte do governo estadual.
Agenda
O candidato a governador da Santa & Bela Catarina, o fala-fina Gean Loureiro (UB), volta a visitar cidades da Serra e do Alto Vale e região, onde cumprirá agenda de compromissos nesta primeira semana de agosto.
O roteiro, que também será acompanhado pelo seu candidato a vice, Eron Giordani, e pelo candidato ao Senado, o ex-governador com cara de padreco Raimundo Colombo, inicia em Lages, nesta quarta-feira, onde o ex-prefeito da capital manezinha participará de evento da coligação de lideranças da Serra Catarinense, terá encontro com empresários da cidade e vai bater um lero com os alegres meninos e meninas da imprensa.