Prefeitura intima APM
A prorrogação da autoridade portuária pública municipal segue tendo desdobramentos na city peixeira. Nesta quinta-feira, a prefa, por meio da superintendência do terminal, encaminhou ofício à APM Terminals propondo que a atual arrendatária mantenha o trampo nos berços 1 e 2 durante essa fase de transição, a partir de janeiro do ano que vem, e até que seja concluído o processo de desestatização do porto peixeiro.
Mesmas condições
O documento pede que a APM manifeste se tem interesse em continuar com as operações até a conclusão do processo do Governo Federal. Em caso positivo, o contrato transitório seria assinado de imediato por seis meses, podendo ser prorrogado até o término da desestatização, nas mesmas condições econômicas e operacionais já estabelecidas no atual arrendamento, que encerra em 31 de dezembro deste ano.
48 horas
A prefa pede que a arrendatária do porto se manifeste sobre o assunto em até 48 horas. A agilidade na resposta é fundamental para que a superintendência do porto possa bater o martelo com a APM ou procurar uma nova empresa para fazer o serviço e não deixar o terminal sem operar devido ao Governo Federal não ter dado conta de fazer o leilão dentro dos prazos estipulados. Lembrando que os contratos de delegação com o município e arrendamento com a APM encerram no fim de 2022.
Sua parte
A equipe municipal, capitaneada pelo prefeito Volnei Morastoni (MDB), vem fazendo sua parte para manter linhas e contêineres no porto de Itajaí neste período de transição. Também nesta semana, protocolou ofício ao Ministério da Infraestrutura/Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários concordando com a proposta da União de prorrogação da autoridade municipal por até dois anos.
Contrários à cláusula
No ofício, o povo da prefa reforçou, mais uma vez, que gostaria da retirada de uma cláusula resolutiva para garantir o prazo de delegação pelos próximos dois anos, sem possibilidade de encerrá-lo antes. A medida seria importante para impedir problemas socioeconômicos que a insegurança logística poderia causar, mas a União decidiu manter a cláusula.
Não quis politizar
Volnei, que demonstra ser muito mais gestor do que político, tomou a melhor atitude para o povo de Itajaí. Se quisesse, poderia politizar a questão, não assinando nenhuma renovação de delegação, e deixando tudo nas costas do Governo Federal, que é o verdadeiro responsável pela área e pela desestatização, mas não deu conta de fazer seu trabalho dentro dos prazos sob rumores de muitos interesses escusos nos bastidores.
“Idiotto”
Os bastidores da política seguem fervendo e os ânimos estão exaltados lá pelos lados da capital manezinha. A turma que trampa para o deputado federal Hélio Costa (PSD) está chamando de traidor e “idiotto”, ou melhor, idiota, o vereador peixeiro Otto Luis Quintino, o Pingo d’Ouro (Republicanos).
Virou as costas
A revolta é porque Otto teria virado as costas para Hélio Costa para agora apoiar a pré-candidatura a federal do atual deputado estadual Coronel Mocellin (Republicanos), mesmo depois de tudo que o comunicador manezinho fez pelo edil, inclusive, promovendo Otto numa emenda de mais de R$ 2 milhões que Hélio destinou ao hospital Marieta.
Vela para dois santos
A política está cheia de gente que acende vela para dois santos, mas a ação não costuma ser perdoada internamente. Como Hélio Costa também é pré-candidato a federal, tentando a reeleição, ficou para lá de feio para Otto, que surfou na onda quando o manezinho trouxe verbas para Itajaí, agora mudar de time e coçar a sacaria de Mocellin. O clima tá quente!
Robison
Esquentou o caldeirão as falas do ex-vereador futebolista Níkolas Reis (PSD) que, em visita à choupana deste pançudo escriba, falou que o ex-atucanado Robison Coelho estaria de cabeça no projeto da dobradinha do viajado Paulinho Bornhausen (PSD) e da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB).
Melar
As bocas de tramela em contato com este socadinho escriba caceteiam que, se for verdade, Robison Coelho teria memória curta, sisqueceu de quem realmente lhe ajudou na última eleição, que o mundo gira, já que a minha a galega Anna fez o possível e o impossível junto com seu papi poderoso para melar a campanha de Robison Coelho ao paço da vila Operária.... Esqueceram??
Traíra
Os bocudos ainda taxam Robison Coelho de traíra, já que teria pedido ao seu então coordenador-geral da campanha, o entisicado ex-vereador Fernando Pegorini, para ser o candidato a deputado estadual nestas eleições pelo PSD.
Pulou fora
E, quando Pegorini se desincompatibilizou da piramidal casa do povo, Robison teria feito boquinha de siri e deixou o companheiro na mão para fazer uma tal de campanha por Itajaí, dizendo que não ia mais estar com um candidato para fugir da pressão. Para o lugar de Pegorini acabou sendo indicado um fiel escudeiro de Coelho, seu ex-chefe de gabinete, Cícero Zucco. Aí tem coisa hein?
Deu as costas
Agora, além do Pegorini, que foi um dos principais articuladores de sua campanha majoritária, Robison Coelho estaria virando as costas para Maurílio Moraes (PP) e Otto Luiz Quintino (Republicanos), que estavam grudados na sua campanha. Agora resta saber se Robison Coelho realmente cairá no canto da sereia e deixará todos que estavam no seu projeto para cair de cabeça no projeto da BBB.
No mato sem coelho...
Os bocudos de plantão (arreda, raça de infelizes!) lascam que a galega - entre outros - está doida para tirar de escanteio o Robison, que pode ficar sem time e no mato sem Coelho, em 2024. Ai, ai, ai qui dor!
Pressão
A Assembleia Legislativa da Santa & Bela Catarina vai debater a proposição de uma moção de apelo ao Congresso Nacional e aos órgãos federais ligados ao setor pesqueiro para que seja feita uma revisão imediata e a suspensão da inclusão de parte das espécies que passaram a integrar a Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Decidido
O encaminhamento foi decidido durante audiência pública promovida pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente, na manhã da última quarta-feira. Após aprovação no parlamento, o documento será entregue ao Ministério do Meio Ambiente, ao ICMBio, à Secretaria Nacional da Pesca e às superintendências nacionais de controle.
Fórum parlamentar
Outra definição, de acordo com o presidente do colegiado, deputado entisicado Ivan Naatz (PL), será um pedido de apoio ao Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne os senadores e deputados federais do Estado. A intenção é de que a bancada federal participe da mobilização junto às entidades citadas na audiência para ampliar a defesa dos interesses da pesca industrial e artesanal do Estado.
Prejudicados
Esses setores da pesca se sentem prejudicados pelas portarias 148 e 445 do Ministério do Meio Ambiente. O problema é que a Lei de Crimes Ambientais diz que espécies ameaçadas de extinção estão proibidas de captura e comercialização.
Empregos
“Se não houver mudanças com um ordenamento legal e participativo do setor, o impacto econômico negativo poderá afetar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos só na pesca industrial na região de Itajaí, além da subsistência de 25 mil famílias que dependem da pesca artesanal nas 44 colônias de pescadores existentes ao longo do litoral catarinense”, advertiu Naatz (PL), com base no relato de lideranças da área pesqueira.
Pescadores em peso
O plenarinho da leleia ficou lotado com a participação de representantes do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) Associação dos Pescadores Artesanais do Estado de Santa Catarina, Federação dos Pescadores de Santa Catarina, Câmara Setorial da Pesca do Conselho de Desenvolvimento Rural, além de sindicatos e colônias de pescadores de várias citys.
Dúvidas
Todos vieram ao parlamento com muitas dúvidas sobre os efeitos da Portaria 148, editada em junho último pelo governo federal, que incluiu, sem aviso prévio, diversas novas espécies na lista de extinção, além de proibição de captura, transporte, armazenamento, beneficiamento e comercialização.
Diálogo
Também participou o Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Darci de Matos (PSD). Ele antecipou que vai incluir o assunto na reunião do colegiado da próxima semana, em Brasília.
Atividade sustentável
De acordo com o deputado Darci, é necessário diálogo para assegurar a atividade sustentável, pois o setor produz e gera emprego e renda, mas sempre em compasso com a questão da preservação ambiental e das espécies.
Homenagem
Ainda repercute a homenagem que a Rádio Menina fez na última segunda-feira, na casa do povo da Dubai brasileira, quando 20 personalidades foram homenageadas, não se sabe por qual critério de escolha.
Mariza
A ex-vereadora Mariza Zanoni (PT), que é candidata a deputada estadual, estaria entre as homenageadas e um texto enviado para imprensa ainda afirmava que foi exibido um vídeo institucional com apoio da prefa dos altos da Dinamarca. Hummm...
Seleção
Plantonistas eleitorais afirmam que Mariza supostamente feriu a lei eleitoral e pode ser enquadrada, digo, denunciada, por promoção pessoal. Este colunista gostaria de saber mais informações sobre os critérios utilizados para seleção dos homenageados e o espaço segue aberto para esclarecimentos.
Promoção
A população tem cobrado do evento ter sido realizado na casa do povo, e com recursos públicos, para apoio ao vídeo de homenagem aos 58 anos, e que, se tiver o depoimento de Mariza, vai configurar a promoção pessoal, pois outros candidatos não tiveram a mesma chance.
Comédia...
Secretária de Saúde da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Elisama Freitas, lança o jogo “Encontre os meus erros de português”, a fim de despertar a atenção de alunos de todas as idades, através de sua “epístola” explicativa acerca do “calhambeque” da pasta.
...dos erros
A caranga é utilizada para transportar pacientes oncológicos do município e a bagrona da Saúde explicou o seu uso através de um texto. Quem encontrar o maior número de erros ganha ingresso para um conCerto e um passeio de “calhambeque” até o pico da Pedra.
Prefeitada
A prefeitada da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) assinou na última quarta-feira uma carta de apoio à reeleição do governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos).
Assinam
O pré-candidato ao Senado pelo MDB, Celso Maldaner, estava junto na ocasião. Assinam o documento os gestores de Mafra, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Itaiópolis, Irineópolis, Canoinhas, Porto União e Três Barras.
Grudados
Chama a atenção, especialmente, a assinatura de prefeitos do PSD e do Patriota, partidos que estão oficialmente na chapa de Gean Loureiro (União). Os apoiadores do ex-prefeito da capital manezinha apostavam que, após o fim do prazo para os convênios, em 2 de julho, os prefeitos abandonariam Moisés. Não é o que está acontecendo.
Não levarão os índios
Os três prefeitos do PSDB, partido que define na próxima semana seu futuro, reafirmaram o apoio ao atual governador. Para o prefeito Lademir, de Irineópolis, caso os caciques tucanos decidam por outro caminho, “eles não levarão os índios”. O prefeito Saliba, de Papanduva, afirmou que apoiará Moisés mesmo que o seu partido, o PP, mantenha a candidatura ao governo do senador Esperidião Amin.