Sucesso
Na noite da última quarta-feira, o pré-candidato a deputado federal Márcio Dedé (União Brasil) reuniu uma pá de apoiadores para uma reunião de trabalho que visa consolidar sua candidatura na convenção do partido que acontece no sábado, na ilha da magia. Querido por todas as comunidades e lideranças de fato, Dedé construiu uma largada digna de trabalho.
Certeza
Vereador e ex-secretário de Obras da city pexêra, Dedé deve ganhar um bom número de apoiadores para a disputa, pois é um quadro que soma sem rejeição a chapa que tentará levar o ex-prefeito manezinho Gean Loureiro (União Brasil) ao Palácio da Agronômica.
Na frente
O União Brasil sairá na frente neste fim de semana e anunciará os primeiros nomes a estadual e federal, bem como a governador. Militantes preveem que as vagas a vice e ao Senado devem aguardar até a homologação, cujo prazo se encerra no próximo dia 5 de agosto.
Construções
A menção da construção de um prédio em frente ao mar no charmoso bairro de Cabeçudas feita pela coluna ajudou a levantar a questão da construção civil na city pexêra. O setor é importante mola propulsora do desenvolvimento com a geração de renda e empregos, e caminho para uma cidade que não tem mais para onde crescer e, portanto, a alternativa é a verticalização.
Impacto de vizinhança
O grande problema é que associações de moradores de Itajaí de uma gama de bairros têm questionado a chamada ‘outorga onerosa’, que é quando o dono do prédio paga para o município para construir acima do que é permitido e, segundo as associações, a outorga estaria sendo feita sem critério. Prédios que surgem onde não poderiam, pagando valores que não usados pela prefeitura e ninguém sabe onde. Mas causar problemas a um bairro inteiro, descaracterizar uma paisagem, incomodar vizinhos, tem preço?
Cabeçudas
O pequeno bairro de Cabeçudas é um exemplo disso. Segundo fontes da coluna, teria seis projetos aprovados, seis em análise e quatro dentro dos critérios. E estariam sendo aprovados a toque de caixa, apenas com uma pequena folha de papel, onde quem quer erguer um espigão, basta escrevinhar que deseja fazer a “outorga onerosa”. Nada mais. Nem projeto precisaria para aprovação. E a prefeitura, muy amiga, libera tudo. Sério isso?!
Borbotões
As associações de bairros de Itajaí alegam que os instrumentos jurídicos que poderiam questionar as construções teriam sido suprimidos e, daí, obras estariam surgindo aos borbotões sem que se discuta o futuro da cidade. Tudo aprovado pelo Conselho Municipal de Gestão e Desenvolvimento Territorial de Itajaí cujos interesses a gente desconhece.
Maquiagem?
O prédio comentado na coluna de ontem, segundo linguarudos de plantão, necessitaria de mais de 90 vagas de garagem, mas, por conta de que determinadas áreas, como suítes por exemplo, foram colocadas como “escritórios”, numa suposta ‘maquiagem’, sendo que antes da mudança seriam necessárias mais de 97 vagas para as carangas.
Para cima
Os bairros São Judas e São João também estariam vendo a construção de empreendimentos sob a batuta da outorga onerosa, sem que se avalie o adensamento da área e a questão de mobilidade, entre outros fatores. Um prédio construído é uma “rua dentro de uma rua”. Gera impactos e não pode ser construído a Deus dará...
Adensamento
É o caso de Cabeçudas, onde é necessário discutir com profundidade o adensamento e a mobilidade do pequeno bairro de ruas estreitas. O que não se pode é aprovar um projeto de um hotel em Cabeçudas, sendo que o que foi apresentado é uma imagem da internet, sem projeto e nem nada. Loucura!
50 faixas
A Associação dos Moradores de Cabeçudas (AMC) pretende colocar 50 faixas no bairro praiano chamando atenção para o problema. Fora uma série de ações públicas que estão pipocando na justiça. Tomara que a justiça haja, mas sem tardar, pois pode ser tarde demais...
Futuro
O socadinho escriba volta a afirmar que acredita na construção civil, nas empresas e empreendimentos que ajudam a erguer e projetar a cidade para o futuro, mas não pode aceitar que se construam prédios que vão conturbar e destruir bairros como nossa querida Cabeçudas.
BC
Ainda repercute positivamente o caderno do jornal mais lido do sul do mundo sobre o aniversário da nossa Maravilha do Atlântico, a Dubai brasileira, a Balneário Camboriú, de quem nasceu na cidade, veio morar ou passa férias. O conteúdo pode ser apreciado na Seção Especial do portal www.diarinho.net.
Foto
O vice-prefeito mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL), da Dubai brasileira, precisa ter maior cuidado ao postar fotos de apoiadores nas redes sociais. Depois de aparecer com Zé Trovão, indiciado pela dona Justa por ameaças à democracia, desta vez Carlos apareceu com um ex-servidor da Inclusão Social demitido por assédio sexual e com uma série de processos.
Será?
Esse ex-servidor chegou a ser visto saindo de uma famosa casa das primas, próximo ao supermercado Angeloni da Quarta avenida. Será que Carlos vai pedir apoio das vítimas postando foto com assediadores?, questiona um abelhudo, antenado.
Engomadinho
A coluna comentou que o ex-vereador engomadinho e pré-candidato a deputado federal Clayton Batschauer (Podemos) daria uma desculpa por ter saltado fora do evento da Associação dos Portadores de Deficiência Física de Itajaí e Região (APDEFI).
Não teve
Clayton encaminhou uma missiva à coluna, comentando as notas e dizendo que em momento algum teve a pretensão de afrontar e nem desrespeitar a Associação dos Portadores de Deficiência Física de Itajaí e Região (APDEFI).
Organizando
Clayton admite que esteve no final de semana no evento da APDEFI, que comemorava os seus 25 anos, e que “tem profundo respeito às pessoas, em qualquer condição, e jamais ajuizaria qualquer conduta de afronta. Você sabe que estou planejando e organizando com cuidado minha pré-campanha e campanha para disputar as eleições para deputado federal”, lembra Clayton.
Esforço
Para pontuar: “Eu acredito que será necessário muito esforço, muita dedicação e, especialmente, muita responsabilidade nestes tempos de política tão conturbada, com tanta gente falando sobre tudo e de qualquer jeito. Reconheço na APDEFI a luta por Políticas Públicas de Inclusão e Direitos. Jamais lhe faltaria com respeito e admiração.” Leia a missiva completa no Blog do JC – www.diarinho.net.
CPE
A Comissão Parlamentar Especial (CPE) que irá mediar e acompanhar as negociações da prefa da Dubai brasileira com a empresa PG Tur, que faz o transporte público da cidade, foi aprovada no plenário da casa do povo.
Bola de cristal
A CPE, proposta pelo vereador Eduardo Zanatta (PT), contará com cinco membros do legislativo. Este colunista abelhudo tentou alisar a bola de cristal para ver quem seriam os vereadores que vão compor a comissão, mas nem pai Atanásio quis arriscar um palpite. Será que termina em pizza a tal comissão?
Descontos
O Fundo de Assistência à Saúde do Servidor Público (Funservir) da prefa da Dubai brasileira abriu edital de chamamento público para credenciamento de Pessoa Jurídica de Direito Privado e de Pessoas Físicas para concessão de descontos aos serviços prestados ou fornecimento de bens para seus beneficiários.
Parcerias
É o programa “Clube de Parcerias – Funservir”, uma iniciativa da prefa que busca promover, além da qualidade de vida e da valorização dos seus beneficiários, o fomento do comércio local. O edital de chamamento público estará vigente pelo período de um ano, encerrando-se em 18 de julho de 2023. O programa beneficia diversos segmentos, entre eles os da saúde, lazer e bem-estar.
Acessar
Para ser um credenciado no Programa “Clube de Parcerias – Funservir”, o interessado deve acessar o “Edital Credenciamento nº 001/2022 – Chamamento Público Para Credenciamento de Concessão de Descontos” disponível no site da Prefeitura de Balneário Camboriú: www.bc.sc.gov.br/licitacoes e no portal Funservir: www.funservir.com.br.
Dário
O senador Dário Berger (PSB) deverá ser indicado pré-candidato a senador pela Frente Democrática, compondo a chapa com o pré-candidato ao governo Décio Lima (PT). O diretório estadual do PSB se reuniu virtualmente na noite de quarta-feira e por ampla maioria definiu que a direção estadual do partido e o senador têm “carta branca” para definir o caminho a tomar.
Pedido
“Na semana passada estivemos, eu e o Dário Berger, com o ex-presidente Lula e com o ex-governador Geraldo Alckmin, onde recebemos um pedido para que o Dário fosse o candidato ao Senado, fortalecendo o palanque do Lula em Santa Catarina e não vejo como dizer não a um pedido desses”, disse o presidente do partido Cláudio Vignatti.
Sonho
Para o senador Dário Berger, o grande sonho era ser candidato a governador, mas após o pedido do ex-presidente Lula, passou a analisar a possibilidade de concorrer ao Senado mais uma vez. Na próxima segunda-feira a executiva estadual do PSB se reúne para definir a candidatura, que deverá ser anunciada oficialmente. A convenção do partido está marcada para 5 de agosto.
Eleição histórica
“Estamos diante de uma eleição histórica para o Brasil e para Santa Catarina e não vou me furtar de dar a minha contribuição e estou pronto para atender esse pedido do ex-presidente Lula e do ex-governador Geraldo Alckmin, nossas duas grandes lideranças nacionais”, explicou aos membros do diretórios e pré-candidatos a deputado.