Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Décio candidato e Merísio é vice


(foto: divulgaçao)


Em reunião realizada essa semana, o pré-candidato a governador Décio Lima (PT) oficializou o convite para que Gelson Merísio (Solidariedade) seja seu vice na disputa ao governo do Estado

 

Cadeira do prefeito

O presidente da casa do povo da Dubai brasileira e dublê de vampiro italiano, Nilson Probst (MDB), cientificou através de ofício o prefeito em exercício Gelson Sorriso, digo, Rodrigues ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Cadeira do prefeito

O presidente da casa do povo da Dubai brasileira e dublê de vampiro italiano, Nilson Probst (MDB), cientificou através de ofício o prefeito em exercício Gelson Sorriso, digo, Rodrigues (Cidadania), sobre a recomendação expedida pelo Ministério Público.

 

Pode sobrar

O experiente e atuante promotor Jean Forest expediu recomendação de que podem haver prejuízos jurídicos ao município, em virtude da irresponsabilidade política, digo, do troca-troca de cargos, e que seria imputado responsabilidade aos agentes públicos. Tudo por conta do rolo do vice-prefeito mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL), que não quis assumir o paço.

Venha!!!

O presidente em exercício da casa do povo, Nilson Probst (MDB), cientificou e recomendou ao prefeito em exercício, Gelson Rodrigues (Cidadania), que retorne ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú de forma imediata.

Assanhou

Quando o agora vice-presidente Asinil Medeiros, o Medeirinho (PL), ficou sabendo dessa história, se assanhou todo pra sentar os glúteos na cadeira de chefão da câmara, querendo marcar uma sessão extraordinária. Nilson teria frustrado o Medeirinhos ao alertar que a presidência não estaria vaga.

Só na segunda-feira

Os linguarudos dos altos da Dinamarca lascam que o Gelson, embevecido pelo poder e sem vontade alguma de desgrudar os glúteos branquelos da cadeira de prefeito, só vai responder a recomendação de Nilson, pedindo que ele retorne, na próxima segunda-feira, quando acaba o reinado, digo, a interinidade do cargo de prefeito.

Pavan de saias?

A coisa anda complicada pros lados da vereadora bonitona Juliana Pavan (PSDB) e suas assessorias. Há quem diga que é difícil trabalhar com a parlamentar e que a maioria das deserções, ops, demissões foram a pedido. Dizem que a muié enche todo mundo de reclamações, além de mandar mensagens antes do galo cantar, às cinco horas da manhã. Além de cobranças com tom alterado. 

Gamaram 

Os linguarudos de plantão descascam que Juliana lembra o seu pai, o atucanado Leonel Pavan, que no auge do seu tempo de prefeito costumava não economizar grosserias, falando em tom alto, e que tem quem tenha levado empurrões, sopapos e bengaladas. Inclusive, tem atores políticos que sofreram tais carinhos, digo, levado empurrões e bengalas do Pavan e depois se apaixonou...

Caça às bruxas

A nova onda de cancelamento nas redes sociais tem como foco os shows pagos por prefas país afora. Alguns sertanejos já tiveram apresentações canceladas, além de receber um temporal de críticas por aceitarem a contratação por parte de municípios. O problema é a generalização disso tudo, nem todo mundo tá errado ou certo.

Proporcionalidade

É claro que uma cidade que gastou dois milhões de reais em saúde num ano inteiro, não tem condições de contratar um só show na casa de oitocentos mil reais. Isso não é proporcional e foge de todos os princípios públicos. Mas esses casos emblemáticos estão sendo usados para promover uma verdadeira caça às bruxas.

Tradicional

Aqui em Itajaí, a Festa do Colono tá batendo à porta, e nela, como acontece há muito tempo, sem ninguém falar nada, devem ocorrer apresentações de artistas de renome nacional. Os shows levam público pra festa, que gera receita pra colonos, ambulantes, empregos temporários e movimenta a economia.

Tem porte

Itajaí tem porte orçamentário pra absorver os custos dessas apresentações que, certamente, terão um retorno financeiro e social muito além dos valores investidos. É pura demagogia querer usar um discurso raso para sustentar o cancelamento desses shows e aplicação dos recursos em outras áreas.

Colonos gostam

Além de inúmeras apresentações e ações voltadas aos artistas locais, a Festa do Colono, em seu formato atual, é altamente elogiada pelo povo do interior da cidade. Quero ver a turma do quanto pior, melhor ir lá propor para eles o cancelamento desses shows. Vão tomar um corridão, igualzinho deram no Rafa da Padaria, num passado não muito distante.

Homenagens

Na semana que vem, aniversário de Itajaí, a piramidal casa do povo realizará sessão solene em que vai homenagear uma penca de dotores e cidadãos que têm contribuído para o crescimento e projeção da nossa city pexêra. E, nessa leva de homenagens, mais uma vez a Univali, o templo do ensino superior que tanto tem nos orgulhado, foi lembrada.

Cidadão itajaiense

Dentre os homenageados, o título de cidadão itajaiense será concedido para o já marcilista reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho. A proposta foi apresentada pelo vereador galego Rubens Angioletti (sem partido) e aprovada por unanimidade (e com falas de louvor) pelos demais edis da piramidal casa do povo.

Lembrar é preciso

Em 2017, que não sisqueça, Cechinel já havia sido homenageado pela piramidal casa do povo por ter sido o vencedor, numa acirrada disputa de âmbito nacional, da Comenda do Mérito do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), por sua relevante contribuição para o desenvolvimento da educação no Brasil.

Parabéns

No caso da Univali e de sua história que está prestes a completar 60 anos, o reitor Valdir Cechinel Filho se junta na galeria eterna da universidade aos ex-reitores Edison Vilella e José Roberto Provesi, outrora também justamente lembrados e homenageados pela piramidal casa de leis peixeiras.

Moisés

O governador Carlos Moisés (Republicanos) vai receber o título de cidadão itajaiense em proposição do vereador barbudinho Thiago Morastoni (MDB). O jornalista e colunista esportivo do DIARINHO, Jânio Freitas, também será homenageado com o título de cidadão em proposta do vereador Marcelo Werner (PSC). Serão 16 os homenageados.

Vitória para a região

A aprovação por parte do Banco Mundial do financiamento do túnel sob o rio Itajaí-açu, ligando Itajaí e Navegantes, e, também, do projeto de transporte regional integrado interligando toda a nossa região num sistema moderno, constitui-se um ganho ímpar e que vai transformar os municípios da Amfri em região de classe mundial. É o tipo de projeto que tem que ser abraçado por todos.

 

InovAmfri

O projeto é do InovAmfri, com o apoio dos prefeitos da Amfri envolvidos, e tem, e é preciso salientar, a visão e a vontade política do ex-deputado Paulo Bornhausen. Paulinho costuma dizer que pensar pequeno e pensar grande dá o mesmo trabalho, e ele não deixa de pensar grande sempre. Mais do que pensar, criar os meios para inovar. Isso faz dele um político diferenciado.

Portfólio

A vinda da fábrica da BMW para a Santa e Bela Catarina também tem a mão e o engenho de Paulinho, o fazedor das causas (quase) impossíveis, assim como o fim da famigerada CPMF (que, de vez em quando, algum esperto tenta ressuscitar lá em Brasília).

Deve vir

Os centros de inovação espalhados pelo estado, a Volvo Ocean Race (que logo, logo tá de volta a Itajaí), e por aí vai, tem o dedo do Paulinho. O homem não é fraco e deve vir candidato nestas eleições. Os puxas me dizem que é o tipo de político que o Brasil precisa, ou não é?

Boicotado

A inauguração da ponte sobre a BR-101, na Dubai brasileira, nesta quinta-feira chuvosa, que contou com a presença do prefeito em exercício Gelson Rodrigues, o senador e pré-candidato a governador Jorginho Mello (PL) e o ex-secretário nacional da pesca e pré-candidato ao Senado, Jorge Seif (PL), foi boicotado pelos vereadores. Nenhum parlamentar apareceu pra marcar presença e aparecer na foto.

Carta

“Concessionária Litoral Sul por inaugurar no dia 09/06/22 a ponte do trecho acesso sul em Balneário Camboriú sem as devidas condições de segurança aos pedestres, ciclistas e motoristas”. Texto da nota de repúdio da Câmara de Vereadores da Dubai brasileira. Leia a nota completa no Blog do JC no diarinho.net.

Meia boca?

A nota de repúdio é por conta de que, apesar das pontes prontas, faltou de um lado 700 metros e de outro 400, o que prejudica quem precisa acessar a BR-101. Olha, a Autopista Litoral Sul tá ficando famosa pelo trabalho meia-boca...

Porto

O presidente estadual do PSB e pré-candidato a deputado federal Cláudio Vignatti, quando da visita à choupana do JC, acompanhado do presidente da sigla pexêra, Luciano Mette, e do pré-candidato a estadual Julcemar Ferreira, o Juça, deram um pulinho no Porto de Itajaí, onde se reuniram com o superintendente Fabio da Veiga e o coordenador de patrimônio, o barbudão Douglas Cristino.

Discurso

Lá Vignatti fez discurso de que apoia o pleito de manter a Autoridade Portuária. “A missão é manter nossa posição na autoridade portuária pública, garantindo que a mão de obra não seja prejudicada, assim como a manutenção econômica que o Porto proporciona a toda cidade e estado”, disse o pré-candidato, fazendo discurso.

Discurso 2

“O Porto é uma das joias mais preciosas de Itajaí. Precisamos continuar a exercer a autoridade pública dos portuários e, se possível, ampliar a parceria de sucesso entre o privado e o poder público”, ressaltou Veiga.

Nada

Olha, esse discurso leva o nada ao lugar nenhum. Nesse caso, um presidente de partido de esquerda e ainda pré-candidato, discursando que apoia, que tá junto, é pra jogar pra torcida de forma eleitoral? Esse povo não pode fazer nada, o Governo Federal já deu as cartas, e o apoio e presença não mudam nada. Perda de tempo.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que mais te irrita quando acaba a luz?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

Quem é o dono do barco premiado?

JotaCê

Quem é o dono do barco premiado?

Time ABF Vaccaro

Jackie Rosa

Time ABF Vaccaro

Green no Black Friday

Charge do Dia

Green no Black Friday

A vida brota, a notícia pulsa

Clique diário

A vida brota, a notícia pulsa

A longa história de golpes e a inédita punição aos golpistas de 8 de janeiro

Casos e ocasos

A longa história de golpes e a inédita punição aos golpistas de 8 de janeiro




Blogs

Inflamação Silenciosa: o inimigo oculto

Espaço Saúde

Inflamação Silenciosa: o inimigo oculto

Pediu pra mandar embora

Blog do JC

Pediu pra mandar embora

O Casarão Heusi é de Itajaí

Blog do Magru

O Casarão Heusi é de Itajaí

O Rio do Ontem, o Lixo de Hoje: Um mergulho nas nossas águas internas

VersoLuz

O Rio do Ontem, o Lixo de Hoje: Um mergulho nas nossas águas internas






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.