Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Orgulho


Orgulho
Enquanto isso...

Pai Atanásio dos advogados, e nossos linguarudos causídicos que me permitam o agradecimento pelas notícias, terrenas e do além, que fizeram a coluna ser uma referência a nível estadual neste processo eleitoral da OAB. Graças a toda essa equipe altamente atenta e discreta, o espaço conseguiu acertar o resultado das eleições na Santa & Bela e na city pexêra.

 

Tripé

A vitória da Dra. Ana Paula Colzani, quebrando uma hegemonia do mesmo grupo há três mandatos à frente da OAB pexêra, deve-se a construção da campanha em um tripé estratégico forte e pragmático ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Tripé

A vitória da Dra. Ana Paula Colzani, quebrando uma hegemonia do mesmo grupo há três mandatos à frente da OAB pexêra, deve-se a construção da campanha em um tripé estratégico forte e pragmático.

Diferencial

Como a coluna deste pançudinho escriba já antecipou desde o início da campanha, a estratégia adotada pelo time da Dra. Ana Paula seria o diferencial para o resultado da eleição, que tinha tudo, e foi, altamente disputada, com uma diferença inferior a 80 votos.

Jovens

A primeira perna do tripé estratégico se estabeleceu na busca pelos jovens advogados, que hoje são maioria entre os dotores da lei em Itajaí e estavam há tempos esquecidos pelo clube do bolinha que se enraizou na Ordem.

Simpatia

Para alcançar esse público, a Dra. Ana Paula, que também é professora, recheou a chapa com outros colegas de academia, todos com um contato ativo e gozando de forte simpatia entre os alunos, advogados recém-formados que labutam pra impulsionar a carreira.

Propostas

A segunda perna teria sido embasada em propostas. Aproveitando o cansaço da atual diretoria, que fazia mais do mesmo, e há de se reconhecer que isso acaba sendo normal quando as pessoas estão à frente do poder por muito tempo, o time da nova presidente se estrebuchou em diagnosticar os gargalos da classe e focou numa campanha 100% propositiva, com visitas, reuniões, zoio no zoio, corpo a corpo, sem ataques ou ofensas.

Retaguarda

Por fim, para completar a lógica da eleição perfeita e de sucesso, a Dra. Ana Paula buscou entre membros históricos da OAB apoio para a renovação. Dos ex-presidentes da Ordem, apenas os representantes do ciclo que se encerra agora não apoiaram a empreitada de renovação. Sem cargos estratégicos ou promessas por espaços, a Dra. Ana Paula resgatou nos ex-presidentes a esperança por uma Ordem isenta e atuante.

Quarto elemento

É claro que nem tudo em política é lógica. O fator sorte e luz própria também fecharam a favor da Dra. Ana Paula. O campo adversário, recheado de próceres de campanhas destrutivas e da baixaria total, também contribuiu para o incauto advogado, sacudo com isso tudo, optar pela renovação e carisma da nova presidente. Mesmo sem falar muito sobre a eleição local, a presença do João sem Kombi Martins entre os apoiadores da Dra. Ketrin, já colocou no balaio da Dra. Ana Paula uma penca de votos.

Diferencial

João sem Kombi, que dedicou seu tempo a baixarias e tudo que seu estilo de campanha tem direito ao pleito estadual, daqui a pouco vai receber um troféu de campeão de perder “eleições ganhas”. Ele e a filha sabem como ninguém perder eleição e afastar gente próxima.

Incomoda

Os linguarudos de plantão garantem que dos poucos votos que separaram as chapas concorrentes, muitos poderiam ser revertidos se não fosse a presença incômoda, ops icônica, dos Martins entre os apoiadores da chapa.

Lavada

A eleição estadual consolidou a chapa liderada pela Dra. Claudia Prudêncio e pelo atual presidente Rafael Horn na continuidade do comando da OAB catarinense. Claudia e Horn, que também focaram a campanha em propostas e na apresentação dos resultados de gestão, contaram com a sorte de terem no lado adversário o João sem Kombi Martins como guru do Dr. Hélio Brasil, tadinho, que levou mais de quatro mil votos de diferença.

Despencou

Quando a principal bandeira da campanha de qualquer candidato é falar mal dos seus adversários, sem conseguir apresentar suas propostas e virtudes, pode acreditar que essa eleição já foi por água abaixo.

Baixarias

E foi isso que a coluna noticiou da metade para o final do pleito, quando, no desespero, os adversários acionaram o João sem Kombi e passaram a massacrar a Dra. Claudia Prudêncio com baixarias, chegando até a vida pessoal. Que feio.

Cacetada

Passando vergonha no crédito e no débito, o guru do Dr. Hélio Brasil propagou vídeos que foram caceteados na hora pela dona justa para serem retirados do ar, através de liminar no plantão judiciário. Outros vídeos da turminha do mal também foram banidos pela Comissão Eleitoral, além de diversas ações no judiciário terem sido propostas para cessar a baixaria e restabelecer os direitos dos membros da chapa de situação estadual.

Mais do mesmo

Essa espécie de jogo sujo não tem mais espaço entre os eleitores. Fica nítido o desespero de quem só prega o mal, a destruição, o conflito. Já pensou se os advogados catarinenses elegessem alguém aliado a este tipo de pensamento?  Foi um baita livramento, hein?

Inábeis

Com a derrota da Dra. Ketrin que, reafirmo, foi corajosa e valente em aceitar o desafio de defender o legado de quem estava, a Dom Quichata, minha ex-musa Anna Carolina (PSDB) e seu pai, o João Sem Kombi amargam mais uma derrota no currículo, muito em função da inabilidade para o diálogo e da tentativa de imposição de suas ideias como verdades absolutas. Já tem linguarudo apostando que ninguém mais vai querer os dois por perto... É força de azar e confusão hein?

Outros

Além de pai e filha, as eleições da OAB em Itajaí também tiveram a participação de políticos no apoio às chapas. Pelos lados da vencedora, o Dr. Gaspar Laus, o vereador barbudinho Jr. Thiago Morastoni (MDB) e outros cabeças brancas emedebistas cravaram apoio à filha do saudoso Dr. Valdir Colzani. Ex-presidente da ordem, Dra. Elidia Tridapalli, também arregaçou a manga na campanha.

Outros 2

Já no apoio à Dra. Ketrin, o vereador devoto Beto Cunha (PSDB), o futebolista Níkolas Reis (Podemos), os bagrões da piramidal pexêra Fernando Pegorini (PSL) e Cícero Zucco (PSDB) e o ex-tucano Robison Coelho juntaram-se ao capo progressista e quase primeiro-damo João Paulo Tavares Bastos Gama no time que levou na caçoleta e perdeu o comando da OAB pexêra. Teria sido por gratidão ao João Paulo, lascam os fofoqueiros!

Apelo

Que nossa Ordem, olha como já me sinto dono sem nem ter me matriculado no vestibular de Direito da Univali, seja conduzida, a partir de agora, com foco na unidade dos advogados, sem discriminação ou envolvimento político partidário de qualquer espécie. Além do papel de defesa de seus filiados, a OAB exerce um fundamental papel na defesa da democracia. A OAB ser manipulada por quem quer se seja, anula completamente a instituição. Serenidade nessa hora!

Pífio

A participação do atual presidente da OAB pexêra nas eleições teria sido pífia, segundo nossas amadas fontes. O Dr. Renato Felipe, que herdou o comando da subseção em chapa única, na segunda eleição consecutiva na base da paz, não só teve insucesso na continuidade dessa harmonia, como entregou uma eleição altamente dividida, e nada teria contribuído para a campanha sair do marasmo. Além de ter colocado a OAB no centro do pleito municipal, ano passado...

Reflexo

A gestão monótona, devagar quase parando do Dr. Renato teria excluído o atual presidente de toda campanha. Ninguém sabe nem viu nenhum material ou ação da chapa da Dr. Ketrin enaltecendo o trabalho do atual presidente.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Justiça condena ex-presidente a prisão

Charge do Dia

Justiça condena ex-presidente a prisão

Histórias que valem mais que números

Mundo Corporativo

Histórias que valem mais que números

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

Artigos

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

O dia que ficará na história

Casos e ocasos

O dia que ficará na história

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD

JotaCê

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD




Blogs

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.