Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Cenário de guerra


Cenário de guerra
Os vereadores da Dubai brasileira aprovaram, nessa quarta-feira, o orçamento da prefa em 2022. A cifra chega a R$ 1.382.629.369,63 (foto: Márcio Gonçalves)

Em meio a ataques, ações e liminares na dona justa e muita baixaria, promovida pelas chapas de oposição à atual gestão da OAB/SC, chegou o dia dos advogados e advogadas catarinenses definirem os rumos da Ordem nos próximos três anos na Santa & Bela Catarina e nas subseções espalhadas por todo estado. O fim melancólico da campanha estadual fala muito sobre a OAB que os advogados não querem.

 

Apelação

Os linguarudos de plantão garantem que o arsenal de montagens e vídeos difamatórios contra a chapa 04, que tem a Dra. Claudia Prudêncio como candidata de situação, foi o último suspiro ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Apelação

Os linguarudos de plantão garantem que o arsenal de montagens e vídeos difamatórios contra a chapa 04, que tem a Dra. Claudia Prudêncio como candidata de situação, foi o último suspiro da oposição, que se viu acuada e sem saída após pesquisas divulgarem uma ampla vantagem para a situação, no pleito estadual, com quase o dobro de intenções de voto que os adversário.

Sem chances

Se as propostas da oposição não empolgaram os dotores, a baixaria dos últimos dias deve afastar de vez qualquer chance de vitória da oposição na eleição estadual. A pá de cal na estratégia veio com uma liminar da justiça estadual, mandando retirar do ar vídeos montados com acusações não comprovadas contra a atual diretoria da Ordem.. Quem assistiu ao vídeo, com montagens fora de contexto, percebeu o desespero no ar.

Vida pessoal

Além da decisão judicial, a Comissão Eleitoral também determinou que o Dr. Michel Roberto Pires Amorim, candidato a presidente da OAB de Balneário Camboriú e que apoia o Dr. Hélio Brasil para a OAB Estadual, retirasse do ar vídeo que misturava a vida pessoal da Dra. Claudia Prudêncio com suas atividades perante a Caixa de Assistência aos Advogados. Que coisa feia, ninguém mais aceita esse tipo de campanha.

Modus operandi

A forma destrutiva de fazer campanha, atacando os adversários, teria sido uma imposição ao Dr. Hélio Brasil pelo grupo liderado pelo João Sem Kombi Martins. Não é preciso ir muito longe para lembrar que, também em razão da edição de vídeos fora da regularidade e expondo ao vexame e julgamento sumário pessoas inocentes (até que se prove o contrário), a filha do João sem Kombi responde a processos na Comissão de Ética da piramidal pexêra.

Não aprendem

O que essa turma não aprendeu, mesmo com seguidas derrotas e fiascos eleitorais, é que no fim o povão e advogados querem é saber de projetos, propostas e compromissos. Ninguém em sã consciência deseja sair de casa para votar naquele que é menos odiado, ou menos pior. No fundo, as pessoas e, nesse caso, os advogados, querem ir à urna votar em quem aponta os melhores caminhos para a instituição.

Favoritismo

Por essa razão, além do trabalho desenvolvido e entregue aos advogados catarinenses, os observadores de plantão apontam um amplo favoritismo da Dra. Claudia Prudêncio para o comando da OAB de Santa Catarina, consolidando a chapa de situação por seus méritos próprios e potencializando os votos pela baixaria e falta de propostas de seus adversários.

Dotores Pexêros

Já pelos lados da OAB de Itajaí, a disputa deve ser mais apertada. Um grande mérito da Dra. Ketrin Tavares Bastos e seu polido esposo, o capo progressista Dr. João Paulo Tavares Bastos Gama. O diferencial foi deixar a campanha destrutiva de lado. Aquele linguarudo maldoso jura que o casal prometeu uma Kombi zeradinha para um apoiador folclórico ficar calado, só “cuidando” da eleição estadual.

Crescendo

A campanha da Dra. Ana Paula Colzani, que concorre pela oposição às eleições da Ordem em Itajaí, tem crescido bastante, com forte empenho de professores, jovens advogados e com a retaguarda da maioria dos ex-presidentes da entidade. Tem quem jure que as apostas na eleição da OAB de Itajaí estão muito mais acirradas e disputadas do que no cenário estadual. Qualquer resultado pode acontecer!

Sabedoria

A coluna deseja, seja quem for a vencedora, que a gestão da instituição não deixe a defesa dos advogados descambar para a baixaria generalizada. Passada a eleição, a Ordem deve ser uma só, em favor de seus filiados e da democracia.

Guerreiras

Alegria é saber que em Itajaí, certamente, uma mulher comandará a instituição, já que as duas chapas concorrem com a mulherada dominando a diretoria. Tenho certeza que, sensibilidade, para unir vai ter de sobra. Parabéns, guerreiras!

Isenção

O que se espera também da OAB de Itajaí é uma postura isenta e imparcial. Se a Dra. Ketrin lograr êxito no pleito, que sua cara-metade cumpra a promessa de deixar o comando dos Progressistas em Itajaí e se afaste da política durante a gestão. Se a vitoriosa for a Dra. Ana Paula, que a histórica militância política da família Colzani não influencie sua condução nos trabalhos desenvolvidos pela instituição. É o mínimo que se espera, né?

Nem tchum

O que é triste de se ver nesse processo eleitoral é aqueles que criticam, mas fazem igual. Exonerada no começo do mês para concorrer nas eleições da OAB, uma assessora da Dom Quichata, minha ex-musa Anna Carolina (PSDB), continuou trabalhando o mês inteiro na piramidal pexêra, numa clara usurpação da função pública, proibida pelo estatuto dos advogados. Nem a piramidal, nem a comissão eleitoral da OAB deram um pio sobre esse escárnio. E a moça tá trabalhando de graça?

Equilíbrio

O secretário de Estado da Saúde, André Motta, anunciou em Camboriú a construção de um hospital regional. Quem conhece de saúde, sabe que o Estado não contribui financeiramente com o Ruth Cardoso, que já atende regional e sem nenhuma contrapartida do governo da Santa & Bela, que vive renegando o Ruth, como se fosse inimigo ou adversário político.

Promessa

Teve doutor da discórdia, que afirmou que a proposta, digo, a promessa da construção do hospital em Camboriú, não passa de mero privilégio eleitoreiro. O estado garante que vai bancar o custeio. Espero que sim. O prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) pretende transformar o atual hospital da cidade em uma maternidade. 

Média

Segundo informações da prefa de Camboriú, o “hospital regional seria de média e alta complexidade, com tamanho de 3600 m2 e custo de R$ 80 milhões”. A área onde o governo do Estado pretende construir o hospital é particular e precisa, primeiramente, ser comprada e depois doada, dependendo da aprovação da casa do povo da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Justiça condena ex-presidente a prisão

Charge do Dia

Justiça condena ex-presidente a prisão

Histórias que valem mais que números

Mundo Corporativo

Histórias que valem mais que números

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

Artigos

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

O dia que ficará na história

Casos e ocasos

O dia que ficará na história

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD

JotaCê

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD




Blogs

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.