Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Puxadinho da ACII?


Puxadinho da ACII?

Na semana que passou o assunto na city peixeira não foi a CPI da Covid e muito menos o tubarão encontrado na praia da Dubai brasileira. O assunto que dominou as manchetes da imprensa, redes sociais e nas rodinhas do povo com e sem máscaras foi a proposta de loteamento de dezenas de prédios para a diminuta praia de Cabeçudas. Pracabá!

Puxadinho

A Associação Empresarial de Itajaí, por meio de mentes iluminadas e coordenada pelo delegado titular da entidade, resolveu fazer um tratado para adensar a pequena Cabeçudas com mega edifícios. Me abana, tá é doido!

Subestimar

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Puxadinho

A Associação Empresarial de Itajaí, por meio de mentes iluminadas e coordenada pelo delegado titular da entidade, resolveu fazer um tratado para adensar a pequena Cabeçudas com mega edifícios. Me abana, tá é doido!

Subestimar

O documento, assinado pelo delegado titular, é robusto e chega ser “arrogante” ao subestimar a capacidade intelectual dos membros da Associação de Moradores do Bairro de Cabeçudas. Aliás, o Delegado Titular da ACII é, por sinal, o poderoso proprietário da Procave, Nivaldo Pinheiro.

Puxadinho 2 e os Russos

A diretoria da ACII e o delegado da Procave, ops da ACII, sisqueceram de combinar com os russos (Associação de Moradores, Ministério Público, etc.) a possibilidade de adensar Cabeçudas com milhões de metros quadrados em edificações, o que certamente iria fazer a alegria de meia dúzia de espertalhões e a tristeza da população de Itajaí.

Não!

É fácil de ver no horizonte a edificação de novos condomínios chiquetosos ocupando a principal praia do nosso povo peixeiro. Se a piramidal casa do povo e o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), permitirem tamanho absurdo estarão selando a morte da principal praia de Itajaí. Com a palavra a prefa, a câmara e o ministério Público.

Manoel

Conheço o advogado Manoel Storino desde os tempos em que ele trabalhava em gráfica e estudava e eu tinha minha banca de revistas, onde hoje é a choupana. Batalhador, se formou e consolidou seu nome como um dos melhores advogados de Itajaí.

Ações 

É triste saber que é a quarta vez que seu escritório é arrombado em pleno centro da cidade. E que, apesar de todo o seu esforço em reforçar a segurança, não tem contido a bandidagem que por aqui campeia. Precisamos de mais efetivo da polícia Militar e ações conjuntas com a guarda Municipal pra combater essa criminalidade. Se está assim no centro, imagina nos bairros...

Goetten e Lapa

No último sábado, durante o programa Microfone Democrático, apresentado pelo jornalista Patrick Schneider na rádio Conceição, Jorge Goetten convidou no ar o pastor do MEVAM e ex-vereador bonzinho Edson Lapa a retornar ao PL. Hummmm...

Acabar com trampolim

Goetten lascou pra cima do ex-homem dos galináceos e do prefeito barbudinho. “Com todo respeito ao Jandir e ao Volnei, que foram candidatos a deputado e usaram o mandato como trampolim pra disputar a prefeitura, nós precisamos acabar com isso”.

Saúde, Tito!

O ex-vereador da city peixeira e arquiteto Tito Arruda passou por um procedimento cirúrgico no pé e colocou um cateter na perna pra melhorar a circulação do sangue por conta da diabetes. Graças a Deus, correu tudo bem e ele se recupera em casa. Tito é um dos caras que mais entende de política na city peixeira e um ser humano notável. Saúde sempre!

 

Placa da discórdia

O vereador Kaká Fernandes (Podemos) recebeu denúncias sobre a instalação de uma placa no Beco do Brooklyn, no acesso da servidão, como “Bem Vindo Todx”. Tão logo recebeu a denúncia o vereador foi pessoalmente conferir e no local gravou um vídeo e, em seguida enviou para secretária de Cultura da Dubai brasileira, Denize Leite, questionando a autoria e a responsabilidade sobre o fato.

Mandou tirar

A secretária Denize teve bom senso e, prontamente, optou pela retirada da placa, antes que a indignação pública fosse ainda maior, pois o que queremos saber é se tem algum recurso público envolvido na confecção da placa e quem autorizou a forma de utilização de um pronome neutro.

Ficou show

Pronome que sequer é reconhecido na língua portuguesa ou na própria gramática. O lugar ficou show e não são as pinturas que o vereador questiona, mas sim o pronome digo neutro.

Segurança pública 

Tem tudo para continuar quente e suscitando dúvidas nos bastidores políticos nesta nova semana (curta e de feriadão) ainda o caso da demissão do então delegado Geral da polícia Civil do Estado, Akira Sato, na semana passada, com suspeitas de que tenha havido pressão do alto escalão político-militar do governo Carlos Moisés (sem partido).

Supostas

Isso tudo em função de investigações internas sobre suposta fraude e corrupção relacionadas a compras sem licitação, principalmente para o porto de São Francisco, além de outras suspeitas envolvendo rolo de licenciamentos ambientais junto ao IMA - Instituto do Meio Ambiente do Estado.

Convite

Depois que a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da leleia aprovou, os delegados Akira Sato,  Jefferson Prado e  Beatriz Ribas serão convidados para avaliar na Casa legislativa, essas notícias veiculadas pela imprensa sobre um suposto caso de corrupção envolvendo o setor de Segurança Pública da Santa & Bela Catarina.

Elucidar

De autoria do entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL), o requerimento tem a intenção de que os delegados ajudem a elucidar questionamentos que tiveram ampla divulgação na imprensa no decorrer da semana passada.

Operação abafa?

Segundo Naatz, “da operação abafa o caso que já estaria acontecendo dentro do governo para fazer de conta de que tudo ocorre dentro da normalidade, inclusive acenos de ajustes no plano de carreira com vantagens funcionais e mais verbas para a categoria policial.”

Grave

De acordo com Naatz, a Comissão de Trabalho tem por competência acompanhar as crises institucionais que existem entre os servidores do Estado. “E a crise que se instalou na polícia Civil, evidentemente, é muito grave, já tem repercussão nacional.”

Nota

A associação nacional dos delegados emitiu nota a respeito da interferência política do governo do Estado, em investigações que fazem delegados de polícia a respeito de crimes de corrupção”, citou o parlamentar.

Fraudes

Segundo o deputado, as supostas irregularidades envolveriam “vendas com dispensa de licitação superfaturadas; vendas de licenças ambientais dentro do IMA [Instituto do Meio Ambiente]; um grupo que teria atuado dentro das instituições do governo com o objetivo de fraudar licitação e, fundamentalmente, se prevalecer de uma aproximação que teriam com o governador Moisés para firmar esses contratos”. 

Graves

Em função disso, justificou Naatz, foram convidados os delegados Prado, que investiga os contratos, a delegada Beatriz, que investiga o IMA, e o delegado Sato. “O que teria levado ele a ficar só 10 dias à frente da delegacia Geral da Polícia Civil e sem falar com a imprensa, sem ter conversado com a sociedade a respeito? Agora falam em problemas pessoais de saúde, mas se eram problemas graves, porque o delegado assumiu o cargo então, indaga o deputado.

Cumprir papéis

Naatz afirmou que a intenção é cumprir “o papel constitucional da Alesc, ouvir os servidores, dar proteção, estabelecer garantias para que possam conversar sem medo de qualquer represália e, também, divulgar para Santa Catarina o que aconteceu”.

Fale

Outro requerimento que está na Mesa Diretora da Alesc é para que o novo delegado Geral da Polícia Civil, Marcos Ghizoni, fale na Assembleia Legislativa sobre suas expectativas à frente da polícia Civil. Não houve quórum na primeira votação, que deve ser repetida então na quarta ou quinta-feira.

Ajustes e dúvidas

Constam ainda nos bastidores policiais  que a decisão do novo delegado Geral, Marcos Ghizzoni, de convidar o delegado Jeferson Prado para a delegacia de Lavagem de Dinheiro da delegacia especializada, a DEIC,  constitui iniciativa considerada positiva. 

Investigando

O retorno do delegado Cláudio Monteiro para a delegacia de Combate a Entorpecentes, também teria repercutido bem.  Mas a remoção da delegada Beatriz Ribas para BC, por sua vez, teria gerado dúvidas dentro e fora da corporação. A delegada vinha investigando fraudes e irregularidades no Instituto do Meio Ambiente, o que incluiria, segundo o deputado Ivan Naatz, “figurões do MDB.”

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Justiça condena ex-presidente a prisão

Charge do Dia

Justiça condena ex-presidente a prisão

Histórias que valem mais que números

Mundo Corporativo

Histórias que valem mais que números

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

Artigos

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

O dia que ficará na história

Casos e ocasos

O dia que ficará na história

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD

JotaCê

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD




Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.