Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Mudanças


Mudanças
Apesar de o prefeito Elcio estar vacinado e pronto para o embate em 2022, o deputado federal Peninha o teria aconselhado a não ser candidato (foto: divulgação)

Perdigueiros da coluna que se espalham pelos corredores do paço da vila Operária da city peixeira dão conta de que o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) está se preparando para uma nova guinada no governo. Uma formação nova deve surgir diante da atual conjuntura que não anima internamente.

 

Objetivo

Como o barbudinho não é mais candidato à reeleição, uma pá de grupos políticos, ainda perdidos, perderam o foco e a ausência de um plano maior para o futuro. O que deixou tristonha e desmotivada ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Objetivo

Como o barbudinho não é mais candidato à reeleição, uma pá de grupos políticos, ainda perdidos, perderam o foco e a ausência de um plano maior para o futuro. O que deixou tristonha e desmotivada a base. A tropa precisa de estímulo!

Chacoalho

O fato é que o governo tem encontrado uma dificuldade medonha para alinhar as ideias e projetos políticos da sua própria coligação, que segundo puxas, assim se comporta por não entender que um projeto político se constrói entregando conquistas à população. Blábláblá não enche barriga e nem constrói futuro, entendem.

O único

Por conta da própria composição, só o poder executivo tem condições de realizar grandes feitos, sejam estes propostos por situação ou oposição. De fato quem entrega no final é a prefa. Por isso, a compreensão e respeito entre os poderes e suas atribuições devem estar sempre em primeiro lugar para que tudo flua naturalmente.

Dança das cadeiras

Diante de tudo isso o alcaide barbudinho pode recompor sua base para começar politicamente o governo de fato, já que administrativamente não teve sequer intervalo, separando governabilidade de aliança política para colocar as peças em seus devidos lugares e distensionar as relações.

Lideranças

Segundo os sabichões que avaliam o possível movimento, VM pretende salvaguardar o governo da pirotecnia desesperada de alguns. Quer destacar lideranças no âmbito legislativo e executivo compondo assim um grupo político mais alinhado com as necessidades da city peixeira e não de egos inflados. Tecnicamente capaz e politicamente eficaz.

Precisa

A cidade precisa de novas lideranças mais executoras e menos barulhentas. Itajaí já provou que é uma cidade conservadora, com muitos imigrantes e com vontade de trabalhar. Novos líderes poderão dar à city peixeira oxigênio e coerência. Segundo os perdigueiros da coluna é o que busca o barbudinho preocupado com o futuro.

Senado

A vaga para Senador pela Santa, Bela & friorenta Catarina em 2022, tem sido disputada a peso de ouro. A vaga é uma espécie de coringa e para encaixar o quebra cabeças da chapa majoritária ao governo.

Surfado

Nesse caso, primeiro é necessário definir o candidato ao Senado e neste quesito, o empresário de Brusque, Luciano Hang, o véio da Havan, tem surfado a onda do Bolsonarismo, em paralelo a sua popularidade política, revelada em pesquisas recentes.

Regalia

A vaga de senador está sendo tão disputada por só ter uma vaga disponível em 2022,  ou seja, apenas um candidato vai poder sentir a maciez dos estofados mais confortáveis do país, com um salário e uma regalia de dar inveja à iniciativa privada.

Alternativa

Pai Atanásio profetiza que Hang só não vai ser o candidato se não quiser, pois ainda conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido, por enquanto...) Muita gente especula que Hang almeja a cadeira de presidente da República num momento próximo.

Sonho

Eleito senador, Hang irá catapultar seu nome às eleições de 2026, onde seria um candidato natural ao Palácio do Planalto. Os amigos e interlocutores próximos que o aconselhavam a ficar longe de uma candidatura em 2022 agora o estimulam. Hummmm...

Turismo

Ainda conta na disputa ao Senado, que o atual senador Jorginho Melo (PL) estaria sendo içado ao cargo de Ministro do Turismo, abrindo espaço para João Rodrigues (PSD) ou Raimundo Colombo, os dois nomes mais cotados nas últimas pesquisas.  Com Jorginho no Ministério, Santa Catarina ficaria “fortalecida” política e eleitoralmente.

Visibilidade

Neste cenário de possíveis vices, também circula o nome do deputado Federal Daniel Freitas (PSL), que foi o relator da PEC do Auxílio Emergencial. Ele ganhou visibilidade e massa política e também é forte candidato ao Senado, isso caso Hang desista da ideia.

Tentativa

É importante lembrar que Jorginho Melo no Ministério do Turismo também seria uma alternativa para tentar “neutralizar” o governador bombeiro Carlos Moisés (sem partido), que deve investir o peso e apoio da máquina na eleição de 2022. Eleição que promete fortes emoções...

20 anos

Ainda nos 20 anos da coluna, o ex-prefeito de Itajaí e ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (Progressistas), ligou pra parabenizar o escriba pela data, brincando que já tenho cinco mandatos. O ex-prefeito de Navegantes, Bob Carlos (PSD), que faz 18 dias que é pai novamente, também ligou, parabenizando o espaço. Obrigado a todos!

Na labuta

Importante citar a atuação do Rubens Menon que não mediu esforços na Assistência Social, neste momento de frio intenso, pra atender e proteger os moradores de rua. O Julcemar Ferreira, da defesa Civil, também faz um belo trabalho. Pessoas, animais e até plantações têm sido protegidos. Parabéns! 

Divididos

O MDB catarinense anda dividido entre dois nomes ao governo do Estado em 2022. Uma ala defendo o nome do senador Dario Berger. Já outra ala fala em renovação com o nome do prefeito de Jaraguá do Sul, Antidio Lunelli. Podem surgir novos nomes, mas deve ser disputada a vaga pra ser candidato à principal cadeira do palácio da Agronômica.

Fatias do bolo

O deputado federal Rogério Mendonça, o Peninha (MDB), esteve na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador. Curiosamente, no dia do aniversário do prefeito de Camboriú, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB). Peninha é da ala emedebista que apoia uma candidatura de Berger ao governo da Santa & Bela Catarina.

Desestimulou

Além de dar aquele parabéns ao prefeito por mais um ano de vida e comer mais uma fatia do bolo. Entre uma golada e outra de Guaraná zero, as bocas de conflito lascam que Peninha teria desestimulado o prefeito Elcio de ser candidato à estadual ou federal no ano que vem. O guaraná já era sem açúcar, agora azedou o bolo...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Justiça condena ex-presidente a prisão

Charge do Dia

Justiça condena ex-presidente a prisão

Histórias que valem mais que números

Mundo Corporativo

Histórias que valem mais que números

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

Artigos

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

O dia que ficará na história

Casos e ocasos

O dia que ficará na história

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD

JotaCê

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD




Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.