Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Vitória importante
O Marcílio Dias conquistou a sua primeira vitória no campeonato Brasileiro da série D ao bater o Rio Branco-PR fora de casa neste domingo por 1 a 0. Mais do que somar três pontos e colar no G4, ficando atrás do quarto colocado só pelo saldo de gols, a vitória era fundamental para que o grupo de jogadores pegasse mais confiança para a sequência da competição. Depois da desastrosa estreia contra o Aimoré-RS, o rubro-anil já havia feito uma ótima atuação contra o Cascavel, mas só jogar bem não adianta, é preciso pontuar. E foi o que o Marcílio fez em Paranaguá, contra um dos adversários de nível técnico mais fracos da chave.
Tempos distintos
O jogo se tornou muito difícil também pela péssima condição do gramado. No primeiro tempo o Marcílio se equiparou ao time da casa e a partida foi horrorosa, um dos piores tempos que vi o Marinheiro fazer nos últimos anos. Se o Rio Branco abusava do chutão pra área, o Marinheiro adotou a mesma estratégia, anulando a saída de jogo do seu próprio meio e consagrando os defensores adversários na ligação direta. Na etapa final, com um jogador a mais após a expulsão de Igor Lopes no final do primeiro tempo, o Marcílio voltou diferente. Fez o seu jogo de posse de bola, com paciência para achar os espaços e foi aos poucos chegando à meta do adversário, ainda que pouco efetivo nas finalizações. Porém, se existe justiça no futebol, ela aconteceu quando Julinho arriscou de fora da área e fez um belo gol aos 39 minutos. Pelo que jogou na etapa final, o Marcílio merecia um resultado melhor e ele veio. O Rio Branco, que abdicou de jogar, até tentou retomar a tática da bola na área, mas aí apareceu a estrela do goleiro Victor Hugo, que já havia defendido um pênalti na primeira etapa. Vencer jogos assim, com campo ruim e adversário retrancado, faz a diferença lá na frente, na pontuação que define a classificação.
Destaques individuais
Na última coluna destaquei que o torcedor tinha uma boa perspectiva para o Brasileiro porque os jogadores que entraram no lugar dos que saíram ao término do Catarinense estavam dando conta do recado. E em Paranaguá foi a vez do goleiro Victor Hugo mostrar que, com ritmo de jogo, pode manter a tradição de grandes goleiros que o Marcílio sempre teve. Foi seguro em um jogo de muita bola aérea e ainda fez uma grande defesa no pênalti. Também chama muito a atenção o atacante Wellington. Jogador de 22 anos, emprestado pelo Hercílio Luz, tomou conta da partida no segundo tempo. Ele assumiu a responsabilidade e ao ser colocado no meio de campo e deu outra movimentação ao time.
Clássico
No sábado o Marcílio terá um jogo muito difícil contra o JEC, às 15h, no Gigantão das Avenidas. O Joinville se fortaleceu após o estadual e vem sendo uma das equipes mais consistentes nesse início de Brasileiro. Acompanhe a transmissão na rádio Univali FM (94,9) e na Web Catarina, pelo site e Facebook.