Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Água de defunto - 3


Água de defunto - 3
O Altamir Montibeller, de Camboriú, se filiou ao Republicanos pelas mãos do presidente estadual da sigla, deputado Sérgio Motta (foto: divulgação)

O advogado e procurador do porto de Itajaí, Ronaldo Camargo, respondeu o comentário do polido presidente do Progressistas, João Paulo Tavares Bastos Gama. Ronaldo desmente o colega e diz  que não “vazou o documento com a resposta do Semasa à OAB sobre a amostra de água”, durante a tumultuada eleição municipal.

 

Interesse público

Segundo Ronaldo, se tratava de um documento público e que no seu entender deveria ser divulgado para que a coletividade soubesse da veracidade dos fatos sobre a qualidade da água fornecida ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Interesse público

Segundo Ronaldo, se tratava de um documento público e que no seu entender deveria ser divulgado para que a coletividade soubesse da veracidade dos fatos sobre a qualidade da água fornecida à população de Itajaí.

Marieta

Na missiva que o presidente da OAB encaminhou ao Semasa, o homem simples e humilde, Luiz Felipe de Souza,  presidente de uma entidade respeitada por todos, defensora da democracia, narra que  a água tinha sido coletada perto do cemitério Parque dos Crisântemos e que teria sido levada pra abastecer o hospital e Marieta mesmo contaminada. Leviana acusação, portanto.

Sumária

Voltando ao texto da carta do presidente da OAB, ele cita que o fato da água ter sido coletada nas proximidades do cemitério, “por sí só, leva a uma ‘conclusão sumária’ de que o lençol freático está contaminado por restos mortais de seres humanos”, circunstância que impediria a coleta e a distribuição do precioso líquido pelo Semasa. Entendidode meio ambiente, água tratada, tudo...

Verdade

A resposta da Semasa é conclusiva, no sentido de que a água coletada na época, por conta de problemas na barragem e entrada da cunha salina, era de um poço artesiano, água  potável e que não estava contaminada. A água do local, no bairro Ariribá, é coletada nas profundezas e sem contato com o suposto chorume. Mas sa OAB divulgou um laudo fake com uma desconhecida amostra de água coletada sabe-se lá de onde e atestada falsamente como condenada.

Usaram

Infelizmente, a minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), usou a tribuna da câmara pra atacar o jornal, a coluna e a imprensa. A galega disse que a campanha do Robson Coelho (PSDB, por enquanto), na qual ela não ajudou e nem pediu voto, não houve abordagem da questão da água. Tá de brincadeira? Tem vídeo de Robson, pra quem quiser ainda ver, lascando que a água do Semasa  era de defunto... Anna quer culpar a janela pela existência da paisagem. Será isso?

OAB

Fica cada dia mais complicado defender a gestão do presidente da OAB, desde o episódio triste da entidade se deixar usar para fim político pra interferir nas eleições e tentar impedir a reeleição do barbudinho Volnei Morastoni (MDB).

Porto público

Por que será que a atual gestão local da OAB não abraçou, por exemplo, a campanha para a manutenção do porto público?  O porto corre o risco de ser privatizado. Manter o modelo de municipalização, que deu certo, tem unido  oposição e a situação em prol de algo que é o melhor pra cidade. Todos nós passaremos, mas o porto fica.

Junto

O presidente da comissão na piramidal que trata deste tema, purexemplo, é o vereador devoto, Beto Cunha, que é PSDB, oposição ao atual governo, mas longe de questões partidárias, ideológicas, tem abraçado e trabalhado junto para que o porto de Itajaí continue municipal. A OAB peixeira, porém, não se posiciona e não se engajou. Qual o critério para a OAB se envolver em temas pertinentes à cidade?

Silêncio

O superintendente do porto, também advogado, Fabio da Veiga, oficiou a OAB solicitando que a entidade esteja  junto nessa mobilização. Não obteve resposta. Oficiada a OAB estadual, a entidade prontamente se engajou na  luta municipal,  que já é regional e estadual. Tanto que a Assembleia Legislativa também abraçou a causa de manter os portos públicos.

Dois pesos

Interessante que no episódio da live Criança Viada, que foi censurada pelo prefeito Volnei, a OAB no dia seguinte se manifestou, usou da tribuna da piramidal, atacando a decisão do alcaide. Ou seja, pra atacar o prefeito é sempre na hora. Pra ajudar o porto, a cidade, só porque é pauta do prefeito, daí a OAB se exime. Complicado.

Republicanos

O empresário, ex-candidato a prefeito da capital da pedrada e do tiro ao vereador, Altamir Montibeller, se filiou ao Republicanos no final da semana. Altamir tem dito pra quem quiser escutar que será o próximo prefeito da cidade. E, aparentemente, não estará fora do pleito do ano que vem...

Laranjas

A dona justa eleitoral cassou os 10 candidatos do Partido Liberal da capital da Taxa de Paciência e Amargura, ops, Taxa de Proteção Ambiental (TPA), de Bombinhas. Tudo por algo que já foi denunciado várias vezes nesta coluna: as candidatas-laranjas. O MP demonstrou e a justiça decidiu sobre duas candidatas a vereadoras registradas apenas para cumprir os 30% de reserva de gênero, como prevê a lei.

Passaram batido

A Letícia Batista de Souza e a Melissa Vilela Cristino Neves tiveram, respectivamente, três e cinco votos. Além disso, não declararam despesa ou receita, o site de campanha ou propaganda eleitoral. Com isso, caiu a torre inteira de 10 candidatos, inclusive, o vereador eleito Átila Ueliton Rodrigues de Oliveira. A decisão, entretanto, só será validada  após todos os recursos na fase judicial.

Lá em riba

Pensei que o mundo tinha evoluído. E não é que na nossa querida Camboriú, tem abobrões, amados secretários da prefa, todos bobos, porque teriam sido laureados com um tal de troféu mérito empresarial?

Felizes

O secretário de Obras, Alexandre Silveira, que gosta que se enrosca de uma festa sem máscara, estaria na categoria de secretário atuante/funcionário público, e tido um percentual de 46% de aprovação. Renatinho do Esportes, 31%,  e a bela Elisama da Saúde, lembrada por 22%.

Sei lá entende

O bagrão da Fundação de Esportes, Renato Pedro da Conceição Júnior, o Renatinho, parece que caiu de paraquedas. Não se vê nada e um morador de Camboriú diz que quando liga pra falar com ele, o homi tá sempre em reunião.

Ego

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Alexandre Silveira, está com ego pra lá de inflado e sonha que vai ser candidato a prefeito em 2024. O homi conta pra todo mundo e deixa seus assessores espalhar. Ajuda, pai eterno!

Coisa errada...

O pior de tudo é esse pessoal publicar em redes sociais e tem gente aplaudindo. Engraçada a postagem do vereador Amilton Bianchet que disse que na categoria lanches, pizzaria, restaurantes e choperia, os percentuais dos três estabelecimentos laureados, 48%, 33% e 23% não batiam. É só somar pra ver. Geralmente tem quem pague por essas comendas...

Tranquilo

Segundo os perdigueiros da coluna na capital manezinha, o governador bombeirom Carlos Moisés (PSL), está tranquilo com relação a convocação na CPI da pandemia no Senado Federal. Isso porque, além do pedido de arquivamento formulado pela polícia Federal,  o caso já foi investigado à exaustão e o governador foi considerado inocente.

Arquivamento

Outro ponto é o parecer assinado pela subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, que embasa a decisão do ministro do STJ, Benedito Gonçalves, pelo arquivamento do inquérito. Todo mundo sabe que a subprocuradora Lindôra é reconhecida pelo rigor no combate à corrupção e fez uma manifestação contundente que isenta Moisés de qualquer responsabilidade.

Prejuízo amenizado

Os adversários de Moisés sempre fazem questão de omitir que R$ 14 milhões já foram recuperados pela força-tarefa que investiga o caso. Ainda segundo os perdigueiros, o governo está trabalhando para recuperar os R$ 19 milhões restantes. O governador sempre destaca que o maior interessado na recuperação do dinheiro e na responsabilização dos culpados se chama Carlos Moisés da Silva.

Candidatíssimo

Por fim, engana-se quem pensa que Carlos Moisés da Silva está correndo o Estado entregando obras e anunciando investimentos porque tem cabelo curto. Embora não diga publicamente, o governador é candidatíssimo à reeleição. Hummmm...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Justiça condena ex-presidente a prisão

Charge do Dia

Justiça condena ex-presidente a prisão

Histórias que valem mais que números

Mundo Corporativo

Histórias que valem mais que números

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

Artigos

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

O dia que ficará na história

Casos e ocasos

O dia que ficará na história

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD

JotaCê

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD




Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.