Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Intercedendo


Intercedendo
(Charge Pirão D’água)

Causou mal-estar à entrevista do ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, essa semana, onde afirma que parlamentares, o acionaram para interferir na ação da polícia Federal que apreendeu toneladas de madeira extraída ilegalmente da Amazônia. Dois destes parlamentares são da Santa & Bela Catarina, o senador Jorginho Mello (PL), e a deputada Carolina de Toni (PSL).

Catarinenses na mira

Na entrevista, Salles disse que parte das empresas que estava extraindo a madeira era de Santa Catarina e que os catarinenses fizeram o pedido. Vale lembrar que o delegado da PF em Manaus, Alexandre Saraiva, foi ouvido ontem no congresso, onde afirmou que Salles interferiu numa ação policial. Saraiva foi “transferido” dias depois, o que gerou o forrobodó.

Indagação

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Catarinenses na mira

Na entrevista, Salles disse que parte das empresas que estava extraindo a madeira era de Santa Catarina e que os catarinenses fizeram o pedido. Vale lembrar que o delegado da PF em Manaus, Alexandre Saraiva, foi ouvido ontem no congresso, onde afirmou que Salles interferiu numa ação policial. Saraiva foi “transferido” dias depois, o que gerou o forrobodó.

Indagação

Uma pergunta que não quer calar, por que um senador da República, como o Jorginho Mello (, pediu ao ministro do meio Ambiente interferência no estado do Amazonas para intervir  numa ação legal da polícia Federal?

Interesse?

Qual interesse de Mello nesta ação? São perguntas ainda não respondidas. O fato é que a afirmação do ministro Salles demonstra alto grau de influência no governo Bolsonaro do senador Jorginho Mello.

O amor é lindo

A vereadora acelerada, Aline Aranha (DEM), que assumiu há pouco tempo a cadeira estofadinha da piramidal casa do povo, pretende nomear o namorado, Fernando Canziani Pereira, o Fendo,  como assessor.

Não pega bem

Tenho a acelerada Aline, como muito bem intencionada. Conheço e acompanho as suas ações e causas. Chegou cheia de gás e com vontade de contribuir com a coletividade. Contudo, tem que refletir sobre essa decisão. Nomear o namorado não é proibido, não é ilegal, masnão pega bem para alguém que tem tão boas intenções...

Queriam

Os mandarins da TVBE, segundo os bocudos de plantão, queriam transmitir as sessões da piramidal casa do povo às terças e quintas-feiras, pela bagatela de R$ 90 mil/mês. A proposta teria batido na trave. Acredita-se que a câmara, desde os tempos do desassossegado Luiz Carlos Pissetti (sem partido), tinha o objetivo de um canal aberto. O legislativo tem um canal próprio.

Ameaça de morte

Tem um órgão de comunicação da região que vem sendo disputado nos bastidores a ferro e fogo. A contenda é tão grande que quem está no mando de campo, atualmente, teria mandado recado de que tem, se for preciso (?), um matador...

Lino

O ex-vereador do outro lado da vala, Fredolino Alfredo Bento, o Lino, que é presidente do MDB dengo-dengo e  candidato derrotado a prefeito por duas oportunidades, declarou à coluna há época que se o MDB for lançar candidato a deputado estadual do lado de lá da vala, seria ele o nome. Contudo, Lino foi nomeado pelo prefeito Emerson Stein (MDB) de Porto Belo, como presidente da Fundação de Meio Ambiente de lá.

Zelo...

Fiquei emocionado ao saber de fonte oficiosa que a retirada da placa (já recolocada) de inauguração do paço da ex-capital do Jet Ski se deu porque a bendita tava sujona e demandou uma limpeza. Juram, de pés juntinhos, que não é revanchismo político. Então tá. 

Puxou a zorelha

A vereadora Hilda Deola (PDT) puxou a orelha do presidente da piramidal casa do povo, Marcelo Werner (PSC), ao lascar de que estavam em 11 vereadores e apenas um de máscara (no caso ela,  a Hilda). A vereadora cravou que o exemplo deveria partir do legislativo.

Pegadinha

Além disso, Hilda caceteou que uma servidora da câmara de vereadores positivou com coronavírus e disseram que o legislativo foi sanitizado, mas foi tudo mentira. 

Trabalhistas

Na Dubai Brasileira, o PDT divulga nas suas redes, que o partido voltou à ativa na forma online, com uma ampla reunião da executiva na noite da última terça-feira, todo mundo ligadinho no Meet para debater o partidão na city. Os vereadores Patrick Machado e Dudu Zanatta participaram do papo e prestaram conta das ações.

Base

Fazendo parte da base do governo do prefeito pop star, o PDT está de olho em 2022 e 2024, onde lançará candidaturas próprias, tanto no âmbito estadual como federal,  pois espera ter um bom nome para disputar os altos da Dinamarca.

Convite

Atendendo ao convite do vereador Kaká Fernandes (Podemos), o ministro do Turismo, Gilson Machado, vai estar na região, entre os dias 14 a 16 de maio, confirmando o que havia prometido em vídeo, durante a passagem do vereador Kaká por Brasília, no início do mês de abril.

Lançamento

O ministro vai visitar Balneário Camboriú, Itapema e Bombinhas, cidades já confirmadas para receber a visita, que deve se estender até a serra catarinenses. Na Dubai brasileira, Gilson Machado vai participar do ato de lançamento do alargamento da faixa de areia. Na região, o ministro participa de atos públicos e inaugurações de obras para o turismo.

Trâmite

A visita do ministro em Santa Catarina é fruto do bom trâmite do deputado federal Daniel Freitas (PSL), em Brasília, e do secretário de Articulação da Santa & Bela, Jorge Davi, que junto ao vereador Kaká, tem feito uma verdadeira maratona pela região.

Azul e vermelho

O ex-vereador e advogado, Cirino Cabral Neto, o Cirininho Malvadeza (Cidadania), entrou, ontem, com denúncia no ministério Público, pedindo investigação da promotoria pelo fato da prefa de Navega City ter pintado a Unidade Básica de Saúde do centro de azul e vermelho.

Azul, branco e amarelo

Além dos memes e indagações sobre a pintura, Cirino comenta que muitos relacionaram o fato ao antigo supermercado do prefeito Liba ter essas cores na fachada. Cirino lembra que as cores oficiais do município são azul, branco e amarelo.

Transparência

A governadora interina Daniela Reinehr (sem partido) sancionou nesta semana o projeto de lei voltado à transparência na área da Educação. A Lei 18.108/2021 cria o Portal Transparência das Escolas Públicas Estaduais, que deverá ser disponibilizado no site da Secretaria de Estado da Educação.

Informações

O Portal Transparências das Escolas reunirá informações de todas as unidades escolares estaduais, incluindo conteúdo atualizado sobre corpo docente, técnico e administrativo, estrutura organizacional e detalhes sobre o imóvel.

Dobro

Há algum tempo, este colunista pançudo havia dividido com os leitores deste espaço, que o super-secretário Osmar Nunes, o Mazoca, seria içado ao cargo da Chefia de Gabinete do prefeito pop star, Fabrício Oliveira (Podemos).

Nos 30

Não deu outra, Mazoca foi nomeado pelo burgomestre para a chefia de Gabinete e também acumula o cargo poderoso de secretário de Obras. Mazoca que já era bastante procurado, agora vai ter que se virar nos 30, digo, se desdobrar em dois para continuar atendendo todos da mesma forma.

Doação

Sancionado esta semana, o projeto de Lei do deputado estadual Felipe Estevão (PSL), que obriga a divulgação de mensagem incentivando a doação de sangue em todas as competições esportivas e eventos culturais mantidos pelo governo do Estado ou que recebam patrocínio dos órgãos públicos.

Na galega

A mensagem “Doe sangue e ajude a salvar vidas!” deve ser colocada em displays eletrônicos, banners ou placas de propaganda. Lei bacana, nota dez. O problema é que, por exemplo, quem quer doar sangue, aqui na região, tem que ir lá na galega Blumenau. Complicado.

Correndo atrás 

A governadora interina, Daniela Reihner (sem partido),  está com o pé no acelerador e tem uma baita pressa de deixar a sua marca, neste curto espaço do segundo afastamento do governador bombeiro, Carlos Moisés (PSL).

Pressa

Daniela esteve esta semana na loira Blumenau e saiu demostrando pressa e agilidade da gestão pública na Santa & Bela. A pressa de Daniela se justifica com a proximidade do retorno de governador afastado Moisés, tida como “certa” pelos especialistas sabichões do meio jurídico. 

Pressa

Ainda nesta semana, a galega, digo, a governadora, também sancionou uma lei que torna obrigatória a exibição de campanhas de conscientização e enfrentamento à violência doméstica nos eventos realizados ou patrocinados pelo governo do Estado. A proposta é de autoria do deputado Kennedy Nunes (PSD).


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Justiça condena ex-presidente a prisão

Charge do Dia

Justiça condena ex-presidente a prisão

Histórias que valem mais que números

Mundo Corporativo

Histórias que valem mais que números

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

Artigos

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

O dia que ficará na história

Casos e ocasos

O dia que ficará na história

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD

JotaCê

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD




Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.