Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Informação


Informação
A governadora interina Daniela Reihner tá usando a caneta e trocando as peças do secretariado estadual (foto: Mauricio Vieira/Secom)

O responsável pela creche Vianna de Carvalho, na Dubai brasileira, em missiva encaminhada à coluna (leia no Blog do JC – diarinho.net), afirma que a instituição, apesar de ter sido fundada pela avó do vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), não tem mais vínculo com ele ou familiares do parlamentar.

 

Aberto

Na missiva afirma ainda que devido ao decreto estadual que impossibilitou as aulas presenciais, a instituição permaneceu ministrando na modalidade de ensino à distância e que em nenhum ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Aberto

Na missiva afirma ainda que devido ao decreto estadual que impossibilitou as aulas presenciais, a instituição permaneceu ministrando na modalidade de ensino à distância e que em nenhum fechou as portas. Alegam que isso foi possível através de parecer do Conselho Estadual de Educação que regulamentou a modalidade, inclusive na educação infantil.

Salvação

Apesar de ter sido regulamentado pelo Conselho Estadual de Saúde o ensino à distância na creche Vianna de Carvalho, e ter sido aplicada a possibilidade de uma creche assistir pequerruchos de longe, qual a diferença na vida  dos pais que precisam trabalhar? Será que deixam as crias na frente do computador e vão trabalhar? Me ajuda, pai eterno!

Num sei

Só não sei como, à distância, se troca uma fralda, faz a mamadeira, leva pra caminha pra que a criança tenha aquele soninho inocente. Ah, e tem que torcer pra não cair a internet ou a energia. Salvação, aleluia! 

Baixar

Além disso, a Vianna de Carvalho, realizou, segundo eles, de forma espontânea,  a redução de 30% dos repasses das parcelas, pois houve redução nos gastos com alimentação, luz e água. E, no termo de parceria de 2020, devolveram R$ 745.143,41 aos cofres públicos. E, que apesar da devolução dos valores, continuaram ministrando as aulas de forma remota.

Saber?

Por fim, na missiva encaminhada pela creche Vianna de Carvalho à coluna, questiona: “Gostaríamos de saber se as demais entidades que possuem termo de parceria junto ao município, principalmente as que permaneceram prestando os serviços à comunidade, também realizaram a devolução de valores.”

Resposta

Na conversa telefônica, antes do envio das explicações, o responsável pela creche pediu “direito de resposta”. Algo completamente desnecessário. O espaço, na coluna e no blog, sempre esteve aberto aà quem quer que seja. Você sempre terá o direito de dizer que estou errado, mesmo acreditando que estou certo. Ponto pacífico.

Prestar contas

No telefonema, o representante da creche afirma que as colocações na coluna foram inverídicas. E que este escriba deveria ter perguntado antes de escrever. Isso é a opinião do responsável. A coluna não tem que perguntar nada. A creche como instituição que recebe verba pública, tem o dever de prestar contas à sociedade. Simples assim.

Surreal

A pergunta no final do texto da creche, questionando se outras entidades, também, devolveram recursos públicos, é surreal. Porque não perguntam a cada uma?

Devolveram?

Mas, tá valendo, a pergunta da Vianna de Carvalho. Alguma entidade da Dubai brasileira que tem parceria com o poder público e, que, por ventura teve suas atividades paralisadas, durante a pandemia, devolveu recursos?

Lamborghini

Depois de flertar com a governadora em exercício, Daniela Reihner (sem partido), para montar uma fábrica de carros em SC, Jorge Antônio Fernández Garcia, empresário mexicano e seu sócio em SC, Gilson Pierri, visitaram o prefeito pop star da Dubai Brasileira, Fabrício de Oliveira (Podemos), para conhecer atrativos de BC para os variados setores que a empresa atua. Garcia seria CEO da Lamborghini Latinoamérica.

Cheio dos rolos

Mas a história não é bem assim. Puxando nomes e histórico, reportagens do portal UOL de 2019 dão conta que o mexicano Jorge Garcia não tem autorização da fabricante de carros luxuosos, hoje pertencente ao grupo Volkswagen, para produzir qualquer coisa com o nome “Lamborghini”, seja no México ou na América Latina.

Fracassos

A reportagem mostra que o empresário que anda visitando políticos em SC, inclusive com o deputado estadual Milton Hobus (PSD) de cicerone, tem uma série de tentativas de produzir carros esporte com a marca Lamborghini na Argentina.

Desembarca

Porém, as carangas produzidas na terra dos hermanos não somam os dedos de uma mão. A marca dos carrões de alto luxo anda no calço do CEO latino americano, com processos no México e nos Estados Unidos, e agora ele desembarca na Santa & Bela Catarina 

Sócio de SC

O prefeito da Dubai recebeu Garcia com Gilson Pierri, que em fevereiro abriu em Rio do Sul uma empresa chamada Automibili Lamborghini do Brasil Participações  S.A., com sede no Alto Vale, em frente a uma plantação de arroz, a 10 km do centro da cidade e com capital de R$ 100.000,00. Linguarudos de plantão alardeiam para a turma checar bem essa história de investimentos em SC.

Votar contra

O deputado federal manezinho, Hélio Costa (Republicanos), é contrário aos projetos de lei que tramitam na câmara para alterar a regulamentação da profissão de representante comercial. O parlamentar se comprometeu em votar contra as matérias na Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos, da qual faz parte.

Prejudicar

Hélio Costa se reuniu com os diretores do Conselho Regional dos Representantes Comerciais da Santa & Bela Catarina (CORE-SC), ontem. De acordo com o deputado, as propostas podem prejudicar os comerciantes e consumidores.

Picaretagem

“Hoje os representantes são regulamentados por lei e podem ser punidos por lei. Abrindo a porta para qualquer pessoa para representar empresas é um perigo para os comerciantes e para nós consumidores. Tá cheio de picaretagem por aí”, caceteia Hélio.

Empirulitaram

A casa do povo do outro lado da vala, em Navega City, se não fosse os bagrinhos e assessores trabalharem, podia-se dizer que seria uma casa abandonada. A grande parte das amadas excelências excelentíssimas dengo-dengo só dá as caras em dia de sessão. No restante, ninguém sabe, ninguém viu. Oh, dor!

Longe

E os nossos heróis legislativos de Navegantes, quando se encontram para o ápice da função que é a sessão ordinária, não poderm estar muito próximos. E não é por conta da pandemia do maledeto coronavírus, mas sim porque o forro do plenário continua impávido, caído, dormindo em berço esplêndido. É triste. 

Papagaio

O vice-prefeito de Navegantes, Wancarlos Wolinger Corsani, o subtendente Wancarlos (PSL), anda muito ocupado. Tanto que divulgou nas redes sociais, ontem, que tinham encontrado um papagaio, com anilha e que estavam procurando o dono. Não seria interessante acionar os órgãos ambientais?

Felix Reichert

A Escola da casa do povo da Dubai Maravilha, Félix Eugênio Reichert, disponibilizou ontem, às 20h, a primeira parte de uma aula sobre o funcionamento da câmara na página do feicebuque e no canal do Iogurte, ops, YouTube, do legislativo. 

Aula

A aula gravada é ministrada por João Carlos Alves dos Passos, diretor da Escola do Legislativo e secretário parlamentar da câmara, e Ruy Tortato de Oliveira Junior, auxiliar de secretaria e servidor mais antigo da Casa ainda em atividade. A aula foi dividida em duas partes. Bacana.

Exonerado

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), Leandro Ferrari Lobo, o Mané, foi substituído do cargo ontem. Leandro, que estava à frente do órgão desde março de 2020, nomeado pelo governador bombeiro, Carlos Moisés (PSL), deixa a cadeira sob a gestão da governadora interina, Daniela Reinehr (sem partido). O substituto será Eduardo Loch, que é empresário do setor e foi presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de SC (Abav/SC).


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Justiça condena ex-presidente a prisão

Charge do Dia

Justiça condena ex-presidente a prisão

Histórias que valem mais que números

Mundo Corporativo

Histórias que valem mais que números

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

Artigos

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

O dia que ficará na história

Casos e ocasos

O dia que ficará na história

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD

JotaCê

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD




Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.