Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Reencontro


Reencontro
Prefeito, vice e vereador da Dubai brasileira reconstruindo a relação política (Foto : Divulgação)

As coisas parecem começar a apaziguar entre o prefeito pop star da Dubai Brasileira, Fabricio Oliveira (Podemos), e seu vice, o homem sorriso, Carlos Humberto (PL). Ontem,  CH divulgou nas suas redes sociais uma foto com o prefeito. O vereador e presidente do PL, Cristiano Santos, ajudou a protagonizar a sessão de sorrisos.

 

Relação conturbada

Desde a posse para o segundo mandato a relação da dupla era péssima, segundo interlocutores da coluna. O vice-prefeito mais comentado do sul do mundo, o homem sorriso, Carlos Humberto, ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Relação conturbada

Desde a posse para o segundo mandato a relação da dupla era péssima, segundo interlocutores da coluna. O vice-prefeito mais comentado do sul do mundo, o homem sorriso, Carlos Humberto, disputou a ferro e fogo o poder sobre a presidência da câmara, no primeiro dia de janeiro, o que teria azedado relação. Agora parece que estão reconstruindo a parceria. Ou não?

Auxílio

Ainda na Dubai Brasileira, o vereador pedetista, Dudu Zanatta, parece começar a ser ouvido pelo paço dos altos da Dinamarca. O vereador que quer que pessoas de baixa renda recebam auxílio emergencial da city, verá nesta semana o prefeito pop star, Fabricio Oliveira, enviando para a casa do povo, projeto que prevê auxílio de um salário mínimo aos motoristas de vans e transporte escolar.

Benefício

Segundo o projeto do prefeito, os trabalhadores receberão uma ajudinha por três meses e a grana sairá dos cofres do município. Segundo a turma na Dubai, o vereador Zanatta tem feito uma defesa consciente que o auxílio municipal é possível e que pode ser ampliado e ajudar a girar a roda da economia.

Manda e desmanda

O promotor da comarca da ex-capital do Jet Ski, Pablo Inglêz Sinhori, através de ofício,  solicitou explicações ao prefeito Tiago Baltt (MDB) sobre denúncia anônima de que sua patroa manda e desmanda no paço de Piçarras.

Explicações

O prefeito explicou que a patroa é presidente do MDB. Que comandou sua campanha e que seria uma pessoa de ‘confiança’ e que é natural que, como presidente da sigla e primeira dama, compareça ao paço pra exercer os trabalhos que lhe competem. Quais?

Qualquer

O alcaide disse ainda que qualquer pessoa pode dar uns pitacos no projeto de governo, ressaltando que vivemos em um regime democrático. Baltt refutou a denúncia e respondeu que as afirmações seriam revanchismo político. O promotor que expediu o oficio, frente a manifestação da prefa, mandou arquivar a denúncia por falta de provas.

Entoncê

Ou seja, quando alguém observar a primeira dama no paço de Piçarras é porque ela está investida como presidente do MDB ou como primeira dama com trabalhos sociais que não se sabe quais são como ‘pessoa de confiança’ que vai dar umas orientações ao prefeito na gestão do governo. Sem contar que ela é a cara-metade do Tiago Baltt. É só escolher a alternativa. Simples assim.

Isso non ecziste!

O prefeito diz que é revanchismo político, sendo que a eleição findou faz quase seis meses. Lógico que isso inexiste na atual administração. Só arrancaram a placa de inauguração do paço com  o nome do ex-prefeito. Mas isso não é demonstração de revanchismo. É demonstração de elevador espírito público. Qui coisa, meu povo!

ACII apoia revogaço

O vereador que não usa máscara na piramidal casa do povo, Adriano Klawa, esteve com o presidente da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), o ex-reitor Mário Cesar dos Santos, para falar sobre o seu “revogaço”.

Pacote

O pacote de revogação de leis visa ampliar a análise de leis municipais que já não fazem mais sentido e que geram burocracia. A intenção é ajudar os empreendedores e empresários na eliminação de exigências desnecessárias.

Desburocratizar

Klawa diz que a ideia é desburocratizar, tornando a vida das pessoas e dos empreendedores menos engessada, bem como tirar do nosso ordenamento jurídico [local] leis antigas, ultrapassadas. Esses projetos do edil se alinham com o que a Câmara já vem fazendo por meio da Comissão de Consolidação das leis.

Silêncio

A presidente da casa do povo do outro lado da vala, professora Adriana Macarini (PL), criou clima na última sessão da câmara ao exigir silêncio, por conta de que o vereador Andrew Laurentino (PSD) não ter se inscrito pra usar a tribuna. Consta que logo após a sessão, o vereador foi tirar satisfações no gabinete da presidente Adriana. Credo!

Poderosa

Os linguarudos de plantão lascam que a presidente Adriana tem mais cargos do que nomeados na prefa da beiradinha do nosso valão maior, o Itajaí-Açu. Tanto que tinha uma assessora na câmara e emplacou a guria na secretaria de Educação. E não nomeia pra ver...

Júlio Garcia liberado?

Em votação relâmpago a Comissão de Constituição e Justiça da Alesc (CCJ) aprovou, ontem, um projeto de resolução que suspende a prisão domiciliar do deputado Julio Garcia (PSD), atualmente licenciado em função dos rolos que lhe são atribuídos pela dona justa federal na Operação Alcatraz.

Revoga

A proposta revoga ainda medidas cautelares que o impeçam de exercer o mandato parlamentar. O projeto de resolução também foi aprovado em plenário por maioria (31 votos). Também esteve em pauta a prisão preventiva do deputado, determinada pela Justiça Federal da capital manezinha.

Adequado

Essa última matéria já havia sido votada por outras duas vezes. O projeto foi votado após decisão do Ministro Edson Fachin, do STF, na última semana, que determina que a decisão do plenário da Assembleia é adequado para deliberar acerca do assunto, conforme previsão constitucional e jurisprudência do próprio STF. 

Moro de saia

A Justiça Federal de Florianópolis agora será notificada da votação e deve se manifestar, via Juíza Janaína Cassol, o que gera expectativa pois a magistrada é tida como tinhosa e conhecida nos bastidores jurídicos como a “Moro de saia”.

Nova rota turística

Secretários de Turismo, bem como representantes do trade turístico dos municípios de Navegantes, Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha estão se organizando para estruturar uma rota turística específica, a exemplo da Costa Esmeralda que reúne Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

Destacar

Com isso, querem destacar os potenciais próprios, como o turismo náutico, de forma a atrair mais visitantes. A iniciativa conta com apoio da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado entisicado Ivan Naatz (PL).

Ações 

Reunião inicial foi realizada no começo deste mês de abril e o objetivo do grupo é definir as estratégias para fomentar e trabalhar o turismo integrado nos municípios da região, de forma a explorar os potenciais e fortalecer os municípios nos cenários regional, estadual e nacional, através de uma rota turística. As ações serão desenvolvidas ao longo dos próximos encontros.

Estímulos 

Além dos estímulos do setor público, a previsão é de que também ocorra a participação e investimentos da iniciativa privada.  Os incentivos públicos podem surgir a partir de projeto de lei que tramita na Alesc, de autoria de Ivan Naatz e que prevê a regulamentação dos municípios de interesse turístico.

Proposta

Uma vez aprovada, a proposta pode fazer com que os municípios possam receber benefícios como recursos do ministério do Turismo e outros incentivos para aplicação em obras de ampliação da infraestrutura turística e atração de investimento privados.

Plano municipal

Isso desde que as citys catarinas já disponham da infraestrutura básica no setor e um plano municipal para o segmento de turismo, bem como a atividade turística seja uma das suas principais fontes de arrecadação.

Loucura

Impressionante que tenha comércios e prestadores de serviço que não tão nem aí pras normas sanitárias. Não respeitam a lei. Hoje é obrigatório o uso de máscaras, o mínimo, o que pode gerar uma multa ao comerciante e ao consumidor.

Código penal

O ex-deputado e dono de emissora de rádio, César Souza Júnior, defende que se use o código penal nesses casos. “O artigo 268 do Código Penal: “Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena é de detenção, de um mês a um ano, e mais multa.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Justiça condena ex-presidente a prisão

Charge do Dia

Justiça condena ex-presidente a prisão

Histórias que valem mais que números

Mundo Corporativo

Histórias que valem mais que números

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

Artigos

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

O dia que ficará na história

Casos e ocasos

O dia que ficará na história

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD

JotaCê

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD




Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.