Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Resultado importante pro Marinheiro
O Marcílio Dias conseguiu resultado importante no último domingo, ao buscar um empate em 2 a 2, com o Caxias, após sair perdendo por 2 a 0 na serra gaúcha. Apesar do ponto fora de casa contra um dos times de maior investimento da chave ser ótimo, a atuação coletiva do Marinheiro foi para se apagar da memória. Não fosse a individualidade de alguns atletas, o Marcílio amargaria a sua segunda derrota nessa Série D. Nos últimos anos, foi uma das piores partidas do Marcílio, que entrou totalmente perdido em campo, tanto taticamente, quanto tecnicamente. O Caxias não precisou nem se esforçar para abrir vantagem no placar, dando a bola para o Marcílio e esperando os erros do time visitante. Em má fase, o Caxias poderia transformar a vantagem em goleada se tivesse forçado mais no ataque. Mas o time gaúcho também não estava bem em campo e nos últimos 15 minutos do segundo tempo assistiu o Marcílio buscar o empate.
Erros Waguinho
A atuação dos jogadores dentro de campo foi abaixo da média, mas o treinador Waguinho Dias também cometeu erros. Além de insistir na escalação de Weriton como atacante e Zé Vitor de centroavante, o técnico desconfigurou a equipe com as mexidas no intervalo. Recuou Weriton para a lateral direita, colocou Luiz Renan de volante, e sacou Nathan Ferreira (o melhor atacante do time), abrindo o meia Marllon de ponta direita. Com menos de um minuto Luiz Renan saiu jogando errado e entregou a bola para o Caxias ampliar o placar, que já estava 1 a 0 em outro erro do lateral marcilista. A invenção de Waguinho durou só 12 minutos, quando ele tirou Luiz Renan para botar Medina no ataque. O torcedor marcilista e esse colunista possuem grande respeito pelo trabalho que Waguinho já realizou aqui em 2018 e 2019, mas isso não o torna imune a críticas e continuarei fazendo quando achar que devo. Assim como sempre elogiei quando vejo que o treinador acerta.
Solução no banco
Não é de hoje que tenho falado que Hélio Paraíba, mesmo em má fase, não pode ser reserva. Zé Vitor não pode continuar sendo titular com outro centroavante muito mais qualificado no banco. Hélio entrou só com 30 minutos da etapa final e fez muito mais que o titular da posição em 75 minutos. Ele se movimentou, buscou o jogo, brigou pela bola e foi coroado com um gol de placa nos acréscimos. Já Paulinho e Anderson Ligeiro, que entraram no intervalo, deram outra movimentação ao lado esquerdo e uma grande jogada de Ligeiro deu origem ao pênalti que Marllon cobrou bem. O Marcílio segue na briga pela classificação, mas a equipe titular precisa ser revista já para o próximo jogo.
Transmissão
No sábado o Marcílio recebe o Tubarão às 16h, no Gigantão das Avenidas, e você confere todas as emoções a partir das 15h30 na rádio Univali FM (94,9) e também Web Catarina (www.webcatarina.com.br).