Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Não convenceu
A vitória do Marcílio Dias contra o Tubarão, no último domingo, no sul do Estado, foi muito importante para manter o Marinheiro na briga pela classificação na Série D do campeonato Brasileiro. O gol de Luiz Renan quebrou uma sequência de oito jogos sem marcar e de nove partidas sem a vitória do Marcílio, mas o desempenho da equipe dentro de campo ainda é muito preocupante. Diante do time mais fraco da chave, repleto de garotos oriundos da base do Peixe, o Marcílio fez a sua pior atuação na competição, muito inseguro e se colocando no mesmo nível do seu adversário. Se tivesse jogado com mais tranquilidade e organização, pela qualidade técnica do elenco, o Marcílio poderia ter feito 3, 4 gols no Tubarão ao natural, mas está bem longe do que pode render.
Mudou, mas não melhorou
Waguinho Dias mexeu nas peças que foram mal em São Caetano, tirando Diego Silva e Hélio Paraíba para a entrada de Mikael e Zé Vitor, mas ambos não aproveitaram a oportunidade. Se no meio de campo os jogadores estão nivelados, e a entrada de Mikael e de Xavier não melhoraram a qualidade da armação das jogadas, no ataque a diferença entre Paraíba e Zé Vitor é muito grande. Mesmo em uma fase ruim, perdendo gols incríveis como os perdidos em São Caetano, Hélio tem que ser titular dessa equipe e o Marcílio precisa buscar outra opção para a camisa 9. O jovem Zé Vitor pode ter potencial, mas nas vezes em que foi titular, se mostrou muito afobado e sem ritmo para jogar uma competição difícil como essa. No setor ofensivo, a volta dos jogadores que estão fora como Anderson Ligeiro, Medina, Felipe Pará e o próprio Guilherme Pitty vai ser importante para o treinador, já que Nathan Ferreira e Weriton também não estão conseguindo produzir nada.
Dá pra chegar
Como eu já falava desde o início da Série D, o Marcílio tinha e ainda tem totais condições de se classificar no grupo. Mesmo com atuações muito abaixo do esperado e do que esses mesmos jogadores já mostraram que podem jogar, o Marcílio está colado no G4 e se não estivesse em uma fase tão ruim, estaria brigando na parte de cima da tabela. Contra JEC e São Caetano, o Marinheiro poderia ter vencido e teve chances pra isso, apesar das atuações ruins. A sequência de jogos é pesada, mas o Marcílio ainda tem cinco jogos em casa e, se somar quatro vitórias no Gigantão, alcança a pontuação pra se classificar, entre 18 e 19 pontos. O Cílio terá ainda quatro partidas fora em que pode buscar pontos, principalmente contra São Luiz e Joinville.
Vem com a gente
A equipe Show de Bola estará com o Marcílio esta semana em duas partidas. Na quarta-feira, a partir das 20h, tem Marcílio x Caxias, direto do Gigantão. Já no domingo, o desafio é contra o São Luiz, em Ijuí. Estaremos ao vivo do interior gaúcho a partir das 16h30. Escute na Univali FM (94,9) ou pela Web Catarina (www.webcatarina.com.br).