Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Marinheiro lidera
Marinheiro lidera
Mesmo sem jogar no final de semana, o Marinheiro segue na liderança da Copa Santa Catarina. Com duas vitórias em dois jogos, o Marcílio Dias tem um início promissor quando se trata de resultados, mas dentro de campo o desempenho ainda não é o esperado. Na última quarta-feira o Marcílio foi a Ressacada e encontrou muitas dificuldades para vencer o time sub-23 do Avaí, reforçado com alguns jogadores da equipe principal. Está certo que o Leão tem uma equipe muito bem montada pelo técnico Evando, que vem atuando há anos junto nas categorias de base do clube, mas mesmo assim o Marinheiro sofreu uma pressão além do que deveria. A principal dificuldade da equipe de Paulo Foiani é ter domínio da bola e saber trabalhar com ela. O Marcílio tem utilizado muito a ligação direta e trocado poucos passes na transição entre defesa e ataque, que muitas vezes acontece de forma lenta. Além de dificultar a vida dos atacantes (David Batista não recebeu nenhuma bola em condições de finalizar no jogo), essa estratégia do Marinheiro facilita a recuperação do adversário. O que tem falado mais alto nesse momento é qualidade individual do Marinheiro, que em jogadas pontuais tem conseguido marcar e garantir a vitória, como foi em Florianópolis. Por outro lado, o Avaí teve ao menos quatro chances claras de gol que, em pés de jogadores mais qualificados, teria acarretado até em uma derrota rubro-anil na capital.
Tempo de trabalho
Foiani ainda tenta encaixar o seu estilo de jogo e é natural que nas primeiras rodadas o Marcílio encontre certa dificuldade de entrosamento. O treinador tem cerca de 40 dias à frente da equipe, mas trabalhou boa parte da pré-temporada com um elenco bem reduzido. Alguns jogadores que chegaram depois ainda estão se adaptando ao trabalho do técnico, que também busca a melhor formação para a equipe, principalmente no setor ofensivo. Um caso a parte é do zagueiro Magrão, que chegou praticamente na semana da estreia e rapidamente se adaptou à dupla de zaga com Maurício. Contra o Joinville, que já mostrou ter uma equipe bastante limitada nessa Copinha, espera-se uma postura mais agressiva do Marcílio. Se for para o norte do estado para se impor, o Marinheiro tem tudo para chegar a mais uma vitória na Arena na quinta-feira. A partida terá transmissão na rádio Univali FM (94,9) e na Web Catarina a partir das 20h.
Novo Gigantão
No domingo o Marcílio Dias finalmente voltará a jogar no Gigantão das Avenidas. E a estreia em casa na Copa SC será mais do que especial. Além de enfrentar um rival do passado, o Almirante Barroso, o torcedor irá se deparar com muitas novidades no estádio, como novo gramado, nova iluminação, novos bancos de reservas, túnel inflável, entre outras melhorias. Mais um golaço da atual diretoria, que está se preocupando em modernizar o maior palco do futebol na região.