Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Um novo Marinheiro
Aconteceu! Como eu já havia adiantado na Rádio Univali FM, na última semana, e na coluna de terça-feira, Mauro Ovelha assumiu o Marcílio Dias nesta semana que será histórica para o futebol da cidade. Na véspera do clássico com o Barroso, chegaram ao clube ainda o gerente de futebol Biro-Biro (vice-campeão catarinense pelo rubro-anil em 2000), o preparador físico Emerson Buck e 11 atletas. A grande maioria estava no Brusque, na Série D, como os volantes Mineiro e Carlos Alberto, e o atacante Tony, todos que já passaram pelo rubro-anil. A expectativa é que todos estejam regularizados para enfrentar o alviverde no domingo, às 15h, no Gigantão das Avenidas.
Medida emergencial
O torcedor marcilista respirou aliviado com a chegada destes reforços e do técnico Mauro Ovelha. Mas é sempre bom deixar claro que se trata de uma medida emergencial para tentar salvar o Marcílio Dias do vexame de não subir neste ano. A atual situação administrativa continua caótica e por incompetência desta diretoria o Marinheiro se encontra na lanterna da segunda divisão do Estado. Não resta a menor dúvida que faltou planejamento. Foram mais de 400 dias sem futebol profissional para organizar o Marinheiro para esta Série B e o que foi apresentado é lamentável.
Conselho Deliberativo
Esta má fase do Marcílio Dias mostra também a importância do Conselho Deliberativo. Desde o ano passado, o presidente Almir César Vieira e os verdadeiros conselheiros têm cobrado da diretoria executiva o planejamento para 2016, que até hoje não apareceu. José Carlos dos Santos e seus pares se esconderam atrás de Egon da Rosa, bancando o ex-presidente como mandatário de um Conselho falso. Resultado? Egon montou um time fraquíssimo e ninguém sabe ao certo como andam as contas do rubro-anil. Com Egon à frente do futebol, os empresários não quiseram investir no clube e foi necessária a saída dele e a volta de Tarcízio Zanellato para que o Marinheiro não terminasse o ano brigando para não cair. Ainda está em aberto a polêmica do Profut, mas isso é assunto para a próxima semana.
Correção
Na última coluna afirmei que o presidente do Marinheiro não foi a Tubarão no jogo do último domingo. A assessoria do clube me corrigiu, afirmando que José Carlos estava em um camarote do estádio. A correção está feita, mas a crítica é a mesma: falta postura de dirigente aos cartolas do Marcílio Dias.
Barroso reforçado
Líder com 100% de aproveitamento, o Almirante Barroso também se reforçou na semana do clássico, que retorna após 46 anos. O clube alviverde apresentou o atacante Diego Santana, que estava no PSTC, e tem passagem por clubes como Sport, Santa Cruz, Inter, Grêmio e Coritiba. Além de Santana, o técnico Renê Marques poderá contar com todo o elenco à disposição para o confronto.