Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 03/10/2023 15:16
Na 9ª temporada do Campeonato Mundial de Carros Elétricos, a Fórmula E proporcionou aos fãs uma competição intensa, repleta de velocidades recordes, voltas rápidas e emocionantes ultrapassagens. Este resumo destaca o sucesso dessa temporada altamente competitiva, que não apenas elevou a base de fãs global da Fórmula E, mas também atraiu um público cada vez maior para as corridas ao vivo, conforme anunciado pela Fórmula E em Londres, no Reino Unido, nesta terça-feira, 03 de outubro.
A base de fãs internacional da Fórmula E cresceu impressionantes 17% no último ano, atingindo a marca de 344 milhões*, superando até mesmo a NASCAR e tornando-se a quarta maior competição automobilística em termos de popularidade. Destacam-se os mercados da Alemanha e dos EUA, que experimentaram um aumento significativo de 45% e 30%, respectivamente, em sua base de fãs.
Durante a 9ª temporada, mais de 225 milhões de espectadores acompanharam as corridas da Fórmula E ao vivo, representando um aumento de 4% em relação à temporada anterior. Esse crescimento foi impulsionado não apenas pela China e pelos EUA, mas também por novos mercados de corrida, como o Brasil, Índia e África do Sul, que registraram um aumento notável nas visualizações de corridas ao vivo.
A temporada contou com 16 corridas, que tiveram início na Cidade do México em janeiro, com a estreia do GEN3, o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído. A jornada emocionante terminou em Londres no final de julho com uma corrida dupla.
A competição pelos títulos mundiais de Pilotos e Equipes atraiu novos fãs, à medida que os pilotos enfrentaram desafios intensos. Durante as provas, estabeleceram-se novos recordes para o tempo médio de volta mais rápida e velocidade máxima. O número de líderes de corrida aumentou, e as ultrapassagens atingiram números recordes, com a maioria das corridas registrando mais de três dígitos em ultrapassagens.**
Jake Dennis, piloto da equipe Avalanche Andretti Fórmula E, conquistou a primeira vitória da era GEN3 na Cidade do México e, posteriormente, assegurou seu primeiro título do Campeonato Mundial na penúltima corrida da temporada. A disputa pelo título se manteve até a última rodada dupla do campeonato, envolvendo três pilotos.
O Campeonato Mundial de Equipes também foi decidido na corrida final, com Nick Cassidy, da Envision Racing, vencendo e conquistando o título de equipes. Cassidy se juntará a Mitch Evans na Jaguar TCS Racing na 10ª temporada.
Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, expressou: "Estamos trilhando o caminho para estabelecer a Fórmula E como o esporte motorizado mais emocionante e inovador para os fãs, além de ser o mais sustentável do mundo. Nossas equipes e pilotos superaram todas as expectativas do ano anterior, levando o GEN3 ao limite e oferecendo entretenimento sem precedentes. Comprometemo-nos a aproveitar esse impulso e a criar novas maneiras de apresentar nossos eventos de corrida, atraindo uma base de fãs e audiência ainda maior."
A 9ª temporada testemunhou sete pilotos de seis equipes diferentes vencendo corridas em locais emocionantes ao redor do mundo. Dezoito pilotos diferentes lideraram pelo menos uma volta ao longo da temporada, e cada equipe teve sua chance de liderança em pelo menos uma corrida.
Além disso, a 9ª temporada marcou o retorno da Maserati ao automobilismo em um Campeonato Mundial de monoposto após mais de 60 anos, enquanto a McLaren entrou para a categoria da Fórmula E.
A temporada se encerrou com outro feito notável, à medida que a Fórmula E conquistou oficialmente o título do GUINNESS WORLD RECORD™. Jake Hughes, piloto da equipe NEOM McLaren Formula E, estabeleceu uma nova velocidade máxima em ambiente fechado, superando o recorde anterior em mais de 50 km/h, atingindo 218,71 km/h na pista do ExCeL London, local onde a 9ª temporada concluiu alguns dias depois.
Este recorde foi estabelecido com o inovador carro GENBETA, resultado da colaboração entre a Fórmula E, a FIA e os parceiros ABB, SABIC e Hankook, que desbloquearam as capacidades tecnológicas do carro de corrida GEN3.
A 10ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E está marcada para começar na Cidade do México em 13 de janeiro de 2024, com as equipes iniciando os testes de pré-temporada em Valência, Espanha, a partir de 23 de outubro.
*Os dados são provenientes de uma pesquisa conduzida pela Potentia Insight em julho de 2023, com uma amostra de 33.000 adultos representativos nacionalmente em 17 mercados internacionais.
**Velocidade média de volta mais rápida de 154,987 km/h estabelecida por Sasha Fenestraz, Nissan Formula E Team, na Cidade do Cabo (Rodada 5). A velocidade máxima mais rápida de 276,6 km/h estabelecida por Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, durante o FP1 em Portland (Rodada 12).
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
🐕⚖️ JUSTIÇA PELO THOR! Uma manifestação por Thor, o cãozinho comunitário morto com tiro na cabeça por ...