Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 23/04/2023 21:46
Após a rodada dupla em Berlim, na Alemanha, neste fim de semana, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E apresenta uma disputa equilibrada entre os cinco primeiros colocados.
Os resultados do SABIC Berlin E-Prix 2023 deixaram em aberto a disputa entre os carros elétricos mais rápidos do mundo justamente na metade da temporada.
Foram realizadas ao todo oito etapas e a vantagem do alemão Pascal Wehrlein na liderança para o neozelandês Nick Cassidy é de apenas quatro pontos. São 100 pontos contra 96! Em terceiro, com 81, está o francês Jean-Eric Vergne, e na sequência aparece o britânico Jack Dennis. Vencedor do Eprix de São Paulo e da primeira rodada de Berlim, o neozelandês Mitch Evans está em quinto com 76.
Todos os citados acima têm chances matemáticas de assumir a liderança da Fórmula E já na próxima corrida, que será realizada em 6 de maio, nas ruas de Mônaco.
O neozelandês Nick Cassidy, da equipe Envision Racing, venceu no domingo (23) a segunda corrida do fim de semana da Fórmula E em Berlim, no aeroporto de Tempelhof. Jake Dennis e Jean-Eric Vergne completaram o pódio.
A prova cheia de ultrapassagens, com 172 no total e 362 ao longo do fim de semana, embolou o campeonato mundial dos carros elétricos. O neozelandês largou em oitavo e assumiu a liderança na volta 25 das 40 previstas.
''Me sinto muito honrado por correr em um tão rápido. Ainda falta metade do campeonato e vamos ver o que vai acontecer!'', comemorou Nick Cassidy.
Veja a tabela de classificação de pilotos e equipes -- https://www.fiaformulae.com/en/standings
O Mundial de Construtores tem a TAG Heuer Porsche Formula E Team como líder, seguida pela Envision Racing.
Já os brasileiros novamente não pontuaram em Berlim. Lucas di Grassi, da Mahindra Racing, é o 14º colocado na classificação com 18 pontos ganhos. O piloto paulista somou pontos apenas na rodada de estreia na Cidade do México quando fez a pole e ficou na terceira colocação.
''Consegui economizar o carro o máximo possível, mas não tem velocidade para atacar. Mesmo assim foi uma corrida boa'', explicou Lucas di Grassi.
O compatriota Sérgio Sette Câmara, da NIO, é o 16º na tabela com 10 pontos. ''Foi um dia complicado, larguei mais atrás do que ontem. Meu objetivo era pontuar no fim de semana, mas é um fim de semana que preciso estudar. Não posso desperdiçar oportunidades como essas'', contou Sérgio Sette Câmara.
Berlim esteve presente desde o início da categoria e novamente as arquibancadas estavam lotadas. ''É um circuito histórico para a F-E. É uma cidade que repetimos desde 2014 quando a categoria começou. O local sempre está lotado e o público nos recebe bem!'', contou Alberto Longo, co-fundador da Fórmula E.
Testes de rookies
As equipes da Fórmula E seguem trabalhando nesta segunda-feira (23) no Aeroporto de Tempelhof, com a realização do rookie test, onde pilotos que nunca estiveram a frente de um carro de F-E terão a oportunidade de guiar o GEN3, o monoposto de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente de todos os tempos já construído.
Desde o último teste de estreante em 2020, vários pilotos deram um novo passo e conquistaram um assento para correr em tempo integral na Fórmula E. Nick Cassidy (Envision Racing), os companheiros de equipe Sacha Fenestraz e Norman Nato (Nissan Formula E Team), Jake Hughes (NEOM McLaren Formula E Team) e Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing) participaram do último teste de estreante realizado em Marrakesh.
''O teste vai servir basicamente para entender um pouco mais sobre o ambiente! O carro não tem nada a ver com o que estou acostumado. É muito diferente. Tenho que tentar aprender o máximo possível e ver se realmente gosto'', explicou Felipe Drugovich, piloto brasileiro que vai participar do teste pela Maserati MSG Racing.
Com base no teste de Berlim, outro teste será realizado três meses depois, em Roma, com 30 minutos de duração. A sessão de treinos livres será realizada antes das rodadas 13 e 14 do Rome Hankook EPrix (sábado, 15 de julho e domingo, 16 de julho), para competidores com 18 anos ou mais que nunca correram na Fórmula E. Todas as equipes são obrigadas a correr pelo menos com um piloto nesta sessão.
[caption id="attachment_29756" align="alignnone" width="1000"] Pascal Wehrlein, TAG Heuer Porsche Formula E Team, Porsche 99X Electric Gen3[/caption]
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >
Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com
Sobre a ABB > >
A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
🌊🚩 A Praia Grande, em Penha, que voltará a exibir a Bandeira Azul neste verão, enfrenta uma sequência ...