Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 19/04/2023 18:12
Neste fim de semana, o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E chega à sua nona etapa no Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, na Alemanha. Serão realizadas duas corridas no sábado (22) e domingo (23).
A rodada dupla do SABIC Berlin E-Prix bate com a metade da competição, que tem como líder o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche). Com 2.355 km de extensão e 10 curvas, o traçado do Aeroporto de Tempelhof é um desafio único para os 22 pilotos no grid de largada, já que a superfície de concreto, com degradação mais alta do que o normal e de alta aderência prejudica o gerenciamento de energia do Gen3.
Berlim é a única cidade a sediar uma corrida em todas as temporadas da Fórmula E, com 16 no total. Em todas as temporadas, exceto na segunda, o local escolhido foi o aeroporto nos arredores da capital alemã.
Os brasileiros Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara estão escalados para a corrida na Alemanha. Ambos buscam melhora na tabela de classificação, figurando atualmente em 12º e 15º lugares, respectivamente.
Veja a tabela de classificação – https://www.fiaformulae.com/en/standings
''Estamos ainda muito longe da competitividade. Falta muito desenvolvimento. E nossa missão agora é correr atrás de soluções para esse problema, com mais foco em 2024 do que agora'', disse Lucas di Grassi, que corre pela Mahindra Racing.
Na última etapa, disputada em 25 de março, no E-Prix de São Paulo, Di Grassi bateu no treino classificatório, o que comprometeu sua “corrida de casa”. O paulista espera usar sua experiência em Berlim para subir de posição. Lucas di Grassi tem duas vitórias na carreira na Alemanha conquistadas na época em que corria pela Audi na Fórmula E.
Quanto a Sérgio Sette Câmara, o piloto brasileiro da NIO 333 Team também não foi bem em São Paulo, mas agora tem como foco conquistar novos pontos para a sua equipe.
Foi no Aeroporto de Tempelhof que o mineiro realizou suas primeiras corridas na Fórmula E, durante o “Festival de Berlim”, quando a categoria de carros elétricos montou uma bolha para encerrar a sexta temporada durante a pandemia de COVID-19, com seis provas em nove dias.
Classificação
Em termos de classificação do mundial de pilotos, poucas mudanças da etapa de São Paulo para as demais! Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) conseguiu terminar novamente dentro do top-10 e com isso, aumentou um pouco mais sua vantagem em relação ao segundo colocado na tabela de classificação, Jake Dennis (Avalanche Andretti), que novamente não pontuou.
Agora, Wehrlein tem 86 pontos contra 62 de Dennis. Em contrapartida, Cassidy ganhou posições na classificação e ocupa a terceira colocação no mundial, um ponto a menos do que Dennis.
Aliás, a pressão para cima do piloto da Avalanche Andretti aumentou, já que Jean-Eric Vergne (DS Penske) e António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) também conquistaram pontos importantes em São Paulo e estão com 60 e 58 pontos, respectivamente.
Já no Mundial de Equipes, enquanto a Jaguar Racing e a Envision deixaram para trás DS Penske e Avalanche Andretti, a TAG Heuer Porsche segue liderando tranquilamente, com 144 pontos contra 103 da segunda colocada, Envision.
A equipe alemã venceu três das seis etapas realizadas até o momento no campeonato, e chega a “corrida de casa” como favorita. Porém, o desempenho de Jaguar e Envision em São Paulo acende um alerta na líder do mundial, que pode ter seu domínio ameaçado neste fim de semana, diante de sua torcida.
Vencedores anteriores
Em sua primeira temporada na Envision Racing após oito anos de Nissan/Renault, o suíço Sebastien Buemi chega a Berlim com um ótimo retrospecto. O campeão da segunda temporada da Fórmula E tem seis pódios na capital alemã e duas vitórias, embora uma delas tenha acontecido em Alexanderplatz.
Outro piloto que possui duas vitórias correndo em Berlim é o português Antonio Felix da Costa, ambas em Tempelhof. Inclusive foi exatamente no Tempelhofer Feld que o piloto da Porsche conquistou seu título na Fórmula E, na 6ª temporada, quando chegou para o “Festival de Berlim” na liderança do campeonato e venceu duas das seis provas finais, se tornando campeão.
Completando o trio que possui duas vitórias em Berlim, o brasileiro Lucas di Grassi venceu no Aeroporto de Tempelhof com a Audi Sport ABT Schaeffler em 2019, e encerrou a primeira passagem da montadora alemã na Fórmula E com outra vitória em casa para na 7ª temporada.
Outro que possui vitória correndo em Berlim é o atual campeão da Fórmula E, o belga Stoffel Vandoorne (DS Penske), que subiu no degrau mais alto do pódio na última corrida do Festival de Berlim, que encerrou a sexta temporada.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
🌊🚩 A Praia Grande, em Penha, que voltará a exibir a Bandeira Azul neste verão, enfrenta uma sequência ...