Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 19/04/2023 09:45
O time do Brasil está presente na disputa do Sul-Americano de Optimist, realizado na cidade de Paracas, no Peru. A equipe verde amarela possui 26 atletas na sua delegação, entre eles, o garoto Théo Sartor, de 13 anos, que deu suas primeiras velejadas no time de formação “Flotilha da Garoa”, do YCSA - Yacht Club Santo Amaro.
Com 143 velejadores no total, a competição internacional possui participação de atletas da Argentina, Chile, Equador, México, Peru, Porto Rico, Estados Unidos, Uruguai, Venezuela e Brasil.
Após as três primeiras regatas do Sul-Americano, na última segunda-feira (17), Théo Sartor garantiu a 14º colocação nas águas de Paracas. Segundo Renato Sartor, pai de Théo, o clube foi essencial no início da carreira do jovem atleta, que iniciou sua jornada na vela aos 8 anos de idade.
“O YCSA foi fundamental para o desenvolvimento do Théo em todas as fases do Optimist, escolinha, estreante e veterano. O clube tem uma história na vela com grandes velejadores com os quais as crianças convivem e se espelham, como Claus Bierkark, Martin Lowy, Robert Scheidt”, explicou Renato Sartor, pai de Théo.
“A vela é um esporte que demanda uma enorme dedicação dos pais! Consequentemente gera uma aproximação ímpar entre pais e filhos. Só não estamos com eles no barco, mas o resto sempre estamos envolvidos, como as viagens (inúmeras), o final de semana no clube, o polimento do barco, a compra de peças e os amigos em casa. Sou apaixonado por esse esporte, pois gera uma união familiar que é cada vez mais rara nos dias atuais”, disse.
O jovem foi bicampeão paulista, campeão do ranking estadual em 2022 e 10º lugar do Brasileiro 2023, entre 150 velejadores.
“Aprendi a velejar no YCSA, o clube foi meu berço. Subi muito rápido no OP e meu pai foi um incentivador para eu competir nos campeonatos nacionais. Estou começando a evoluir e quero conseguir uma boa colocação aqui em Paracas. O vento aqui está forte, entre 15 e 20 nós, mas o objetivo é seguir em frente no campeonato”, finalizou Théo Sartor, atleta do Brasil.
As regatas do Sul-Americano serão realizadas até o dia 21 de abril. Os pais e fãs da classe Optimist podem acompanhar fotos, avisos de regatas e súmulas no site oficial do Sul-Americano: https://2023southamericans.optiworld.org/en/default/races/race.
Sobre o YCSA
Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa de Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática da vela. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável ao lado da modernidade de suas instalações e barcos.
Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.
Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
🌊🚩 A Praia Grande, em Penha, que voltará a exibir a Bandeira Azul neste verão, enfrenta uma sequência ...