Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 18/04/2023 16:05
O Brasileiro de Star terá atletas olímpicos e medalhistas em campeonatos internacionais da vela. A tradicional competição será realizado de 21 a 23 de abril na sede do CCSP - Clube de Campo de São Paulo, na Represa do Guarapiranga, e contará com barcos de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Brasília (DF), Buenos Aires e Rosário, na Argentina.
O principal evento da categoria no país já conta com 20 duplas confirmadas, incluindo os atuais campeões sul-americanos, os irmãos argentinos Leandro Altolaguirre e Lucas Altolaguirre. Também do país vizinho virá a dupla Martin Martin e Tomas Fioroti.
Outro representante internacional é o chileno radicado no Brasil Felipe Echenique. O atleta, que faz a tática do SSL Team Chile e disputou os Jogos de Atlanta 1996 terá como proeiro o campeão sul-americano Ubiratan Matos.
Entre os brasileiros, destaque para o medalhista olímpico Lars Grael, que tentará seu 11º título nacional. O velejador de Niterói (RJ) estará na raia ao lado do proeiro Maurício Bueno, campeão sul-americano.
''Será uma competição muito disputada, com 20 barcos de alto-nível, mostrando a força da classe Star na quantidade de veleiros e na qualidade de participantes. Teremos atletas olímpicos e outros campeões sul-americanos'', contou Lars Grael.
A flotilha brasileira conta também com Marcelo Fuchs, vice-campeão mundial de Star em 2015 e campeão sul-americano de 2012. Ele fará dupla com Pedro Trouche.
O atual campeão brasileiro de Star é André Diomelli, que venceu em 2022 o evento ao lado de Marco Lagoa. Diomelli vai correr com Marcelo Sansone e Lagoa fará a proa de Arthur Vasconcellos.
Os barcos começam as regatas na sexta-feira (21) e se enfrentam em uma série única com seis provas programadas. Se realizadas cinco ou mais, haverá a entrada do descarte do pior resultado.
''É a classe mais técnica e prestigiada de monotipo do mundo. O Brasileiro de Star reúne velejadores de alto nível. O CCSP não mede esforços para realizar esse campeonato de maneira excelente'', disse Wagner Bojlesen.
Outra novidade para o Brasileiro de Star 2023 será a uniformização dos atletas, que terão seus bibs - coletes de regata - identificados com nome do velejador e número do barco. Além disso, as embarcações ficarão no mesmo píer durante todo o campeonato.
A organização também fará a identificação dos líderes do Brasileiro de Star por cor de camiseta, iniciativa usada no Tour de France de ciclismo. O primeiro colocado usará um bib de cor amarelo, o segundo azul e o terceiro vermelho.
A Marinha do Brasil estará presente na cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro da classe Star na manhã de sexta-feira (21) e a partir de 12h a reunião de comandantes.
As regatas do Brasileiro de Star devem ser realizadas na Raia 2 da Represa de Guarapiranga e os percursos serão no formato barla-sota - entre boias - com quatro, cinco ou seis pernas, ou formato triangular, a serem detalhados nas regras. Serão premiadas as categorias Geral, B, Barco de Madeira, Under 30 e Black Star.
O evento tem como organizadores o CCSP - Clube de Campo de São Paulo, VII Distrito da classe STAR, FEVESP - Federação de Vela de São Paulo e CBVela - Confederação Brasileira de Vela.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
🌊🚩 A Praia Grande, em Penha, que voltará a exibir a Bandeira Azul neste verão, enfrenta uma sequência ...