Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Resultados finais do Brasileiro de ORC 2022 em Florianópolis (SC)


Publicado 06/02/2022 12:52

O Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano da classe ORC terminou neste sábado (5) no Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, em Jurerê, em Florianópolis (SC).

O evento chancelado pela Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO contou com mais de 40 barcos de várias classes e fez parte do Circuito Catarinense.

Mas o destaque ficou para a ORC com 19 veleiros na disputa.

Campeão Brasileiro de forma antecipada, o Crioula 52 foi para a raia neste sábado para confirmar o favoritismo e vencer mais uma.

O Ventaneiro 3, do Rio de Janeiro, campeão Brasileiro de 2020, terminou em sexto e finalizou o Brasileiro com o vice-campeonato no geral com 19 pontos perdidos.

O Rudá Blue Seal fechou em terceiro na regata e no geral ficou apenas um ponto atrás do Ventaneiro.

O Xamã Matrix, de Santos (SP), finalizou em quarto após o segundo lugar no último dia e o Índio, do Rio Grande do Sul, terminou em quinto em sua competição de estreia do novo barco.

Outro destaque foi o Inaê Amstel Ultra, que venceu na Silver e foi bronze na divisão B.

O principal dia para o Inaê Amstel Ultra foi a quinta-feira (3), com o terceiro lugar no tempo corrigido da regata de longo percurso com mais de 40 milhas náuticas, atrás apenas do gaúcho Crioula 52 e Ventaneiro, que dominaram o evento.

''O Brasileiro de ORC foi especial para a nossa equipe. Conseguimos navegar muito bem e praticamente todas as regatas e mostrar que, mesmo como uma tripulação amadora, temos condições de competir contra os adversários de ponta na vela brasileira'', disse o comandante Bayrad Neto.

''Gostaria de agradecer a Amstel que acreditou no nosso projeto e tenho certeza de que vamos dar muitas alegrias à vela brasileira. Espero que mais empresas apoiem a vela, uma modalidade de peso no País, com medalhas olímpicas e resultados excepcionais no exterior''.

A Copa ICS – Iate Clube de Santos será o próximo desafio do Inaê Amstel Ultra na vela oceânica. O evento será em março, na baixada santista.

Comodoro do Veleiros da Ilha, Ildefonso Júnior comemorou a realização do evento: "Estamos muito felizes em saber que nada ocorreu de errado, fizemos o Brasileiro de ORC que deu tudo certo , temos os Campeões Brasileiros relacionados. Participei de eventos desde pequeno e é o primeiro onde vejo todos felizes, tanto os que perderam quanto os que ganharam, as velejadas foram muito gostosas. É um orgulho muito grande bater o recorde, vamos ver se no ano que vem todos voltam e trazem algum barco amigo junto".

CBVela presente

Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, marcou presença na cerimônia de encerramento do Campeonato Brasileiro e destacou a importância da Vela de Oceano.

"A Vela de Oceano durante muito tempo não teve a valorização que merece, no mundo inteiro ela é que tem o maior número de praticantes e no Brasil em especial. Você tem barcos desde o Pará até o Rio Grande do Sul , a ABVO tem o papel importantíssimo na classe com as regras, cuidando para que os eventos tenham bom nível técnico. Desde o início nos associamos à ABVO nessa jornada para dar relevo à classe Oceano e levá-la até onde deveria estar", disse Marco Aurélio.

"A Vela de Oceano dentre outras coisas é multigeracional , ela faz um link entre o novo, experiente, o campeão, o futuro campeão, às vezes o pai do futuro campeão começa na Oceano e matricula ele em uma escolinha de vela, tudo começa pelo Oceano''.

''Inclusive muitas pessoas acham que velejar de Oceano é coisa para quem tem dinheiro, mas não, é a porta de entrada mais democrática que existe pois tem vários tripulantes , a chance da pessoa tem de velejar sem gastar um tostão ou às vezes até sendo remunerado é o velejar de Oceano".

Os resultados finais da ORC e de todas as classes podem ser vistos no site - https://icsc.regatas.ar/circuitosc/index.php/pt/ .

Foto: Gabriel Heusi | ICSC

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Punição prevista em lei pra maus-tratos a animais funciona no Brasil?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Colunistas

Coluna Esplanada

E a minha chapa?

Cadê o desconto ?!

Charge do Dia

Cadê o desconto ?!

Coluna Exitus na Política

Ética institucional e os pecados do corporativismo

Aurora em Cabeçudas

Clique diário

Aurora em Cabeçudas

Fiesc pede cautela na agenda 6x1

Coluna Acontece SC

Fiesc pede cautela na agenda 6x1




Blogs

O eco demora

VersoLuz

O eco demora

Bocudo Ivan Naatz no Desembucha, JC!

Blog do JC

Bocudo Ivan Naatz no Desembucha, JC!

Para onde está indo a nossa saúde mental, como indivíduos e como coletividade?

Espaço Saúde

Para onde está indo a nossa saúde mental, como indivíduos e como coletividade?




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.