Publicado 26/01/2026 08:33
Atenções nos bastidores políticos da Santa & Calorenta Catarina se voltam para a reunião da cúpula do MDB, com a bancada estadual, federal e alto comando da Executiva, no início da noite desta segunda-feira, na capital manezinha.
Xoxodine
O presidente estadual da sigla, Carlos Chiodine, o Xoxodine, que é secretário estadual de Agricultura, deve comandar os destinos da sigla: se vai, fica ou se abraça com outras siglas, fora do governo.
Alvoroçados
Os ânimos no partido estão alvoroçados depois que o governador Litle Jorginho Mello (PL) anunciou no fim da semana passada, que o prefeito de Joinville, Adriano Silva, do Novo, seria seu pré-candidato a vice, na chapa para a reeleição, quebrando uma certa promessa pública de que o cargo seria do MDB.
Reações
Na base do mandabrasa, consta que o clima é de forte insatisfação, com sentimento predominante de traição, e a expectativa é se o partido, que já foi protagonista do governo estadual em tempos recentes, continuará como coadjuvante, como nestes últimos anos, ou partirá para as cabeças, como se diz no popular.
De zóio
Na outra ponta, também surgem reações, já que dirigentes do PSD e o pré-candidato ao governo, prefeito de Chapecó João Rodrigues, dependendo das decisões da reunião desta segunda, já estariam articulando uma conversa de aproximação na sequência.
Com os vermelhinhos
Outros questionamentos de bastidores também dão conta de que o MDB poderia se aproximar do PT, ou seja, da oposição como forte reação à decisão do governador, abrindo caminho para uma nova aliança.
Apoios
Enquanto isso, nas bases liberais, a maioria das lideranças tem aprovado o gesto estratégico do governador que estaria priorizando a tendência centro-direita no Estado, para garantir de vez a reeleição, de zóio nas pesquisas pré-eleitorais que indicam ampla margem de aprovação.
Se alinhou
Enquanto alguns liberais se mantêm cautelosos, o intisicado e bocudo deputado estadual Ivan Naatz (PL), já manifestou rapidamente seu apoio ao chefe maior ao governador Litle Jorginho Mello, via redes sociais.
Chapa forte
Naatz destacou que a formação do grupo reforça o projeto político para o Estado. “Nosso governo vai seguir firme, com uma chapa forte, coerente e preparada para continuar avançando”, afirmou o convicto parlamentar.
Acompanhar
A conferir os novos desdobramentos deste novo e forte capítulo do ano eleitoral de 2026 no Estado e que está só começando com muita água ainda a rolar por debaixo da ponte.
Foto (Divulgação) Jorginho e MDB, continuam juntos ou se afastam?
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 6.000,00
R$ 5.000,00
Publicado 23/01/2026 19:48