A entrega leva em conta as mais de 7300 crianças que hoje são atendidas todos os meses no CIS e a necessidade de ampliar a estrutura exclusiva pro atendimento infantil. O novo espaço conta com recepção exclusiva da pediatria, sala de emergência, sala de sutura e gesso, nove leitos de observação, seis consultórios e farmácia.
Continua depois da publicidade
A equipe também ganhou reforço, com quatro enfermeiras, seis técnicos de enfermagem e seis médicos. Além disso, a estrutura ganhou ar-condicionado em todas as salas. “Tudo isso pra atender melhor às nossas crianças e os pais que vem com elas procurando atendimento”, comentou o prefeito Robison Coelho (PL).
A ala pediátrica do CIS foi reformada, ampliada e modernizada para se adequar à demanda de atendimento, com investimento de R$ 500 mil, de recursos próprios da prefeitura. O município promete um fluxo de assistência mais eficiente com as melhorias, com impacto direto na qualidade do atendimento às crianças.
Melhorias
Na ampliação, a unidade ganhou novos consultórios, leitos de observação e salas de atendimento. A sala vermelha foi reorganizada pra dar resposta rápida às emergências. A área da recepção tem quase 400 metros quadrados a mais e passou a contar com entrada exclusiva para a pediatria.
A reformulação inclui três salas de triagem, farmácia satélite integrada ao setor e salas de observação maiores, além da sala lilás, para acolhimento de vítimas de violência. O acesso ao raio-x também passou por adequações, o que reduz deslocamentos internos e agiliza diagnósticos.
Os consultórios e corredores foram decorados com desenhos dos pontos turísticos de Itajaí, com um visual que contribui para o acolhimento e a recuperação das crianças. A nova ala também foi projetada para brincadeiras lúdicas.
Com as melhorias na estrutura pro público infantil, a farmácia do CIS ganhou novo espaço, com recepção própria e depósito anexo, o que elimina a distância anterior entre os setores e melhora a logística de medicamentos.
Centro do Idoso começa a atender na Joca Brandão
O Centro de Atenção Integral ao Idoso e à Dor (Caid), inaugurado na quinta-feira, na avenida Joca Brandão, 715, no centro de Itajaí, começou os atendimentos nesta segunda-feira. A unidade reúne diferentes especialidades em um único espaço, com foco no cuidado à pessoa idosa e no tratamento de dor crônica. Serão cerca de 500 atendimentos por mês.
O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem intervalo ao meio-dia. Idosos já acompanhados pela rede municipal realizam os retornos normalmente na unidade. Pacientes com dor crônica precisam, primeiro, passar pelo posto de saúde de referência. Após avaliação, o médico da Estratégia de Saúde da Família faz o encaminhamento pelo sistema de regulação.
Continua depois da publicidade
A estrutura conta com seis consultórios médicos e multiprofissionais, sala de fisioterapia, sala de medicação e procedimentos e sala multifuncional. A equipe oferta atendimentos em geriatria, medicina da dor, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia. O Ambulatório da Dor integra o Caid e atende casos de dor crônica de difícil controle, incluindo condições neuropáticas, oncológicas e degenerativas.
Centro de Atendição Integral ao Idoso e à Dor
Continua depois da publicidade
Avenida Joca Brandão, 715, centro
E-mails: caid@itajai.sc.gov.br e coord.caid@itajai.sc.gov.br
Telefone: (47) 3249-5598.
Continua depois da publicidade