PARTIU NAVIO!
Primeiro embarque internacional em cruzeiro faz história em Balneário Camboriú
Barra Sul vira ponto oficial de partida para o mundo; quem embarca aprova a novidade
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]
Nada de pegar estrada ou enfrentar aeroportos. Em Balneário Camboriú, a viagem começou literalmente em casa. A cidade viveu, nesta segunda-feira, um momento histórico: o primeiro embarque oficial e alfandegado em um navio de cruzeiro partindo da Barra Sul — e o DIARINHO acompanhou tudo de perto.
Mas o que isso significa na prática?
Continua depois da publicidade
Ser alfandegado quer dizer que o atracadouro está autorizado pela Receita Federal a fazer todos os procedimentos de imigração e fiscalização internacional. Ou seja, o passageiro já embarca em Balneário Camboriú com destino ao exterior, sem precisar passar por outro porto.
Logo na chegada ao atracadouro, o clima já é de viagem começando. O check-in acontece de forma organizada, com conferência de documentos, despacho de bagagens e passagem pelo raio-X. Tudo flui com tranquilidade. Depois, os passageiros aguardam em uma área ampla e confortável, com cadeiras e vista privilegiada, dá para ver o bondinho do Unipraias, o Barco Pirata — cenário que ajuda a transformar a espera em parte da experiência.
“Eu achei ótimo. Não precisar se deslocar e já embarcar ‘em casa’ mesmo faz toda a diferença”, contou a moradora de Balneário Camboriú, Brenda Almada. “Vamos passar pelo Uruguai, Argentina e Santos. É a primeira vez que fazemos esse roteiro. A expectativa está a milhões”, completou.
Para quem veio da região, a praticidade também chamou a atenção. “Achei bonito, interessante e muito prático para quem mora por aqui”, disse Fábio Tomelin, de Indaial. “A expectativa é grande. Acho que tem tudo para ser uma grande experiência”, afirmou.
Depois da área de espera, vem um dos momentos mais aguardados: o embarque no tender, a embarcação que leva os passageiros até o navio, já em alto-mar. Durante o trajeto, com Balneário Camboriú ficando para trás, dá aquele clima de: a viagem começou de verdade.
Temporada que movimenta a cidade
A temporada de cruzeiros 2025/2026 segue até abril e deve receber mais de 160 mil passageiros em 46 escalas, aquecendo a economia, o comércio, a hotelaria e o turismo local.
Muito além da viagem
Continua depois da publicidade
Mais do que uma partida, o embarque do MSC Preziosa simboliza um novo momento para Balneário Camboriú. A cidade passa a ocupar um lugar de destaque no mapa do turismo internacional, conectando moradores e visitantes diretamente ao mundo.
E para quem viveu esse primeiro embarque, a sensação é clara: começou uma nova rota, cheia de expectativas, praticidade e boas histórias para contar.
Ana Zigart
Ana Caroline Zigart, jornalista no DIARINHO, pós-graduada em Marketing, Inovação e Criatividade pela Univali. Atua no jornalismo impresso, site e redes sociais.
