FRUTOS DA VIAGEM
CIM-Amfri recebe grupo de empresários da China
Chineses querem implantar operações de beneficiamento de madeira na região
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A região da foz do rio Itajaí-açu recebeu, no último fim de semana, representantes de grupos empresariais da China. A visita institucional foi liderada pelo prefeito de Itajaí e presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Amfri (CIM-Amfri), Robison Coelho (PL).
A agenda é um desdobramento direto da missão oficial à China, no mês passado, com a participação dos prefeitos da região e sob coordenação do CIM-Amfri. Participaram da reunião em Itajaí Liu Xinghua, presidente dos grupos Wanlong Logística, Sempre Verde Exportação e Espaço Trading; Zhuang Sidi, assistente da presidência e Paulo Evaristo, vice-presidente da Espaço Trading.
Continua depois da publicidade
“A agenda evidencia resultados concretos da missão internacional, ao transformar a diplomacia subnacional em tratativas presenciais voltadas à cooperação econômica e industrial, reforçando o papel do CIM-Amfri na atração de investimentos e no fortalecimento da base produtiva regional”, destacou o consórcio.
Além de Robison Coelho, o encontro contou com a presença do diretor-executivo do CIM-Amfri, Jaylon Cordeiro. Os dois atuam na condução das agendas estratégicas de desenvolvimento econômico regional e promoção de oportunidades para os municípios consorciados.
Durante as reuniões, os chineses demonstraram interesse em instalar operações de beneficiamento de madeira na região, agregando valor à cadeia produtiva, hoje voltada principalmente à exportação de toras.
A proposta envolve, no médio prazo, a criação de uma zona industrial dedicada, com potencial para gerar empregos, estimular a industrialização local, transferir tecnologia e fortalecer a economia da região.
A visita faz parte de uma série de agendas técnicas programadas, fortalecendo os vínculos criados durante a missão oficial à China e reafirmando a importância da diplomacia subnacional como instrumento de governança e desenvolvimento territorial, destaca o CIM-Amfri.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
