O projeto Somos do Mar, de Itajaí, que já envolveu mais de 40 mil pessoas pelo país, chegou à COP 30, em Belém (PA), com o lançamento do livro Oceano climático. A obra foi apresentada na COP do Povo, espaço paralelo à Conferência da ONU sobre Mudança Climática, voltado a comunidades e organizações que debatem o tema.
Considerado o maior projeto itinerante de educação ambiental do Brasil, o Somos do Mar percorreu toda a costa brasileira promovendo arte e conscientização sobre os oceanos. Os idealizadores, Diulie ...
Considerado o maior projeto itinerante de educação ambiental do Brasil, o Somos do Mar percorreu toda a costa brasileira promovendo arte e conscientização sobre os oceanos. Os idealizadores, Diulie Tavares e Rafael Langella, conduzem oficinas, exposições e peças teatrais nas cidades onde passam, chamando a atenção para a saúde marinha.
Continua depois da publicidade
O livro, lançado na quarta-feira, foi escrito e ilustrado por eles. A obra é uma aventura que aborda os impactos do lixo no mar e apresenta soluções que valorizam a ciência, o conhecimento ancestral e os povos tradicionais. Voltado para adultos e crianças, a publicação quer ajudar famílias a tratarem das mudanças climáticas e da preservação ambiental na educação. “É muito simbólico lançar nosso segundo livro no maior evento sobre clima do mundo. Estamos animados e convictos de que essa é uma grande contribuição para introduzir esses temas nas conversas familiares”, destacou Diulie.
A bordo do trailer Jandira, o projeto passou por mais de 60 cidades do litoral brasileiro desde 2019, promovendo cerca de 170 ações gratuitas. Com oficinas educativas, apresentações teatrais e divulgação científica, o projeto impactou diretamente cerca de 45 mil pessoas.
No mês passado, a expedição chegou ao marco simbólico do quilômetro zero da BR 101, em Touros (RN), encerrando uma jornada de mais de 18 mil quilômetros, e seguindo para a COP, que acontece até o próximo dia 21. O Somos do Mar conta com o apoio de entidades como ONU, Cátedra Unesco e ICMBio.