ITAJAÍ
Mãe denuncia creche por discriminação contra filho autista
Diretora da unidade municipal nega as acusações e diz que se reuniu com a família para discutir a rotina do garoto
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Uma mãe denunciou a creche municipal CEI César Martinho Ferreira, no bairro Fazenda, em Itajaí, afirmando que o filho, que tem autismo, estaria sendo vítima de discriminação e maus-tratos. Em conversa com o DIARINHO, ela contou que o menino voltou da escola com arranhões e um hematoma no olho. A mulher disse ainda que foi orientada pela direção a deixar o filho apenas em meio período, pois “crianças autistas devem estudar apenas meio período”, sendo sugerida até a contratação de uma babá.
Segundo a mãe, Grasiella Silva, uma professora cronometrava o tempo que o garoto chorava e determinava períodos sem alimentação, “comer antes atrapalhava a adaptação” foi o argumento da professora de acordo com a mãe. Grasiella afirmou, também, que foi acusada de ser ausente na criação do filho.
Continua depois da publicidade
A mãe registrou um boletim de ocorrência contra a escola e informou ter acionado o Ministério Público, o Conselho Tutelar e a secretaria de Educação. Ela tenta transferir o menino para outra unidade, alegando que o ambiente escolar se tornou hostil. Ainda conforme Grasiella, a direção se recusou a apresentar o caderno de registros diários do comportamento do aluno e negou qualquer tipo de agressão.
Em parecer encaminhado pela prefeitura, a diretora da unidade disse que já fez reuniões com a mãe para discutir o comportamento do garoto e negou as acusações. A gestora afirmou que o menino permanece na creche das 7h até o fim do dia e, embora goste da professora regente, costuma apresentar agitação no final do expediente.
Segundo a diretora, a marca roxa citada pela mãe pode estar relacionada a um brinquedo de borracha ao qual o garoto tem apego. Ela também disse que sempre manteve boa relação com a família, mas que se surpreendeu com a reação agressiva dos pais. Em nota, a Diretoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Itajaí informou que está à disposição da família para resolver o caso.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
