A carteira de motorista pode ficar mais barata e menos complicada de tirar. A “CHN acessível” virou tema de debates, consulta pública e proposta do Ministério dos Transportes e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Com as novas regras propostas pelo governo, o curso teórico deixaria de ser obrigatório nas autoescolas, dando a possibilidade de os alunos estudarem de graça, em casa pela internet ou em instituições ...
Com as novas regras propostas pelo governo, o curso teórico deixaria de ser obrigatório nas autoescolas, dando a possibilidade de os alunos estudarem de graça, em casa pela internet ou em instituições públicas de ensino. O objetivo seria dar oportunidade para quem não tem condições de pagar a carteira e diminuir os 20 milhões de motoristas sem CNH.
Continua depois da publicidade
Apesar das grandes mudanças na parte teórica, os requisitos básicos para tirar a CNH continuam os mesmos. O candidato precisa ter 18 anos, ser alfabetizado e ter um documento de identidade e CPF. Os exames médicos e psicológicos também continuam obrigatórios. Já as aulas práticas passam a ser opcionais, com o candidato podendo treinar sozinho ou com um instrutor credenciado pelo Detran.
As provas teórica e prática seguem obrigatórias. No caso do exame teórico, é preciso acertar 70% das questões. Na prova prática, o candidato precisa terminar o exame com pelo menos 90 pontos.
A “CNH acessível” deve diminuir o custo total da habilitação em 80%. A proposta passou por consulta pública e agora é analisada pela Senatran. A instituição vai decidir o que pode ajustar no texto antes de receber a aprovação final.
Com o assunto em alta, debates acalorados, protestos de autoescolas e comemorações de internautas, o DIARINHO quer saber a opinião dos leitores sobre as mudanças na hora de tirar a carteira de motorista. Você acha que a “CNH acessível” será benéfica para o trânsito? Participe da enquete da semana e vote!
Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?
- Acho arriscado confiar num motorista que não aprendeu a dirigir na autoescola
- Até que enfim vão acabar com a “máfia das autoescolas”
- É mais democrático e garante que mais pessoas aprendam a dirigir
- Ainda não tenho opinião formada
Secretaria de Educação de Itajaí está certa em “barrar” o halloween nas escolas municipais?
O último dia de outubro foi sem festa de halloween nas escolas municipais de Itajaí. A orientação da secretaria de Educação aos professores de não trabalhar o tema em sala de aula “censurou” o Dia das Bruxas da garotada.
A data movimenta o comércio de fantasias, decorações e adereços temáticos, mas foi recomendada pela pasta a não ser celebrada. Segundo a secretaria de Educação, o halloween não integra o calendário escolar e deveria ficar restrito às aulas de inglês, sem qualquer decoração ou fantasia.
Continua depois da publicidade
A orientação gerou polêmica e debates nas redes sociais, virando tema de enquete aqui no DIARINHO. O DIARINHO quis ouvir a opinião dos leitores a respeito da “censura” travestida de recomendação.
Com 45%, a opção “tanta coisa pra se preocupar e vai mexer na festa à fantasia das crianças” foi a mais escolhida no Instagram. Enquanto na rede social a opinião foi unânime, os votantes do site dispersaram os votos.
Confira o resultado completo:
- Claro! Chega dessa mania de “importar" tradições Site: 25,6% | Instagram: 25%
- Halloween é “coisa do diabo” e não deve ser incentivada pras crianças Site: 38,5% | Instagram: 18%
- Puro preconceito e desinformação da secretaria em dar essa orientação Site: 10,3% | Instagram: 12%
- Tanta coisa pra se preocupar e vai mexer na festa à fantasia dos alunos Site: 25,6% | Instagram: 45%
Continua depois da publicidade