SANTA CATARINA
Ventos fortes derrubam árvores, destelham casas e deixam oeste em alerta
Ciclone extratropical deixa estado em alerta
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O ciclone extratropical provocou ventos fortes e chuvas intensas em Santa Catarina na tarde desta sexta-feira. Até as 18h, segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, foram registradas mais de 30 ocorrências em várias regiões do estado, principalmente no Oeste.
A maioria dos casos envolveu destelhamento de casas, queda de árvores e riscos estruturais aos imóveis. A situação mais grave foi em Dionísio Cerqueira, na comunidade de Jorge Lacerda, onde, por volta das 16h30, os ventos derrubaram árvores e danificaram cerca de 30 casas. O ginásio de uma escola também foi atingido.
Continua depois da publicidade
Durante o temporal, uma árvore caiu sobre um ônibus escolar, mas ninguém ficou ferido. Os socorristas atuam no local com apoio da Defesa Civil Municipal e da Polícia Militar, auxiliando os moradores e distribuindo lonas para cobertura emergencial das casas.
Em Itá e Itapiranga, moradores registraram queda de árvores, vendavais e granizo. Em Xanxerê, houve queda de árvores e estruturas metálicas, além de casas destelhadas. A Defesa Civil de Santa Catarina ainda não divulgou a lista com os estragos por cidade.
Em Itajaí, por volta das 19h, a estação meteorológica da Univali mediu ventos de 66 km/h na estação do molhe. Até o momento, não foram registrados danos.
O alerta vermelho da Defesa Civil de Santa Catarina para temporais com ventos fortes, granizo e chuva intensa segue neste sábado, devido à chegada de uma frente fria e à formação de um ciclone extratropical no mar.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
