Em sua primeira participação na elite do futebol estadual, o Santa Catarina, de Rio do Sul, conquistou uma vaga inédita para a Copa do Brasil. O clube foi confirmado pela Federação Catarinense de Futebol como o terceiro representante do estado no torneio nacional em 2026, por ter ficado na terceira colocação do Catarinense deste ano.
O estado recebeu mais uma vaga com a ampliação da Copa do Brasil de 96 para 126 clubes. Avaí e Chapecoense, campeão e vice do Catarinense, também estão classificados. A quarta vaga será dada ao campeão ...
O estado recebeu mais uma vaga com a ampliação da Copa do Brasil de 96 para 126 clubes. Avaí e Chapecoense, campeão e vice do Catarinense, também estão classificados. A quarta vaga será dada ao campeão da Copa Santa Catarina. Já o Barra, campeão da Série D do Brasileiro, entrará na terceira fase da Copa do Brasil, também por conta da reformulação feita pela CBF.
Continua depois da publicidade
O time de Rio do Sul eliminou o Marcílio Dias nas quartas de final do Catarinense com a vitória por 2 a 0 em casa. Já na semifinal, caiu para o Avaí nos pênaltis, após o empate em 1 a 1 no tempo normal. Se tivesse avançado para a semifinal do estadual, o Marinheiro seria o terceiro colocado, mesmo que também fosse eliminado pelo Avaí. Isso porque fez melhor campanha que o Joinville, eliminado pela Chapecoense na outra semifinal.
O JEC ainda tem esperança de herdar uma vaga na Copa do Brasil, caso a Chape conquiste o acesso para a Série A nacional em 2026. A CBF definiu que os 20 clubes do Brasileirão entrarão na quinta fase da Copa do Brasil a partir do próximo ano. A mudança também pode beneficiar o Criciúma, que briga para voltar à elite do futebol nacional e ainda não tem vaga para a Copa do Brasil.
Revanche próxima
O Marcílio pode ter uma “revanche” contra o Santa Catarina em breve. Já classificado em primeiro lugar do Grupo B da Copa SC, o Santa deve ser o adversário do Marinheiro nas quartas de final.
O cenário só muda se o Marcílio vencer o Barra e o Figueirense perder para o Avaí no próximo domingo. Nesse caso, o Figueira seria o adversário do Santa Catarina na próxima fase, e o Marinheiro enfrentaria o segundo colocado do Grupo B, Chapecoense ou Brusque.
Ao contrário do Catarinense, o mata-mata da Copa SC será disputado em jogos de ida e volta. Com o estádio Alfredo João Kriek em reformas, o Santa Catarina está mandando suas partidas em Ibirama. A Águia do Vale entrou na competição visando a vaga na Copa do Brasil, que agora já está garantida. Já Marcílio e Figueira precisam do título para retornar à competição nacional em 2026.